‘O Ibovespa deveria atingir facilmente os 170 mil pontos’: Bolsa pode valorizar 30% e outras 10 ações podem decolar ainda mais
Especialista aponta os caminhos que podem levar o Ibovespa a atingir 170 mil pontos em 2024 e casa de análise indica as melhores ações para comprar agora.
O ano de 2024 promete ser repleto de oportunidades para os investidores da Bolsa de Valores. De acordo com João Piccioni, head da Empiricus Gestão ‘o Ibovespa pode alcançar os 170 mil pontos facilmente até o final de 2024’, se mantivermos o cenário positivo que estamos vivendo.
Em uma conversa com a jornalista Paula Comassetto, do Money Times, o CIO da Empiricus Gestão, do grupo BTG Pactual, fez várias projeções positivas para o mercado financeiro em 2024.
Dentre elas está a sua análise sobre o possível caminho do Ibovespa para o atual ciclo de alta. O analista está confiante de que o índice, que atualmente está em 131 mil pontos, deve valorizar mais 30% e alcançar a marca dos 170 mil pela primeira vez na história.
Mas o lucro capturado pelos investidores que decidirem investir no Ibovespa pode ser pequeno em comparação aos retornos capturados pelos analistas que conseguirem investir nas ações certas.
Enquanto o Ibovespa pode subir ‘apenas 30%’, esta lista de ações pode entregar muito mais
Afinal, o Ibovespa é composto pelas ações das empresas mais relevantes da Bolsa de Valores brasileira, representando uma espécie de “carteira teórica” do mercado.
Por ser uma média ponderada, o desempenho do Ibovespa reflete diretamente a movimentação dessas grandes empresas, que têm um peso significativo no índice.
Quando o Ibovespa apresenta um desempenho positivo, ele tende a atrair mais investidores para o mercado de ações, impulsionando o preço de outras ações menores que não fazem parte do índice.
Esse movimento ocorre porque os investidores veem o bom desempenho do índice como um sinal de que o mercado está favorável e, portanto, optam por investir em ações individuais, esperando obter retornos ainda maiores.
Veja, no ciclo de alta que durou de 2016 a 2019 o Ibovespa entregou mais de 200% de retorno para os seus investidores. Isso significa que quem investiu no índice mais do que dobrou o dinheiro investido
Porém, aqueles que foram além e investiram nas empresas certas conseguiram ganhar ainda mais dinheiro. Repare na tabela abaixo:
Se quem investiu no índice multiplicou o dinheiro investido por até 2 vezes, aqueles que investiram nas melhores ações da tabela acima multiplicaram por, no mínimo, até 6 vezes e no máximo até 20 vezes o investimento no período de 3 anos.
Temos o caso do Magazine Luiza na tabela, responsável por multiplicar o dinheiro dos investidores em até 100 vezes, mas vamos desconsiderar, porque é um caso extremamente fora da curva que provavelmente não vai se repetir de novo.
Na época, a conhecida Magazine era uma pequena, por isso o crescimento exponencial.
É interessante ter empresas de pequeno porte no portfólio justamente por conta dessa potencial exponencialidade. Porém, os riscos são maiores, por isso, é importante equilibrar o seu portfólio de ações com empresas já maduras, além de outros ativos.
É claro que ganhos passados não garantem ganhos futuros, mas é evidente a diferença entre os investidores que optam por investir nas ações certas do que aqueles que preferem apenas investir no índice.
A Empiricus Research, também do grupo BTG Pactual, acredita que existem 10 ações que reúnem as melhores condições de risco e retorno da bolsa atualmente.
QUERO RECEBER A LISTA COM AS MELHORES AÇÕES DA BOLSA
Os motivos pelos quais João acredita que o Ibovespa deve atingir os 170 mil pontos
Levando em conta um panorama macro que envolve desde tensões geopolíticas e uma onda de alta da inflação pela Europa, passando pelas decisões do FED nos Estados Unidos e a alta do Bitcoin, João destacou uma série de impactos positivos para o mercado nacional.
Essa previsão otimista é possível, segundo Piccioni, por conta de um processo de afrouxamento monetário em curso no Brasil, que tende a gerar resultados positivos de médio prazo – e consequentemente impulsionar o desempenho da Bolsa.
Dessa forma, João acredita em uma possibilidade real de o Ibovespa alcançar os 170 mil pontos até o final do ano com outras ações subindo ainda mais.
Vamos analisar mais de perto os motivos por trás dessa previsão e como eles se alinham com o atual cenário econômico e político do Brasil.
- Afrouxamento monetário
O processo de afrouxamento monetário, segundo Piccioni, é um dos principais catalisadores para a possível alta do Ibovespa em 2024.
Ele argumenta que a queda dos juros no país e no mundo deve melhorar as condições econômicas do Brasil no médio prazo, resultando em um ambiente mais favorável para investimentos:
“O preço que está na tela da bolsa hoje, ao redor dos 130 mil pontos, na verdade deveria estar mais próximo dos 160 mil. Então qualquer surpresa adicional que a gente tenha de lucratividade das empresas ao longo deste ano deve empurrar essa projeção de 160 para 170 mil pontos”, argumenta João.
- Histórico positivo
Essas perspectivas são reforçadas pela história recente do mercado brasileiro. Piccioni faz uma analogia com o ciclo de 2016 a 2020, período em que o Ibov teve um desempenho expressivo devido a um processo desinflacionário e afrouxamento monetário relevantes.
Ele ressalta que, naquela época, as preocupações com questões governamentais não impediram a Bolsa de atingir altas significativas.
A mesma lógica pode ser aplicada agora: segundo Piccioni, se as expectativas de lucro se concretizarem, o Ibovespa pode facilmente alcançar os 170 mil pontos.
“Durante esse período, diversas ações que não faziam parte do Ibovespa tiveram um desempenho ainda melhor do que o índice, proporcionando retornos significativos para os investidores que souberam identificar essas oportunidades. E isso deve se repetir agora em 2024”, reforça João.
IBOV 170 MIL? ONDE INVESTIR PARA MONTAR UMA CARTEIRA SÓLIDA
Montando uma carteira robusta com foco nos 170 mil pontos do Ibov
Essa perspectiva positiva para o mercado acionário brasileiro apontada por João também se reflete na visão dos analistas da Empiricus Research, que identificaram 10 ações brasileiras como potenciais “campeãs de retorno” nos próximos meses.
Essas ações foram selecionadas com base em critérios rigorosos de análise, que levam em consideração não apenas o potencial de valorização, mas também a solidez e perspectivas das empresas em questão.
Segundo os analistas da Empiricus, são ativos extremamente baratos em relação ao seu potencial lucrativo, o que as torna oportunidades únicas para quem deseja montar uma carteira robusta e obter retornos expressivos em seus investimentos.
Ficou curioso para conhecer as 10 melhores ações do momento? Para conhecer a lista completa e a tese de investimento de cada um desses 10 ativos, recomendamos que você acesse o link a seguir para um relatório gratuito disponibilizado pela Empiricus.