🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Fernanda Lopes
Fernanda Lopes
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.
Conteúdo EQI

Veja 4 erros que podem te fazer perder dinheiro na renda fixa

Muitos investidores não sabem, mas a renda fixa não é isenta de riscos; conheça-os e saiba como se proteger

Fernanda Lopes
Fernanda Lopes
17 de outubro de 2024
16:00 - atualizado às 10:47
renda fixa tesouro direto CDB selic juros
Imagem: Canva/Montagem: Fernanda Lopes

Os ativos de renda fixa são menos arriscados do que os de renda variável. Essa é uma noção básica do mundo dos investimentos, amplamente conhecida até mesmo por investidores iniciantes.

Mas é justamente por conta da “sensação de segurança” passada por esse tipo de ativo que muita gente deixa detalhes importantes passarem e não se atenta ao fato de que é sim possível perder dinheiro investindo em renda fixa.

A seguir, confira alguns pontos de atenção para poder “fugir” dos riscos ao investir em renda fixa:

1. Resgate antecipado

Muita gente acha que, ao investir em um título de renda fixa, já tem o rendimento “garantido”.

Mas é preciso ficar atento – a rentabilidade contratada não fica garantida caso você não carregue a aplicação até o seu vencimento. Ou seja, resgatar o título com antecedência pode resultar em perdas financeiras.

Isso porque os preços dos títulos são ajustados diariamente, e se o valor de mercado for inferior àquele pago no momento do investimento, um resgate adiantado pode resultar em prejuízo.

Então, se você está contando com os rendimentos de um título – seja ele indexado à Selic ou ao IPCA, pré ou pós-fixado – a melhor maneira de evitar eventuais perdas é aguardar o vencimento.

2. Marcação a mercado

A marcação a mercado também tem a ver com a variação nos preços dos títulos. Mas, nesse caso, estamos falando sobre uma desvalorização significativa provocada pelas condições econômicas – como a alta da inflação e das taxas de juros. 

Isso porque quando os juros aumentam, novos títulos são emitidos com taxas mais altas. Os títulos que já existiam antes, por sua vez, se tornam menos atrativos e ficam desvalorizados no mercado secundário. 

Os títulos que mais saem prejudicados nesse cenário são aqueles atrelados ao IPCA. Então, se você tem títulos como esses em carteira, é preciso ficar atento aos cenários de aumento de inflação e avaliar se o investimento ainda é vantajoso.

Em alguns casos, a desvalorização pode ser tão intensa que manter o título até a data de vencimento significaria perder dinheiro. Nesses casos, pode ser mais vantajoso vender o título com perda e reinvestir o dinheiro em um ativo com rendimentos melhores.

3. Rentabilidade inferior à inflação

De maneira similar, também é possível perder dinheiro na renda fixa se a rentabilidade de um título é inferior à inflação.

Por exemplo, se você tem em carteira um título que paga 4% ao ano, mas a inflação está em 4,42%, o seu retorno real é negativo.

Situações como essas são comuns quando se investe em títulos prefixados, que "travam" a rentabilidade. 

Investir nesse tipo de ativo pode ser interessante para garantir retornos altos caso a taxa de juros esteja em queda. Por outro lado, em ciclos de alta da Selic, o aumento da inflação pode fazer com que a rentabilidade do título fique para trás, ocasionando perdas ao investidor.

4. Alocação e atenção

Uma boa maneira de se preparar para qualquer cenário é montar um portfólio diversificado. Assim, mesmo que alguns dos ativos da sua carteira registrem perdas em alguns momentos, ainda é possível lucrar em outras frentes.

Então, a melhor pedida é não "colocar todos os ovos em uma cesta só", e repartir seus investimentos em várias aplicações.

Mas como escolher os ativos que funcionam melhor para os seus objetivos e seu perfil de investidor?

Todos os cenários expostos aqui mostram que é preciso conhecer bem os títulos e seus rendimentos antes de investir, mesmo se você for um investidor conservador. Afinal de contas, renda fixa não é tudo igual – e mesmo com risco baixo, é possível perder dinheiro por falta de atenção e conhecimento das opções do mercado.

A equipe de análise da EQI Research quer te ajudar a evitar perdas financeiras, e por isso está disponibilizando gratuitamente o Simulador de Renda Fixa, uma ferramenta que te ajuda a comparar títulos em poucos cliques.

Basta escolher os produtos que quer comparar e preencher as colunas com o tipo do ativo (CDB. LCI, LCA, CRI, CRA), o modelo de rentabilidade (Pré-fixada, pós-fixada ou IPCA+), a taxa e o vencimento do título.

A planilha faz todo o trabalho para você e revela em instantes o título com a maior rentabilidade, além de permitir comparar a rentabilidade dos produtos escolhidos com o CDI, já deduzido o Imposto de Renda.

Para desbloquear o seu acesso à ferramenta de maneira 100% gratuita, é só clicar no link abaixo e preencher seus dados. O Simulador de Renda Fixa vai chegar no seu email sem custo.

[GRATUITO] QUERO ACESSAR O SIMULADOR DE RENDA FIXA

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar