Mercado de FIIs bate recorde histórico de investidores e de patrimônio líquido; veja 5 fundos imobiliários para comprar agora
Total de investidores de FIIs no Brasil chegou a 2,584 milhões em janeiro, segundo a B3; conheça a melhor estratégia para entrar neste mercado
O mercado de fundos imobiliários não para de crescer. Em janeiro, 81 mil novos brasileiros passaram a alocar uma parte do seu patrimônio em cotas de FIIs. Com isso, o total de investidores desse mercado alcançou o recorde de 2,584 milhões, segundo dados do boletim mensal de FIIs da B3, a bolsa brasileira.
Outra marca histórica também foi atingida em janeiro: o patrimônio líquido dos fundos imobiliários chegou a R$ 246 bilhões, o maior patamar da história dos FIIs. Houve aumento de R$ 25 bilhões com relação ao mês anterior – o equivalente a 11,3% de alta.
Boa parte dessa entrada de novos investidores no mercado de FIIs pode ser justificada pelo momento de afrouxamento monetário na economia brasileira. Isso porque é historicamente comprovado que os ativos de renda variável (entre eles, os fundos imobiliários) tendem a ter uma boa performance em períodos de ciclo de redução de juros.
Vale lembrar que apesar de a Selic (hoje a 11,25% a.a.) já vir sofrendo reduções desde agosto de 2023, esse ciclo ainda deve estar longe do fim. Segundo o último boletim Focus, a estimativa é de que a taxa básica de juros alcance a mínima de 9% a.a. em 2024, e de 8,5% a.a. em 2025.
Ou seja: ainda há muito espaço para os ativos listados na bolsa brasileira poderem valorizar substancialmente, e o mercado parece estar atento a isso. Mas e você, está?
Caso você ainda não faça parte do grupo de brasileiros que busca surfar essa onda de juros baixos investindo em fundos imobiliários, fique tranquilo. Ainda dá tempo de comprar cotas de FIIs que estão baratas e que têm o potencial de renderem acima da Selic.
Este é o caso de um fundo imobiliário recomendado pelo analista Caio Araujo, da Empiricus Research, empresa do grupo BTG Pactual.
Trata-se de um FII do setor que é a principal aposta do analista para o mercado este ano (descubra qual é esse setor logo abaixo) e que, inclusive, ficou na lista dos 10 fundos imobiliários mais negociados nos últimos 12 meses, segundo o boletim da B3.
Este FII de shoppings pode render acima da Selic; veja qual
Veja abaixo um trecho de relatório recente da Empiricus Research, em que o analista especializado Caio Araujo opina sobre a expectativa para o desempenho dos fundos imobiliários em 2024:
“Diante do momento de crescimento [dos FIIs], os fundos de tijolo se tornaram veículos evidentes para captura de valor. Os shoppings, segmento de melhor performance em 2023, devem continuar dominando o setor em 2024.”
Essa preferência pelos fundos imobiliários de tijolo ocorre porque eles têm o maior potencial de se beneficiar da queda dos juros, segundo Caio. Isso porque o portfólio desses FIIs é composto por imóveis físicos, que dependem de um cenário econômico mais favorável para poderem alugar seus ativos e manter uma baixa taxa de inadimplência.
Além disso, vale lembrar que os fundos de tijolo viveram tempos difíceis nos últimos anos, devido às consequências econômicas da pandemia.
Com isso, as cotas de diversos desses ativos ficaram subprecificadas – e, por ainda não terem se recuperado totalmente, negociam abaixo do valor considerado justo pelos analistas.
Por tudo isso, o FII recomendado por Caio Araujo para quem busca uma boa geração de renda nos próximos meses é o Vinci Shoppings Centers (VISC11).
O VISC11 é um fundo de shoppings com mais de 250 mil metros quadrados de área bruta locável, e o único do setor que tem ativos em todas as regiões do país.
“Esse é um FII que possui bom histórico de ocupação, muito em função da alta diversificação do seu portfólio”, explica o analista. Atualmente, sua taxa de ocupação está em 93,3%, bem próximo da média do setor.
Além disso, a última reavaliação dos ativos que compõem o VISC11 registrou alta de 12,1% em seu patrimônio, o que confere um indicador P/VP (preço da ação dividido pelo valor patrimonial) de 0,91 – um desconto superior aos seus pares, de acordo com o analista.
E, como já adiantei acima, todas essas características positivas geram para o Vinci Shoppings Centers (VISC11) um bom potencial de geração de renda. O analista estima um retorno de 11,3% ao FII, somando valorização das cotas + distribuição de dividendos.
Vale destacar que essa é uma geração de renda potencialmente maior que a da Selic, que atualmente está em 11,25% ao ano.
Mas o melhor é que esse nem é o fundo imobiliário de maior potencial “garimpado” pelo analista recentemente…
FIIs: conheça outro ativo que pode gerar renda até 2,6x maior que a Selic
No relatório que produz para a Empiricus Research mensalmente, Caio Araujo indica os 5 fundos imobiliários que têm maior chance de valorização + distribuição de dividendos “gordos” aos cotistas.
E, além de VISC11, o analista recomenda no relatório deste mês um outro fundo imobiliário de lajes corporativas, com portfólio “premium” e capacidade de geração de renda de 29,4% ao investidor (somando a alta das cotas + pagamento de dividendos).
Ou seja: é uma geração potencial que equivale a mais de 2,6x o que ativos atrelados à Selic podem render ao investidor.
E a boa notícia é que, se você ainda não entrou na lista de brasileiros que estão apostando no bom desempenho dos FIIs (lista essa que não para de crescer), fique tranquilo: essa é a sua chance de fazer isso seguindo os passos de quem entende.
Isso porque você pode acessar o relatório em que Caio Araujo revela suas 5 recomendações de FIIs agora mesmo e de forma totalmente gratuita.
Não é preciso pagar nada e nem ter conta em alguma corretora para acessar a lista de FIIs indicados pelo analista. É só clicar no link abaixo, informar o seu e-mail e, em poucos minutos, a lista com VISC11 + 4 fundos imobiliários recomendados está disponível na sua caixa de entrada.