‘Só observando as fofocas’: dividendos extraordinários da Petrobras (PETR4) voltam à discussão; mas é melhor acompanhar de fora, diz analista
Mesmo com a possibilidade de receber dividendos extraordinários, ruídos políticos e ação com valuation “esticado” pesam contra a Petrobras (PETR4) nesse momento
Nesta semana, a Petrobras (PETR4) voltou às manchetes dos jornais. Mais uma vez, o assunto foi a distribuição de dividendos extraordinários da companhia, referente ao exercício de 2023.
Na última terça-feira (03), o mercado começou a especular sobre a possibilidade da petroleira estatal distribuir os R$ 43 bilhões que foram retidos. Bem como uma possível troca de CEO.
Diante disso, as ações da Petrobras (PETR4) enfrentaram uma “montanha-russa” e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) precisou entrar em cena. A instituição abriu um processo para investigar a estatal.
Em entrevista ao Giro do Mercado, o analista da Empiricus Research Ruy Hungria explicou que a CVM precisou agir, pois, quando se trata de uma empresa de capital aberto, as mudanças tanto na política de dividendos quanto de CEO precisam ser de conhecimento público.
Mas o fato é que todas essas notícias envolvendo a estatal causaram muita volatilidade nos papéis. Além de gerarem uma grande expectativa para o pagamento dos dividendos extraordinários.
Entretanto, para o analista, “tudo isso é rumor, é conversa de bastidores”. Embora não descarte a possibilidade de que os dividendos sejam distribuídos, neste momento, a Empiricus Research tem uma recomendação neutra para as ações da Petrobras.
Para abril, a casa aposta em outras 5 ações para buscar dividendos.
É melhor acompanhar a Petrobras (PETR4) de fora
O analista explicou que a Petrobras (PETR4) já fez parte de várias carteiras da casa, inclusive aquelas focadas na distribuição de dividendos.
E que, nos últimos 12 meses, alguns portfólios surfaram parte dos 100% de valorização da ação.
Entretanto, no momento, a Empiricus Research mantém uma recomendação neutra para a estatal. Isto é, nem compra, nem venda - justamente por conta dos ruídos políticos que estão afetando o ativo.
Nos últimos meses, integrantes do governo têm questionado bastante o direcionamento da estatal, não só com relação à distribuição de dividendos, mas também por conta da política de preço dos combustíveis.
Durante a entrevista, o analista citou a questão da defasagem no preço dos combustíveis da Petrobras em relação ao mercado internacional.
Com a mudança do sistema de paridade internacional, o preço praticado pela estatal ficou muito distante do praticado mundo afora, o que pode representar uma redução das margens de lucro.
Segundo o analista, o CEO da petroleira, Jean Paul Prates, estaria tentando reduzir a defasagem dos preços.
Contudo, o movimento vai justamente contra o que o presidente Lula espera. Acontece que a alta dos combustíveis pode resultar em queda da popularidade do governo, explicou.
Do ponto de vista da ação, Hungria aponta que, diante da alta dos últimos meses, o papel já valorizou bastante e negocia a múltiplos acima do preço justo.
Em outras palavras, a ação da Petrobras (PETR4) está cara e o melhor a se fazer neste momento é “só observar as fofocas”, completou.
Para este mês, os analistas da Empiricus Research acreditam que os investidores podem ter retornos mais interessantes apostando em outras 5 ações que podem gerar dividendos de até dois dígitos nos próximos anos.
Gerdau (GGBR4) e mais 4 ações para buscar dividendos
Entre as recomendações da Empiricus Research para buscar dividendos estão as ações da Gerdau (GGBR4). A companhia é a maior siderúrgica do Brasil e também atua em países da América Latina e América do Norte.
Nos últimos anos, a companhia passou por uma reestruturação em sua governança. Com a mudança de CEO, a Gerdau (GGBR4) passou a focar em retorno e redução de endividamento.
Segundo os analistas da Empiricus Research, a estratégia tem dado certo e é o que “tem permitido à companhia manter boa eficiência, margens resilientes e baixo endividamento, mesmo nesse momento difícil para o setor”, apontam.
Esse contexto permite à companhia continuar distribuindo bons dividendos aos acionistas. Na visão dos analistas da casa, o dividend yield da Gerdau pode chegar aos 10% nos próximos anos.
Por esse motivo, as ações da siderúrgica foram recomendadas pelos analistas da Empiricus Research. A boa notícia é que, além da recomendação de Gerdau (GGBR4), você pode ter acesso à carteira completa gratuitamente.
A Empiricus Research está oferecendo como cortesia o relatório com as 5 melhores ações para buscar dividendos em abril.
Para isso, basta clicar neste link e seguir as instruções. Pode ficar tranquilo pois o acesso é gratuito mesmo e você não terá que se comprometer com nada, nem mesmo investir na ação se não quiser.