🔴 PALAVRA DO ESTRATEGISTA: ACESSO GRATUITO À SÉRIE QUE JÁ RENDEU +200% DO IBOVESPA – VEJA COMO LIBERAR

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo EQI

Quando cai a primeira parcela do décimo terceiro salário? Veja datas, quem recebe e uma dica pra fazer o dinheiro render

Tire suas dúvidas sobre o 13º salário e saiba como investir o dinheiro de forma inteligente para render mais

Bruna Martins
Bruna Martins
8 de novembro de 2024
8:00 - atualizado às 10:01
décimo terceiro salário carteira de trabalho dinheiro
Imagem: Canva Pro

Quando cai a primeira parcela do décimo terceiro salário? Com o final de ano chegando, é possível que você já esteja pensando na “graninha” a mais que vem para desafogar o bolso – que sofre com os gastos tradicionais dessa época. 

Se a sua empresa ainda não informou a data do pagamento da primeira parcela do 13º salário, fique tranquilo: saiba que, por lei, todo empregador é obrigado a realizar o depósito dessa primeira parte até o dia 30 de novembro de 2024. 

Inclusive, se você vai receber o décimo terceiro salário em apenas uma parcela, esse pagamento também precisa acontecer até o dia 30 de novembro. Isso garante que você já entre no último mês do ano com um dinheiro extra na carteira.

Mas existem algumas outras dúvidas que você ainda pode ter sobre o décimo terceiro salário, e nós vamos esclarecer a maior parte delas abaixo.

E caso você tenha o interesse em investir o seu dinheiro extra e fazê-lo render na sua conta, nós também vamos indicar a maneira mais inteligente e segura de alocar seu 13º salário em títulos de renda fixa.

VEJA TAMBÉM: Simulador de renda fixa indica onde o seu décimo terceiro salário pode render mais; acesse gratuitamente

Quem tem direito ao décimo terceiro salário?

Todo brasileiro que trabalhou por, ao menos, 15 dias durante o ano em regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a receber o décimo terceiro salário – desde que não tenha sido demitido por justa causa.

Trabalhadores contratados em regime temporário também recebem a gratificação, de forma proporcional ao período trabalhado, além de aposentados e pensionistas (que, neste ano, tiveram as duas parcelas adiantadas para maio e junho).

Já os estagiários não têm direito ao 13º salário, uma vez que os contratos não são regidos pela CLT. No entanto, alguns empregadores podem fazer o pagamento como um benefício extra.

LEIA MAIS: Como fazer o décimo terceiro salário render? Planilha compara os ganhos possíveis com os principais títulos da renda fixa privada

Quais as datas de pagamento do décimo terceiro salário?

Por lei, o décimo terceiro salário pode ser pago em uma ou duas parcelas. Caso seja pago de uma vez só, o depósito precisa ser feito até dia 30 de novembro de 2024. 

Já os empregadores que dividem o 13º salário em dois pagamentos têm dois diferentes prazos: o dia 30 de novembro, para a primeira parcela, e o dia 20 de dezembro para a segunda parcela.

Além disso, existe a possibilidade de o trabalhador pedir a antecipação da primeira parcela do 13º para ser paga junto com as férias. Se esse for o seu caso, saiba que o restante do salário extra será pago no prazo indicado para a segunda parcela – ou seja, até dia 20 de dezembro.

VEJA TAMBÉM: Planilha gratuita compara o rendimento do seu 13º salário em títulos como CDB, LCI e CRA; baixe agora

Como calcular o valor do décimo terceiro salário?

Agora vamos ao cálculo do décimo terceiro salário. Em primeiro lugar, é preciso destacar que quem trabalhou ao longo de todos os 12 meses do ano recebe o 13º completo. Já quem foi contratado ao longo do ano tem direito a um valor proporcional ao período trabalhado.

Para saber qual valor proporcional é esse, basta dividir o salário bruto por 12 e depois multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados.

Vale lembrar que um mês é considerado na conta desde que haja, ao menos, 15 dias de trabalho no período.

O pagamento em duas parcelas é o mais comum no país. Nesse caso:

  • A primeira parcela é depositada de forma integral – ou seja, o trabalhador recebe exatamente a metade do 13º salário (integral ou proporcional), sem nenhum desconto. 
  • Já a segunda parcela vem com um valor menor, uma vez que sobre ela incidem os descontos relativos ao Imposto de Renda e ao INSS. Vale lembrar que, apesar de o desconto acontecer apenas na segunda parcela, as contribuições são calculadas sobre o valor integral do benefício.

O FGTS também é pago sobre as duas parcelas do 13º salário, no entanto, o valor não é descontado do benefício. 

Outro ponto importante é que, caso o trabalhador tenha um aumento de salário durante o ano, o 13º é calculado a partir do último pagamento (ou seja, sobre o valor já reajustado). 

VEJA MAIS: Quer investir o décimo terceiro salário na renda fixa? Simulador gratuito mostra onde seu dinheiro pode render mais 

Como fazer o décimo terceiro salário render?

Existem muitos destinos possíveis para o décimo terceiro salário: tem quem use o dinheiro nas festas e viagens de final de ano, enquanto outras pessoas preferem comprar presentes ou até mesmo guardar para os gastos extras de janeiro (como IPVA e despesas escolares).

E existem, também, aqueles que investem o décimo terceiro salário em busca de fazer o dinheiro render. E, para isso, a aplicação dele na renda fixa pode ser uma estratégia interessante agora. 

Primeiro pela maior segurança que a renda fixa traz em comparação com outros ativos do mercado, como ações ou fundos imobiliários, por exemplo.

Mas também porque, com a alta da curva de juros e das projeções para a inflação, essa classe de ativos (que podem ser atrelados ao CDI ou ao IPCA) ganha retornos potenciais mais interessantes.

Se você está nesse grupo que pretende investir o décimo terceiro salário, mas não sabe muito bem quais títulos escolher, temos uma boa notícia para você.

A EQI Research acaba de liberar um simulador gratuito que mostra em quais títulos da renda fixa o seu 13º pode render mais. 

Neste simulador, você tem acesso a um comparativo entre rentabilidade de diferentes produtos da renda fixa privada, como CDBs, CRAs e LCIs. Basta inserir a taxa e a data de vencimento dos títulos para descobrir o quanto seu dinheiro pode render em cada uma das opções que você encontrar no mercado. 

Reforçamos que este simulador está sendo disponibilizado de graça pela EQI Research a todos que buscam tomar as melhores decisões com seu dinheiro. É só clicar no botão abaixo e fazer o download agora mesmo:

BAIXE O SIMULADOR DE RENDA FIXA AQUI

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar