Santander (SANB11), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) ou Banco do Brasil (BBAS3): qual é a ação de banco favorita após o 4T23?
Para analista da Empiricus Research, só um dos grandes bancos tradicionais vale a pena agora – ação é considerada uma das melhores da bolsa para ter em carteira
As últimas semanas foram marcadas pelos resultados do 4º trimestre – e de todo o ano de 2023 – dos “bancões” brasileiros: Santander (SANB11), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3).
No geral, os lucros dos bancos foram ajudados neste trimestre quando comparado com o ano anterior. Isso porque, no 4T22, as instituições financeiras fizeram provisões da dívida de Americanas (AMER3) e, por isso, tiveram seus resultados impactados no período.
Portanto, é natural que neste trimestre haja uma alta generalizada nos lucros em comparação ao último ano, pois a base de comparação é fraca.
Mesmo assim, a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research – empresa do grupo BTG Pactual –, defende que é possível identificar resultados verdadeiramente atrativos e separar o “joio do trigo” no setor financeiro.
Veja alguns destaques:
- O Santander, como já é de costume, abriu a fila dos bancos e registrou queda de 17,7% no lucro líquido em relação ao trimestre anterior;
- O Itaú apresentou lucro acima do esperado e anunciou dividendos de R$ 11 bilhões;
- O Bradesco despencou mais de 15% na bolsa após falhar em entregar o guidance (projeção de resultados de 2023) em quase todos os setores;
- Já no caso do Banco do Brasil, a empresa divulgou dividendos de R$ 2,38 bilhões, mas não conseguiu animar os investidores após dados maiores de inadimplência.
Leia mais: casa de research libera gratuitamente carteira de 10 melhores ações para investir agora
Diante deste cenário, Larissa defende que fica clara sua preferência por Itaú:
“Ao longo de 2023, ficou claro que o Itaú foi o bancão que melhor navegou o último ciclo de crédito, conseguindo estabilizar sua inadimplência antes dos pares, em função da abordagem tradicionalmente mais conservadora no crédito”, afirmou Larissa.
Segundo a analista, mais uma vez o banco justificou seu prêmio em relação aos pares. E ela já havia alertado sobre isso no programa “Onde investir em fevereiro”, pouco antes da temporada de resultados:
“A gente espera que mais uma vez ele [o Itaú] mostre a diferença de execução principalmente em relação ao Santander e ao Bradesco, que são empresas com ações mais baratas, com valuation mais descontado, mas pode ser aquele barato que sai caro”.
Para 2024, as expectativas também são bem positivas. Na opinião da analista, o Itaú deve continuar distribuindo uma proporção maior do seu lucro neste ano (em 2023, o payout foi de 60%) e gerando uma boa renda extra mensal.
Além disso, a ação é considerada um zagueiro para a carteira, é sólida e deve seguir entregando bons resultados.
Não é à toa que o papel ITUB4 foi incluído em uma carteira de 10 melhores ações para investir em fevereiro. E você pode conhecer a tese completa do Itaú e mais 9 ações clicando aqui ou no botão abaixo.
GRATUITO: ITAÚ + 9 AÇÕES PARA INVESTIR EM FEVEREIRO
Mas a verdade é a seguinte: embora o “bancão” seja bastante atrativo, o Itaú não é a única recomendação do setor financeiro nesta carteira de melhores papéis...
Este outro banco ‘fora do radar’ pode valorizar até 63% na bolsa, projetam analistas
Outra recomendação do setor é um banco de investimentos que dificilmente ocupa as manchetes dos jornais, mas carrega um alto potencial lucrativo.
Nos últimos 12 meses, ele entregou o dobro de lucro do Ibovespa e, segundo a Empiricus Research, ainda pode saltar mais de 63%.
Na prática, o que esse banco faz é ajudar outras companhias que querem emitir títulos de crédito privado, fazer IPOs ou processos de fusão e aquisição.
Portanto, essa empresa pode ser bastante beneficiada com continuidade do ciclo de queda da Selic, em que operações como essas se tornam mais recorrentes.
Não é à toa que, ao lado do Itaú, esta ação do setor financeiro foi inserida em uma carteira completa de 10 melhores ações para investir agora. O portfólio seleciona apenas o “filé mignon” da bolsa e alia bons fundamentos a algum gatilho de valorização no curto prazo.
Você já sabe um dos papéis dessa carteira: o Itaú (ITUB4). Porém, um bom investidor sabe que é preciso diversificar para minimizar riscos e potencializar lucros. Além disso, seria loucura desperdiçar a oportunidade de conhecer uma outra ação de qualidade que pode colocar um lucro de até 63% no seu bolso.
Agora, você pode conhecer a outra indicação do setor financeiro e todas as demais ações recomendadas neste portfólio de graça.
Isso porque a Empiricus Research, do grupo BTG Pactual, está liberando esse portfólio como uma cortesia e nem um centavo será cobrado para acessar o relatório completo com todas as indicações.
O processo para conhecer o material é muito simples: basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções. É 100% gratuito: