🔴 OPERE COMO OS ‘TUBARÕES’ DO MERCADO APERTANDO APENAS UM BOTÃO – SAIBA COMO 

Giovanna Figueredo
Giovanna Figueredo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
Conteúdo EQI

FIIs ainda valem a pena em 2024? Mesmo com Ifix decepcionando, analista defende fundos imobiliários na carteira; entenda

Ifix caiu 2,5% em setembro, mas há oportunidades atrativas nos fundos imobiliários de papel e de tijolo, segundo head de análise da EQI Research; veja o veredito de cada FII da bolsa

Giovanna Figueredo
Giovanna Figueredo
16 de outubro de 2024
14:00 - atualizado às 17:58
fiis fundos imobiliários dividendos selic visc11 bcff11
Imagem: Canva / Montagem: Bruna Martins

O ano de 2024 está na reta final com a chegada do último trimestre e é hora de planejar como investir para fechar o ano. Entre as alocações recomendadas pela head de análise da EQI Research, Carolina Borges, está a exposição a fundos imobiliários.

Embora o desempenho do Ifix – principal índice dos FIIs na bolsa – tenha sido desanimador nos últimos seis meses, com queda de 6%, a analista destaca que há oportunidades para investir em fundos imobiliários agora e buscar lucros.

A analista defende que investidores dos perfis moderado e agressivo devem manter pelo menos 20% do dinheiro investido em FIIs. Ela acredita que, com o restante do portfólio diversificado entre outras classes de ativos como as ações e os títulos de renda fixa, “essa alocação é a melhor oportunidade no cenário atual”.

GRATUITO: QUAIS FIIs VALEM A PENA INVESTIR? VEJA NESTA FERRAMENTA

O cenário ainda é de cautela: onde estão as oportunidades nos FIIs?

Embora a analista Carolina Borges enxergue oportunidades de ganhos tanto por meio da valorização das cotas quanto pela distribuição de dividendos isentos de IR com os fundos imobiliários, ela reconhece que o cenário ainda exige cautela.

Só em setembro, o Ifix sofreu uma queda de 2,5%. Segundo Carolina, essa desvalorização está relacionada às taxas altíssimas oferecidas pelos títulos públicos. Veja:

Fonte: EQI Research

Perceba que, historicamente, quando os títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B/IPCA+) pagam taxas elevadas, a performance do Ifix diminui – principalmente pela desvalorização de FIIs de tijolo.

O contrário também ocorre: períodos de títulos IPCA+ com remuneração menor geralmente são uma sinalização de maior otimismo sobre a economia e aumento de apetite ao risco do mercado, o que gera um desempenho melhor no índice de fundos imobiliários.

No cenário atual, em que os títulos públicos chegam a pagar 6,63%, há espaço para investidores buscarem ganhos nos FIIs por meio de duas vias: no longo prazo pensando nos fundos de tijolo e, agora, com o bom momento para os fundos de papel.

O cenário de aversão ao risco pode manter as cotas dos fundos imobiliários de tijolo pressionadas no curtíssimo prazo, o que pode abrir oportunidade para investir no último trimestre de 2024 com preços atrativos.

Além disso, com os juros nas alturas, a equipe de análise da EQI Research defende que vale a pena aumentar a exposição a FIIs de papel, visto que se beneficiam com um portfólio atrelado ao CDI e ao IPCA.

Desde o início do ano, os fundos imobiliários de papel já valorizaram, em média, 3,61% – e alguns ativos foram capazes de superar essa rentabilidade.

Além disso, Carolina Borges destaca que, mesmo com os impactos recentes, alguns FIIs de tijolo de qualidade também podem ser promissores para os investidores:

“Há oportunidades em diversos subsegmentos de tijolo, já que o desempenho operacional dos FIIs segue sem surpresas. Entretanto, a alocação exige cautela, visto que o horizonte de maturação de algumas teses deverá ser maior”.

VEJA ONDE INVESTIR: ESTA FERRAMENTA GRATUITA DÁ O VEREDITO SOBRE TODOS OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS DA BOLSA

Ferramenta gratuita da EQI Research mostra quais fundos imobiliários valem a pena investir

É inegável que o cenário atual pode apresentar volatilidade intensa nos fundos imobiliários, mas essa é uma classe que:

  • Entrega ganhos mensais isentos de Imposto de Renda;
  • cresceu quatro vezes em número de investidores nos últimos 5 anos;
  • Tem mais investidores de varejo do que no mercado de ações; e
  • Acumula um volume investido de R$ 188 bilhões.

Portanto, não seria inteligente ignorar o potencial desse tipo de investimento. Não é à toa que os analistas da EQI Research recomendam uma exposição de 20% em FIIs nas carteiras de investidores moderados e arrojados neste último trimestre de 2024.

É claro que, com quase 500 fundos listados em bolsa, decidir os fundos imobiliários para compor o portfólio pode não ser uma tarefa tão fácil para o investidor comum.

Pensando nisso, a EQI Research desenvolveu uma ferramenta gratuita que dá o veredito de cada fundo imobiliário da bolsa. Em poucos passos, é possível fazer um “raio-X” dos ativos, saber qual é a nota de qualidade do fundo e se vale a pena investir.

Graças a essa cortesia da casa de análise, qualquer brasileiro interessado em buscar lucros com a valorização das cotas e o pagamento de dividendos pode saber quais fundos imobiliários são promissores.

O processo para acessar a ferramenta é muito simples. Basta clicar neste link ou no botão abaixo. O acesso é totalmente gratuito:

GRATUITO: CONHEÇA A FERRAMENTA QUE DÁ O VEREDITO SOBRE TODOS OS FIIs DA BOLSA

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar