Contagem regressiva: falta 1 mês para acabar o prazo de entrega do Imposto de Renda 2024; veja dicas para não cair na malha fina
Com o tempo acabando para enviar a declaração, não deixe a pressa atrapalhar a perfeição e veja como entregar o Imposto de Renda sem erros
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 está acabando. O período, que teve início no dia 15 de março, acaba no dia 31 de maio. Em outras palavras, os contribuintes têm cerca de um mês para prestar contas à Receita Federal.
Apesar do prazo estar em contagem regressiva para o seu fim, o Leão ainda aguarda o envio de quase 25 milhões de declarações, mais do que a metade esperada.
Para quem ainda não declarou, é fundamental ficar atento ao prazo por três motivos:
- No caso de atraso na entrega da declaração, o contribuinte deverá pagar uma multa de 0,33% ao dia sobre o valor devido;
- Quem declara o Imposto de Renda antes, caso tenha direito à restituição, tende a receber antes;
- Declarar com tempo reduz a chance de erros que podem levar o contribuinte para a malha fina.
Mesmo que a pressa seja a inimiga da perfeição, você não precisa se desesperar. Em meio à correria da rotina, ainda dá tempo para organizar os documentos e riscar esta tarefa da sua lista.
O Seu Dinheiro está disponibilizando gratuitamente o Guia do Imposto de Renda 2024. Escrito pela repórter Júlia Wiltgen, uma das principais especialistas do país em IR, o guia traz o passo a passo para quem vai declarar o IR, abordando temas como:
- Declaração de imóveis, veículos e outros bens físicos;
- Declaração de aluguéis, doações, dependentes e pensão alimentícia;
- Declaração dos seus investimentos;
- Como se livrar da malha fina;
- Como “turbinar” sua restituição ou pagar menos imposto de maneira legal.
QUERO APRENDER A DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2024
No material produzido por Wiltgen, você vai encontrar, de forma detalhada, como fazer a declaração, de forma simples e informativa.
Além disso, você ficará por dentro das mudanças recentes nas regras do Imposto de Renda, além de ter ciência dos documentos necessários e do modelo ideal de declaração para cada contribuinte.
Para baixar o guia gratuito, basta acessar a página segura abaixo: