🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo Empiricus

‘Previu’ a boa onda? Depois de analista recomendar ‘aposta’ no varejo, vendas do setor vêm acima do esperado; veja as 3 ações indicadas

IBGE mostra aumento de 2,5% nas vendas do varejo em janeiro; Empiricus indica 3 ações do setor para buscar lucros

Bruna Martins
Bruna Martins
16 de março de 2024
7:00 - atualizado às 17:13
vendas varejo varejistas
Imagem: Canva / Montagem: Bruna Martins

Chegou a hora do varejo voltar a brilhar no Brasil? Depois de anos difíceis para esse setor da economia, especialmente em razão da pandemia e da alta dos juros, os números mais recentes mostram uma provável retomada do crescimento.

Segundo o IBGE, em janeiro, as vendas no comércio varejista registraram aumento de 2,5% em relação ao mês anterior – bem acima da alta de 0,2% que as projeções mostravam. Na base anual, as vendas registraram alta de 4,1%.

A pesquisa ainda apontou que cinco das oito atividades consideradas subiram em janeiro em relação a dezembro. Entre os destaques, estão segmentos como tecidos, vestuário e calçados, com alta de 8,5%.

Isso significa que é hora de o investidor apostar no bom desempenho de ações de empresas varejistas no Brasil? Para alguns especialistas, sim. 

A analista Larissa Quaresma, inclusive, “previu” que esse setor deveria ser destaque na divulgação de balanços dos resultados do quarto trimestre de 2023, que acontece este mês. 

Não à toa, no relatório produzido por ela logo no primeiro dia de março, a analista incluiu 3 varejistas entre as 10 ações recomendadas para compra este mês. 

E todas essas 3 varejistas já estão subindo na Bolsa: uma delas, inclusive, alcançou uma alta de +9% só nos últimos 30 dias. Já as outras duas ações do setor valorizaram +3% e +4% neste último mês. 

E quem seguiu as recomendações da analista, lá no começo de março, pôde ter capturado uma parte dessas altas em suas carteiras. 

Varejo é a principal aposta dessa analista para agora

A carteira de ações recomendada por Larissa Quaresma possui papéis com diferentes pesos entre si e que, juntos, têm o maior potencial de geração de lucros para o investidor brasileiro. 

Para se ter uma ideia da confiança que a analista tem atualmente no setor de varejo, as 3 ações desse tipo recomendadas por ela, juntas, representam 25% do peso total da carteira. Um quarto de toda a carteira é voltado apenas para um único setor da economia. 

Veja mais detalhes sobre as três ações do varejo recomendadas pela analista. 

Empresa de shoppings ‘premium’

A primeira delas representa uma das principais empresas full-service de shopping centers do país em área bruta locável (conheça o ticker gratuitamente aqui). Seu portfólio é formado por ativos de altíssima qualidade, com metros quadrados que figuram entre os aluguéis mais altos de todo o país. 

Isso tudo faz com que seu portfólio seja mais resiliente que a média nacional, uma vez que o consumo do seu cliente médio é menos afetado por crises econômicas. E, para melhorar, a ação negocia a múltiplos exageradamente baixos. Mas isso pode não durar muito tempo…

Fonte: Google Finance (15/03/2024)

Veja no gráfico acima que, só no último mês, esse papel já valorizou 4,36%. Como era “previsto” pela analista, os investidores da ação já estão tendo a chance de lucrar. Mas ainda dá tempo de entrar no papel, já que ele se mantém distante da sua média histórica

Varejista de moda pros públicos A e B

A outra varejista indicada por Larissa Quaresma em seu relatório deste mês é um conglomerado de moda voltado para o público de alta renda (veja aqui). Assim como a anterior, também se mostra resiliente devido ao consumidor médio das classes A e B, o que protege a rentabilidade do negócio. 

Essa varejista de moda também conta muitas avenidas de crescimento e dá os primeiros passos de sua expansão internacional, o que tende a trazer muitos frutos em questão de resultados. 

“Convertendo boa parte do Ebitda em fluxo de caixa para o acionista e com baixa alavancagem financeira, essa varejista reforça ainda mais sua superioridade, principalmente em um período de juros altos”, diz Larissa. 

Fonte: Google Finance (15/03/2024)

Como é possível ver no gráfico acima, esse papel do varejo já vem mostrando sua força, com uma alta de 3,79% nos últimos 30 dias. No entanto, a analista acredita que ele ainda tem o potencial de subir mais, já que “negocia a um múltiplo de preço sobre lucro para 2024 excessivamente descontado em relação à sua média histórica dos últimos cinco anos”. 

Ação do varejo esportivo

Mas a confiança de Larissa Quaresma não para por aí. Em sua carteira recomendada de ações, ela também indica o papel de um grande player do varejo esportivo no país (veja o ticker para investir aqui).

Após dois anos focados em crescimento, essa companhia começou a transferir seus esforços em 2023 para a recuperação da rentabilidade perdida no período. Além disso, na visão da analista, “existe um espaço significativo para expansão digital e física da operação da sua principal marca no Brasil”. 

Sendo uma cíclica doméstica em processo de desalavancagem financeira, essa varejista deve se beneficiar fortemente do ciclo de queda de juros. E isso pode já ter começado a acontecer…

Fonte: Google Finance (15/03/2024)

Veja que o papel já subiu 9,03% só nos últimos 30 dias, espelhando a tendência indicada por Quaresma. Mas não é tarde para comprar: “a ação ainda negocia com um múltiplo de preço sobre lucro bastante atrativo, além de um grande desconto em relação à sua média histórica dos últimos dois anos”. 

A carteira com 10 ações recomendadas pela analista é totalmente gratuita; baixe agora

Não se preocupe: os números acima servem para mostrar como a tendência de valorização do varejo, indicada pela analista da Empiricus, parece ter fundamento. Mas ela deve estar longe do fim. 

Isso porque o principal “gatilho” para esse melhor desempenho das vendas no Brasil está associado ao ciclo de queda dos juros. Atualmente, a Selic está a 11,25% ao ano, mas a previsão do boletim Focus – e de especialistas do mercado – é de que ela chegue próximo a 9% até o final do ano, e 8,5% em 2025. 

Ou seja: ainda há muito espaço para as varejistas performarem bem no país. E, investindo nas 3 ações recomendadas pela analista, você tem a chance de capturar lucros com as melhores empresas do setor, na visão de Quaresma. 

O acesso à carteira completa de ações indicadas pela analista da Empiricus é totalmente gratuito. Basta clicar em qualquer link desta matéria ou no botão abaixo para receber o relatório e saber como guiar melhor os seus investimentos em ações daqui para frente. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar