Banco do Brasil (BBAS3): ‘não durmo tranquila com essa ação, apesar do valuation parecer barato’, diz analista
Aumento dos spreads e da inadimplência podem reduzir rentabilidade do Banco do Brasil ao longo do tempo, avaliam analistas; veja qual é a melhor ação do setor para investir
Em termos de múltiplos, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) parecem baratas e em bom ponto de entrada na bolsa de valores, afirma a analista Larissa Quaresma, da Empiricus, empresa do grupo BTG Pactual.
No entanto, segundo ela, o BB é o “barato que pode sair caro”. E os principais fatores que explicam isso são:
- A possível queda de rentabilidade;
- O aumento na inadimplência; e
- Os riscos políticos.
Por isso, a analista aposta na ação de um outro banco da B3 que está em bom ponto de entrada e deve surpreender ao longo do ano.
Por que investir no Banco do Brasil pode ser um risco?
O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) é um dos principais indicadores do setor financeiro e mede a rentabilidade do negócio.
No primeiro trimestre de 2024, o ROE do Banco do Brasil foi de 21,7%. O número é considerado alto – o segundo maior dentre os “bancões”.
Mas a analista vê possibilidade não desprezível desse indicador de rentabilidade cair ao longo do tempo. Isso porque, ao contrário de outros bancos, há um movimento na inadimplência desfavorável para o BB, avalia Larissa.
“Enquanto todos os bancos estão reduzindo a inadimplência, o BB está vendo as provisões embicarem para cima. Olhar o resultado do primeiro trimestre pode ser enganador porque você compara com o primeiro tri de 2023, quando teve provisão extraordinária por conta do caso Americanas. Ao tirar isso da conta, ainda vemos essa linha crescendo”, explica.
Adicionalmente, o spread – diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro – começa a cair por conta do novo direcionamento do banco, afirma Larissa.
Por isso, ela acredita que o BB tem “grande risco” de não cumprir o guidance (expectativa) de lucro para o ano. “Não durmo tranquila com essa ação, apesar do valuation aparentemente barato”.
Também pouco otimista com o banco, o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, acredita que deve haver uma deterioração nos resultados do Banco do Brasil por conta de uma possível pressão do Governo Federal em relação a políticas de expansão de crédito.
“Acho que isso vai acabar acontecendo quando a economia patinar e os problemas ficarem mais evidentes. Acredito que o governo vai querer usar o BB como instrumento”, afirmou.
Qual é a melhor ação de banco para investir?
Os analistas enxergam outra opção melhor para investir no setor. Trata-se de um bancão que tem surpreendido o mercado sistematicamente, trimestre após trimestre, com resultados acima das expectativas.
“No 1T24, foi possível observar redução da inadimplência e a melhor eficiência operacional da história do banco, o que nos deixa confiantes de que o guidance de 2024 será atingido”, avaliou.
O crescimento dos spreads acima das estimativas do mercado também chamou a atenção.
Além disso, a ação deste banco também é uma boa opção para os entusiastas de dividendos: ele paga proventos aos acionistas todos os meses e tem um dividend yield esperado para os próximos 24 meses de 8,3%.
Apesar do histórico positivo, a analista ainda vê a ação em bom ponto de entrada em relação a sua média histórica.
Esta ação, inclusive, está na carteira das 10 melhores ações para investir agora, elaborada pela Empiricus Research.
Mas antes de investir no banco, recomendo que você leia o relatório gratuito com a tese, as métricas e indicadores desta companhia.
Para acessar as informações e ver se o investimento faz sentido para seu portfólio, clique aqui – o relatório é uma cortesia.
VEJA AQUI: ESTE É O MELHOR BANCO PARA INVESTIR AGORA
Acesso liberado: veja as 10 melhores ações para investir agora – este bancão está incluso
Periodicamente, os analistas da Empiricus Research reúnem as 10 melhores ações para investir agora e colocam em um relatório completo, com teses e indicadores.
Este bancão citado ao longo da matéria está entre eles. E você pode conferir a tese não só nele, mas também nas outras 9 ações da carteira neste relatório que foi liberado como uma cortesia.
Desta maneira, os investidores mais experientes podem conhecer 10 ações em ótimo ponto de entrada, com as teses e indicadores, e assim decidir aquelas que mais fazem sentido para o seu portfólio atual.
Já os investidores iniciantes podem replicar a carteira recomendada para montar seu portfólio de ações com base nas recomendações dos analistas da maior casa de análise financeira independente do Brasil.
Este é um daqueles casos que os investidores têm muito a ganhar e nada a perder.
Para receber o relatório gratuito, é simples: basta deixar seu e-mail neste link ou no botão abaixo e aguardar – em instantes as informações serão enviadas. Aproveite!