‘No Brasil, sempre é um bom ano para a renda fixa’, diz analista; conheça 4 títulos para buscar superar a Selic e o CDI em 2024
Segundo Laís Costa, analista da Empiricus Research, mesmo com a queda da Selic, os investidores brasileiros podem buscar lucros interessantes na renda fixa este ano
Vale a pena investir na renda fixa em 2024? Esta é a dúvida de muitos diante dos dados divulgados pelo Boletim Focus na segunda-feira (15).
Desta vez, os analistas consultados pelo Banco Central indicaram que o IPCA deve encerrar o ano em 3,87% ante os 3,9% da semana passada. Além disso, o mercado manteve a projeção da Selic em 9% até o fim de 2024.
Nesse cenário, o primeiro pensamento que pode passar pela cabeça de muitos investidores é que a renda fixa vai perder sua atratividade.
Afinal, se a taxa básica de juros, que é um dos principais balizadores dessa classe de ativos, está caindo, a expectativa é que a rentabilidade desses investimentos diminua também.
Mas, segundo a analista de renda fixa da Empiricus Research, Laís Costa, apesar da queda da Selic, tudo indica que 2024 pode ser um bom ano para esses ativos.
Além disso, o investidor terá chance de buscar retornos isentos de Imposto de Renda, investindo em uma categoria de títulos ‘premium’.
Fim da Selic a 1% ao mês não é o fim da renda fixa
Em entrevista ao programa Onde Investir, Laís Costa apontou que a queda dos juros tem gerado certa ansiedade entre os investidores quando o assunto é o retorno dos ativos de renda fixa em 2024.
Para muitos, a expectativa de uma Selic de um dígito significa uma rentabilidade menos atrativa. Entretanto, a analista destaca que o investidor deve ter em mente que “no Brasil, sempre é um bom ano para a renda fixa.”
Ela explica que, embora a inflação esteja em níveis controlados, ainda assim está acima da meta do Banco Central.
Ou seja, até que a inflação convirja para meta, a expectativa é de que os juros continuem em um nível restritivo.
Com isso, os ativos de renda fixa tendem a continuar oferecendo retornos interessantes, inclusive em comparação com os ativos de risco, destaca a analista.
Assim, Laís aponta que o investidor precisa ter estratégia e aproveitar o timing do mercado.
Nesse cenário, a analista destaca que os títulos de renda fixa em juro real longo são os preferidos pela casa. No momento, é possível encontrar ativos com retornos atrativos, isentos de IR e praticamente “imunes” à inflação.
4 títulos ‘premium’ para buscar rentabilidade em 2024
Para aqueles que investem na renda fixa buscando mais do que uma reserva de emergência, Lais Costa indica os títulos em juro real longo.
São ativos que rendem uma taxa fixa atrelado à inflação. Também conhecidos como IPCA+.
Dizemos que esse título tem juro real, pois como ele está atrelado à inflação, a alta dos preços não corrói o valor do dinheiro ao longo do tempo.
Por esse motivo, esses títulos podem oferecer um retorno acima Selic e do CDI, especialmente para os investidores com foco em longo prazo.
Laís explica que é possível encontrar títulos do Tesouro Direto com retornos de IPCA+. Esses ativos são indicados para os investidores mais conservadores.
Contudo, para quem tem um perfil de investimento mais agressivo, existe a possibilidade de investir em títulos emitidos por empresas, com retornos de até IPCA+ 7%.
A analista explica que se trata de títulos de crédito privado. Ou seja, são ativos emitidos por empresas de diferentes setores, com o objetivo de financiar projetos para o desenvolvimento das companhias.
Em muitos casos, são títulos isentos de Imposto de Renda, o que torna esses ativos ainda mais vantajosos.
Lais aponta que, por conta dessa isenção, há neste momento um título que pode render cerca de IPCA +9% ao ano.
A boa notícia é que você pode conhecer este e mais outros três títulos de graça.
Isso porque a Empiricus Research está oferecendo como cortesia o acesso ao relatório que revela quais são os 4 títulos da renda fixa para investir agora e continuar buscando retorno.
Para acessar é muito simples, basta clicar neste link e seguir as instruções. Além disso, uma vez que você fizer esse passo a passo, poderá receber mensalmente as atualizações dessa carteira, sem nenhum custo.
Ficou interessado? Clique no botão abaixo e cadastre-se gratuitamente para receber a carteira completa de títulos premium da renda fixa: