‘Escolhi ser analista de ações’: como Thiago Salomão, fundador do Market Makers, mudou a rota para se tornar um dos nomes mais conhecidos do mercado financeiro
Salomão decidiu abandonar o jornalismo para se tornar analista de ações. Agora ele quer ajudar outras pessoas que desejam fazer a transição de carreira para o mercado financeiro
Quem vê o sócio-fundador do Market Makers, Thiago Salomão, pelos corredores da Faria Lima, provavelmente não imagina que o sucesso obtido no mercado financeiro veio a partir de algumas decisões difíceis e mudanças de rota ao longo da carreira.
Hoje, Salomão impacta mais de 500 mil ouvintes por mês no podcast Market Makers e viu o fundo que replica suas ideias render 35,5% em 2023, contra 22,2% do Ibovespa.
Agora, pretende passar todo o conhecimento que adquiriu ao longo da carreira como professor no MBA de Análise de Ações da Empiricus.
Como surgiu o interesse pelo mercado financeiro?
A primeira mudança de rota veio ainda na adolescência, quando o mercado financeiro era um caminho distante para Thiago Salomão. Como acontece com boa parte dos apaixonados por futebol, a primeira opção era ser jornalista esportivo.
O sonho logo foi deixado de lado depois de conversas com jornalistas, que o desiludiram: “disseram que era uma profissão que estava começando a cair em desuso com o avanço da internet”, lembra Salomão.
Por isso - e influenciado pelos pais - Salomão decidiu pelo curso de administração. Foi neste período que conheceu outra paixão profissional: o mercado financeiro.
Segundo ele, a pluralidade de conhecimentos necessários para compreender o mercado foi um dos principais motivos para despertar o interesse.
“Ter facilidade com números é bom, mas a dinâmica do mercado está mais ligada à compreensão humana. Conhecimentos de história e psicologia são tão ou até mais importantes do que os conhecimentos aritméticos, que é algo finito”, afirmou.
Desde então, o fundador do Market Makers virou consumidor assíduo de conteúdos relacionados ao mercado.
Editor-chefe e analista de ações
Mas, ironicamente, a entrada no mercado financeiro veio como jornalista, profissão que “desistiu” na adolescência.
Salomão entrou no portal InfoMoney em 2009, onde cobria tudo relacionado ao mercado de ações.
“Era quase como um analista de ações. Foi bom porque pude exercitar algo que sempre gostei, que é a parte de me comunicar. Tinha que entender o que estava acontecendo e explicar de uma forma que as pessoas pudessem compreender”, lembra.
Em 2012, virou editor da área de mercados. Em 2015, se tornou sócio da XP, que havia comprado o InfoMoney em 2011. Em 2016, assumiu a chefia da redação. Mas nem tudo eram flores:
“Quanto mais trabalhava no InfoMoney, mais enraizado à profissão de jornalista eu estava - e mais distante da minha vontade de trabalhar no mercado financeiro de fato”.
Foi só em 2016 que Salomão tirou as certificações necessárias para virar analista e criou uma carteira recomendada de ações dentro do InfoMoney, enquanto continuava atuando como editor-chefe.
Segundo ele, na época, faltava um curso com foco especializado em análise de ações. Por isso, ele demorou aproximadamente 6 anos para finalmente chegar à profissão considerada “sensação” no mercado financeiro.
Esse, inclusive, foi um dos motivos que o motivou a fazer parte do MBA em Análise de Ações da Empiricus: encurtar o caminho para quem busca mudar de carreira e buscar uma profissão com alta demanda, poucos profissionais disponíveis e salários muito acima da média.
“Demorei 6 anos para virar analista. Com esse MBA, teria virado em apenas um ano. Ele acelera o processo, porque você vai aprender tudo o que um analista de ações precisa saber. Tanto a parte técnica quanto a parte de compreensão do mercado e o lado prático do investidor. Hoje não existe nada que prepare uma pessoa especificamente para isso”.
CONHEÇA O MBA EM ANÁLISE DE AÇÕES E ASSISTA ÀS 4 AULAS INAUGURAIS GRATUITAMENTE
A decisão pelo mercado financeiro
O projeto no InfoMoney durou até o final de 2018, quando o já analista e editor-chefe teve que tomar outra decisão importante: decidir entre a carreira já consolidada no jornalismo ou adentrar ainda mais na sua “recente” carreira de analista de ações.
“Escolhi ser analista”, afirmou.
No início do ano seguinte, foi para a Rico, do grupo XP, onde finalmente tinha como única atribuição a análise de ações, profissão que seguiu após “abrir mão” de uma carreira estável como editor-chefe, um dos cargos mais importantes do jornalismo.
“O mercado possibilita antecipar o que vai acontecer no mundo. Adoro estudar história, comportamento humano, evolução das coisas… Embora eu seja bom com números, sou muito mais um cara de humanas do que de exatas. E o mercado propicia antecipar tendências e se aproveitar disso. Investir no que achamos que vai acontecer, em negócios que estão surgindo. Sempre vi o mercado de capitais como a forma mais democrática de você, como pessoa, participar de grandes ideias que vão transformar o mundo. Estar no mercado financeiro é estar na primeira fileira da história do mundo”.
Na Rico, Salomão criou a célula de análise fundamentalista (à época, a empresa só tinha análise técnica, conta). Lá, conheceu Matheus Soares, que viria a ser seu sócio no Market Makers.
A criação do Market Makers
Na mesma época, em 2018, Salomão criou o podcast Stock Pickers, em parceria com o InfoMoney.
Para que o projeto desse certo, uniu o útil ao agradável: conversava com grandes gestores para entender as diferentes visões de mercado e, ao mesmo tempo, aplicava todo esse conhecimento na análise de ações.
Com o sucesso do Stock Pickers na Faria Lima, Salomão percebeu que o projeto poderia crescer ainda mais e se tornar mais independente.
Foi então que, em sociedade com a Empiricus, criou o Market Makers.
Pioneiro e inovador, o podcast nasceu com a ideia de trazer para o investidor comum acesso a grandes nomes do mercado financeiro e, ao mesmo tempo, investir nas empresas acompanhadas, de forma totalmente independente.
“O Market Makers tem esses dois mundos. Temos o podcast, mas também temos a nossa célula de análise onde criamos inteligências, pesquisas de investimentos, e também tem o fundo que replica nossas ideias, que é onde está praticamente toda a minha carteira de ações”.
Hoje, o podcast impacta mais de 500 mil ouvintes por mês, e o fundo Market Makers FIA trouxe retorno de 35% aos investidores, apenas em 2023.
CONHEÇA O MBA EM ANÁLISE DE AÇÕES E ASSISTA ÀS 4 AULAS INAUGURAIS GRATUITAMENTE
Agora ele vai fazer parte da formação que pode te ajudar a pegar um 'atalho' para entrar no mercado financeiro
Com toda essa experiência de vida e no mercado, Salomão também se dedica a transmitir o que aprendeu ao longo da carreira.
Quando estava na XP, foi coordenador técnico de um MBA de Ações & Stock Picking.
Mas agora, pela primeira vez, vai fazer parte de uma formação focada exclusivamente em análise de ações: o MBA em Análise de Ações da Empiricus.
O intuito é formar profissionais altamente qualificados e acima da média do mercado, capazes de receber as certificações necessárias para ocupar vagas que podem pagar em média R$ 30.500 por mês em São Paulo, segundo o site especializado em vagas e recrutamento Glassdoor.
E, ao contrário do que você deve estar pensando, você não precisa entender muito de finanças ou matemática avançada para cursar o MBA.
Em outras palavras, tudo que você precisa é de interesse pelo tema (e pelos salários), e algumas horas da sua semana de dedicação.
O intuito do MBA é ensinar, do zero, como se tornar um analista de ações, com aulas de alguns dos nomes mais importantes do mercado financeiro.
Além de Thiago Salomão, alguns dos professores do curso são:
- Felipe Miranda: sócio-fundador e CEO da Empiricus, ex-professor da FGV e autor da newsletter Day One, atualmente recebida por cerca de 1 milhão de leitores;
- Rodolfo Amstalden: sócio-fundador da Empiricus, bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP;
- Rodolfo Olivo: Doutor em Administração pela FEA-USP, pós-graduado em Finanças pela EPGE-FGV e graduado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getulio Vargas-SP. Atualmente é coordenador do curso de graduação da FIA - Faculdade FIA de Administração e Negócios e professor da instituição.
MBA: assista gratuitamente as 4 primeiras aulas
As pré-inscrições do curso já estão abertas aqui e, com elas, você pode assistir às 4 aulas inaugurais do MBA de forma totalmente online e gratuita. Assim, você poderá entender melhor o funcionamento do curso e, então, decidir se realmente deseja se tornar um profissional referência do mercado financeiro.
Nessas aulas gratuitas você vai receber todas as informações que precisa sobre a formação, desde mais detalhes sobre as aulas, duração e professores disponíveis para te ensinar.
Se você também sonha em fazer uma transição para o mercado financeiro, como fez Thiago Salomão, mas não sabe muito bem como dar o primeiro passo em busca dessa realização, essa pode ser a grande oportunidade.
Clique no botão abaixo para assistir às 4 aulas inaugurais de forma online e 100% gratuita: