Melhor que Petrobras (PETR4)? Analista recomenda petroleira que valorizou 17% em 2024
Petroleira estrangeira pode ser uma boa opção para se expor ao petróleo e dolarizar a carteira sem os riscos políticos da Petrobras
Ter parte da carteira em commodities é uma forma de se expor menos aos riscos e ruídos domésticos que, em 2024, não têm sido poucos no Brasil. No entanto, no caso da Petrobras (PETR4), a máxima não é tão verdadeira, já que a companhia estatal está diretamente atrelada ao contexto político local.
Prova disso é que depois de uma alta superior a 50% em 2023 – sem contar os dividendos gordos –, as ações da Petrobras apresentam queda de cerca de 1% em 2024. Dentre os motivos, estão as preocupações relacionadas à interferência política na companhia.
Mas, segundo o analista Enzo Pacheco, da Empiricus, existe outra solução para os investidores que querem investir em uma petroleira sólida sem sair da Bolsa de Valores brasileira.
Trata-se dos BDRs de uma major oil estrangeira que já subiram mais de 17% no ano.
Aos menos familiarizados com a sigla BDR, explico: os Brazilian Depositary Receipts são certificados negociados na Bolsa de Valores brasileira que representam ações emitidas no exterior.
Isto é, você pode investir nas empresas representadas por eles sem a necessidade de abrir uma conta no exterior, através do mesmo home broker onde compra suas ações brasileiras.
Conheça a petroleira 'gringa' recomendada pelo analista
A companhia em questão é uma petroleira com mais de 100 anos de história e um valor de mercado próximo a US$ 100 bilhões.
Ela atua em toda a cadeia energética, desde a exploração e refino até a comercialização de combustíveis fósseis.
A companhia também tem buscado diversificar as fontes de receita para reduzir a dependência das commodities com alto impacto ambiental.
“A ideia é se tornar uma das primeiras grandes companhias a fazer essa migração, o que ensejaria um valuation maior que o de tela (menos de 8 vezes os seus lucros projetados e meros 3,7 vezes EV/Ebitda”, escreveu o analista Enzo Pacheco no relatório com os 10 melhores BDRs para comprar agora.
Portanto, apesar da alta de 17% no ano, a petroleira tem novas avenidas de crescimento que podem destravar ainda mais valor aos acionistas.
Para conferir a tese e os riscos da companhia, os principais múltiplos e por que ela pode ser uma boa opção para se expor à commodity e dolarizar sua carteira, leia o relatório neste link. É 100% gratuito.
Além da tese na petroleira estrangeira, você também vai conferir no documento as outras 9 apostas do analista de mercados internacionais da Empiricus para comprar agora, sem sair da B3.
Para acessar o relatório liberado como uma cortesia pela casa de análise, que pertence ao grupo BTG Pactual, basta clicar no botão abaixo: