IPCA de dezembro sobe 0,56%: veja 4 títulos indexados à inflação para buscar até IPCA +7%
Para a analista Laís Costa, da Empiricus Research, os títulos indexados à inflação com vencimento longo são os melhores investimentos de renda fixa agora; entenda
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de dezembro e do acumulado de 2023 foi divulgado na última quinta-feira (11), pelo IBGE.
O indicador oficial de inflação no país subiu 0,56% em dezembro, uma aceleração em relação aos 0,28% em novembro. No ano, a inflação acumulada foi de 4,62%, ante 5,79% em 2022.
Os dados ficaram acima do consenso do mercado, de 0,48% na comparação mensal e de 4,54% em 12 meses, mas dentro do teto da meta do governo, após 2 anos de “estouro”.
Na visão da analista Laís Costa, da Empiricus Research, grande parte dessa surpresa veio em itens voláteis como alimentos, como no caso do arroz, que registrou alta pelo quinto mês consecutivo, e do feijão, devido ao clima adverso.
“A boa notícia é que esses preços devem ter uma acomodação, já estamos vendo isso no atacado. Esses preços vão se normalizar, por isso não preocupam tanto”, explica.
Além disso, ela também destaca que, embora os dados tenham surpreendido um pouco o mercado, eles não mudam a sua estratégia de renda fixa.
Veja o que ela disse em sua entrevista mais recente ao programa Giro do Mercado, que foi ao ar na quinta-feira após a divulgação dos dados de inflação:
“Não achamos que há chances de aceleração nos cortes do Banco Central. Devemos continuar com 0,5% e o BC deve manter o seu tom conservador. Em relação à estratégia da pessoa física, continuamos achando que a maior assimetria de ganhos está em juros reais longos. Ou seja, nos títulos IPCA+ longos”.
A seguir, explico porque Laís está tão otimista com os títulos atrelados à inflação e, além disso, mostro como você pode ter acesso a 4 recomendações dela para comprar agora.
GRATUITO: 4 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA BUSCAR ATÉ IPCA+ 7%
Por que ainda vale a pena investir em títulos atrelados ao IPCA agora
Na visão de Laís, a aceleração da inflação no último mês de dezembro desfavorece as posições indexadas ao IPCA no curto prazo.
Por outro lado, Laís destaca que, para títulos com vencimento mais longo, o movimento pode ser benéfico. “Para as durations no meio da curva, uma alocação em juros reais (IPCA+), deve oferecer rentabilidade maior ao investidor”, afirma.
Para comprovar a visão da analista, basta ver como as taxas dos títulos de inflação mais longos se comportaram após a divulgação dos dados. O juro real do Tesouro IPCA+ 2029, por exemplo, subiu de 5,30% para 5,31%. Veja:
É por isso que, neste momento, a analista está construtiva com os títulos IPCA+ com vencimentos longos, como os que estão colocados acima. Para ela, o patamar de inflação no longo prazo tende a favorecer a rentabilidade desses títulos.
Se analisarmos o patamar de inflação dos últimos 10 anos, veremos que a média nos mostra um número mais elevado do que o projetado para 2024, de 3,90%. Veja a variação acumulada do IPCA nos últimos 10 anos, entre 2012 e 2022:
Considerando os dados acima, a média de inflação dos últimos 10 anos foi de 6% ao ano. Portanto, ainda há mais “gordura” para capturar com títulos com rentabilidade indexada à inflação.
Pensando em tudo isso, Laís está recomendando 4 títulos indexados ao IPCA, com vencimento em até 7 anos, que podem pagar até IPCA +7%.
E a boa notícia é que você pode conhecer todos eles de graça, clicando no link abaixo:
GRATUITO: 4 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA BUSCAR ATÉ IPCA+ 7%
Gratuito: acesse as recomendações de títulos indexados à inflação para buscar lucros ‘gordos’ na renda fixa
O trabalho da analista Laís Costa é este: encontrar títulos de renda fixa que estejam oferecendo um potencial de remuneração interessante para, então, recomendar aos investidores interessados.
Regularmente, ela publica um relatório no qual indica as suas apostas preferidas do momento nessa classe de ativos. E a boa notícia é que o relatório de janeiro está disponível de graça para qualquer pessoa interessada.
Neste relatório, ela abriu 4 títulos atrelados ao IPCA para buscar lucros “gordos” com a dinâmica de inflação dos próximos anos, de até IPCA +7%.
Para conhecer todas as recomendações, basta clicar no link abaixo. Não se preocupe, pois o acesso é realmente gratuito. Esse material está sendo oferecido como cortesia pela Empiricus Research. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem assumir nenhum tipo de compromisso para acessar.
Portanto, recomendo que você ao menos dê uma “espiada” nos títulos recomendados. Depois você pode decidir se eles realmente fazem sentido para o seu patrimônio ou não: