Fundos Imobiliários: Mesmo depois de emissão de cotas, XP Malls (XPML11) fica de fora de lista de recomendações de analista para 2024; confira
Emissão de cotas do XP Malls pode atrair investidores, mas é preciso levar outros fatores em conta
1 bilhão de reais: esse é o valor que a nova captação do XP Malls (XPML11) pode alcançar, se a procura pelas cotas do fundo imobiliário for alta.
O anúncio da nova oferta de cotas foi feito na quarta-feira (4), cinco meses depois da última captação, que arrecadou R$ 560 milhões.
As novas cotas serão vendidas a um valor 3,46% menor do que o preço de tela do FII antes do anúncio da captação.
Mas isso não foi suficiente para que o FII fizesse parte da carteira “essencial” de fundos imobiliários para janeiro, elaborada por Caio Araujo, analista da Empiricus Research.
O especialista selecionou um outro fundo imobiliário de shopping para compor sua carteira mensal neste começo de ano, por alguns motivos:
- O FII tem um portfólio diversificado;
- Seu retorno total é atrativo;
- Ele é um dos poucos em seu setor que está descontado.
VEJA A TESE COMPLETA DO FII AQUI
‘Desconto’ nas novas cotas do XPML11 é apenas aparente; segundo analista
Num primeiro momento, pode parecer uma boa ideia investir no XP Malls e aproveitar os preços com “desconto” nessa nova emissão – mas não é bem assim.
Isso porque a discrepância entre o preço de tela e o preço praticado na captação é apenas superficial.
O “desconto” não se sustenta a longo prazo porque, no ato da precificação das novas cotas, já é contabilizada a tendência de convergência do preço de mercado da cota para o preço da oferta.
Ou seja, a tendência é que as cotas do FII percam valor ao longo do tempo, fazendo com que o preço de tela se aproxime do preço “com desconto” da captação.
Então, o ganho para o investidor a partir desta emissão de cotas é mínimo.
Caio Araujo afirma que é preciso levar outros fatores em conta antes de investir. “Só pelo desconto não é motivo para investir, tem que ver se a oferta de fato gera valor”, diz o analista.
Por exemplo, um FII gera valor quando tem potencial de valorização – ou seja, quando existe uma disparidade entre o preço de mercado e o preço justo do fundo.
É claro que isso não significa que o XP Malls é um fundo “ruim” – apenas que existem outras opções com maior potencial para investir no momento.
Tendo isso em mente, Caio Araujo selecionou outro fundo de shopping que se destaca por vários motivos – entre eles o seu preço, que está de fato descontado.
Analista faz recomendação e afirma: “é um dos poucos fundos de shopping que negocia com desconto”
A recomendação de Caio Araujo para investir em fundos de shopping neste mês é o Vinci Shopping Centers (VISC11).
Caio reiterou sua recomendação em entrevista ao programa Giro do Mercado, enquanto comentava os destaques do último mês no mercado de fundos imobiliários. O analista disse o seguinte:
“Tivemos uma surpresa ou outra (...). Como o Vinci Shopping Centers, a reavaliação trouxe um aprimoramento de quase 13% dos seus ativos. Acho que isso foi bem expressivo, a gente não esperava nessa magnitude. E hoje é um dos poucos fundos de shopping que com essa reavaliação negocia com desconto.”
Ou seja, o fundo está negociando abaixo de seu preço justo. Esse é um desconto “verdadeiro”, que tende a se corrigir para cima ao longo do tempo – fazendo com que as cotas se valorizem.
Isso, é claro, sem contar o lucro proveniente dos dividendos, que são pagos mensalmente nesta categoria de ativos.
Por conta disso, Caio Araujo e os analistas da Empiricus Research acreditam que o fundo tem potencial para entregar um retorno total (valorização da cota mais distribuição de proventos) de 10,1%.
E esse não é o único motivo por trás da recomendação do analista. O VISC11 também se destaca no mercado de FIIs por ser o único fundo de shopping com ativos em todas as regiões do Brasil, estando presente em 12 estados do país.
Você pode conferir a tese completa da recomendação de Caio Araujo clicando em qualquer link desse texto. Mas o VISC11 não é o único FII com potencial impressionante.
Caio Araujo elaborou um relatório com 5 recomendações de fundos para investir agora e buscar lucros em duas frentes: com as valorizações e a distribuição de proventos.
Normalmente, esse conteúdo só fica disponível para os assinantes das séries da Empiricus Research. Mas agora, excepcionalmente, as recomendações de Caio Araujo estão sendo oferecidas gratuitamente.
Para acessar, você só precisa clicar no link abaixo e preencher seus dados. Todas as informações vão chegar no seu email, sem custo algum.
Essa é uma oportunidade exclusiva de começar 2024 buscando rendimentos diferenciados, em um mercado conhecido por capturar valor em momentos de queda de juros, como este pelo qual estamos passando.
É só clicar no link abaixo para acessar as recomendações gratuitamente.