‘Irmã’ da LCI e LCA deve ser lançada em outubro, mas outros títulos de renda fixa são mais recomendados no cenário atual, segundo analista
A Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) deve ser lançada em outubro, mas analista de renda fixa vê momento mais propício para outros títulos
O mercado financeiro está prestes a receber uma novidade em títulos de renda fixa. A LCD (Letra de Crédito de Desenvolvimento), considerada uma “prima” da LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e da LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) tem previsão de ser lançada já no mês de outubro.
Em uma declaração recente, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância desse título para o financiamento do desenvolvimento industrial do país. Para se ter ideia, é esperado que a LCD capte até R$ 1,5 trilhão para o setor.
A medida vem após o Conselho Monetário Nacional (CMN) aumentar os prazos de vencimento das LCIs e LCAs no início deste ano, reduzindo o volume de emissão e de procura.
No entanto, na visão de Laís Costa, analista de renda fixa da Empiricus, as melhores oportunidades agora não estão nas letras de crédito. Na semana anterior, duas decisões de política monetária desenharam um novo cenário de juros no Brasil e nos Estados Unidos.
Nos EUA, o Fed (Federal Reserve), como é conhecido o banco central americano, fez o primeiro corte de juros desde março de 2020, reduzindo a taxa em 0,50 p.p. O movimento era amplamente esperado pelo mercado, embora a magnitude tenha ido além do consenso.
Já no Brasil, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu seguir o caminho contrário e elevou, em decisão unânime, a taxa de juros em 0,25 p.p. A decisão veio para reforçar o compromisso em perseguir a meta de inflação, que permanece em patamares elevados, segundo o Boletim Focus.
Todo esse cenário levou a analista a recomendar uma categoria específica de títulos de renda fixa, que ela acredita que tendem a se beneficiar desse contexto.
A seguir, explico quais são esses títulos e, além disso, mostro como você pode ter acesso às indicações de Laís Costa de maneira totalmente gratuita.
GRATUITO: VEJA QUAIS TÍTULOS DE RENDA FIXA COMPRAR PARA APROVEITAR O CENÁRIO DE JUROS ATUAL
Não é LCI, nem LCA, nem LCD… esses títulos podem se beneficiar do cenário atual e têm garantia do FGC
Enquanto o mercado tenta buscar alternativas que possam substituir as LCIs e LCAs, outros títulos de renda fixa já são uma boa opção para o investidor no cenário atual, segundo Laís Costa. São títulos que:
- Têm uma boa remuneração, que pode chegar até 110% do CDI;
- Oferecem segurança, com garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para até R$ 250 mil por CPF;
- Têm liquidez diária, para resgatar o dinheiro quando quiser;
- Beneficiam-se do ciclo de alta dos juros.
Assim, a analista acredita que a combinação de prováveis revisões de inflação e a crescente preocupação fiscal devem levar o mercado a desafiar o ritmo atual de aumento da Selic nas próximas reuniões do Copom.
Para você ter uma ideia, já se espera uma Selic a 11,50% no final deste ano, segundo o Boletim Focus divulgado na segunda-feira (23). No relatório anterior, a previsão era de que os juros encerrassem o ano a 11,25%.
E essa alta tende a beneficiar a classe de títulos que a analista está recomendando dado que, em períodos de juros altos, eles tendem a pagar mais, mesmo que não sejam indexados à Selic. Os títulos indexados ao CDI, por exemplo, acompanham a Selic e rendem mais quando ela sobe.
Assim, a boa notícia é que os títulos recomendados pela analista estão disponíveis para qualquer investidor interessado de maneira gratuita. Portanto, para poder conhecê-los, basta clicar no link abaixo e preencher o seu cadastro. Um e-mail com as indicações chegará para você:
CARTEIRA GRATUITA: CONHEÇA 4 TÍTULOS DE RENDA FIXA PARA INVESTIR AGORA E APROVEITAR O CENÁRIO DE JUROS
Gratuito: conheça 4 títulos para investir agora e surfar o cenário de juros
Semanalmente, a analista “garimpa” os títulos de renda fixa do mercado e seleciona aqueles com o maior potencial de ganhos, dado o contexto do mercado. Assim, nas suas indicações desta semana, ela selecionou títulos que tendem a ganhar com o cenário de juros atual.
Ao se cadastrar gratuitamente neste link, você vai conhecer os 4 títulos de renda fixa que ela está recomendando agora. Basta preencher os seus dados para receber as indicações de maneira gratuita no seu e-mail.
Além disso, você também terá acesso a uma análise detalhada das decisões de política monetária nos EUA e no Brasil e o crescente risco fiscal brasileiro após decisões inesperadas nas contas públicas.
Vale destacar que esse material está disponível para você como cortesia. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para consultar. Portanto, sugiro que você ao menos dê uma “espiada” nas indicações. Depois você pode decidir se elas realmente fazem sentido para o seu patrimônio: