CXSE3, BBSE3 ou PSSA3? Veja a ‘vaca leiteira’ de dividendos que a EQI recomenda comprar agora
Entre Caixa Seguridade (CXSE3), BB Seguridade (BBSE3) e Porto (PSSA3), apenas uma seguradora está entre as ‘top ações pagadoras de dividendos’ da EQI
As seguradoras são “figurinhas carimbadas” na carteira de investidores mais experientes que buscam renda passiva com dividendos. Isso porque, dentre todas as ações da bolsa, essas empresas têm um caráter único e intrínseco ao seu modelo de negócio que traz maior previsibilidade na geração de receita.
Em outras palavras: independentemente da época do ano ou da situação econômica do país, seja em ciclos de aperto ou de afrouxamento monetário, as seguradoras podem manter o dinheiro entrando em caixa e se transformando em dividendos para os acionistas.
No entanto, isso não significa que vale a pena sair comprando ações de todas as companhias de seguros listadas na B3, como Caixa Seguridade (CXSE3), BB Seguridade (BBSE3) ou Porto (PSSA3), que são as mais “famosas” do ramo.
Dentre essas três citadas, analistas da EQI Research, casa de análise ligada ao BTG Pactual, acreditam que uma está em melhor ponto de entrada e se posiciona na lista de ações mais promissoras da bolsa para a geração de proventos “gordos”. Continue a leitura para saber de qual seguradora estamos falando.
CXSE3, BBSE3 ou PSSA3? VEJA A SEGURADORA RECOMENDADA
Por que as seguradoras são ‘queridinhas’ dos investidores de dividendos?
Os dividendos são uma parte do lucro que empresas listadas na bolsa recebem e, posteriormente, dividem entre seus acionistas. Mas isso provavelmente você já sabe, então vamos agora falar especificamente sobre o modelo de negócio das seguradoras.
Acontece que as empresas desse setor possuem dois caminhos principais para obtenção de receitas: os prêmios pagos pelos seguros e os rendimentos de seus investimentos. Explico.
Ao emitir um prêmio de seguro, a companhia determina um valor a ser pago pelo cliente que será usado para cobertura contra eventos como acidentes, doenças ou perdas materiais, por exemplo, a depender do tipo de seguro.
A ideia é que o valor total dos prêmios coletados exceda o valor das indenizações pagas aos segurados, gerando lucro para a empresa.
Ao mesmo tempo, enquanto não são utilizados para indenizações, esses prêmios são mantidos investidos, especialmente, em títulos de renda fixa. Os rendimentos gerados por esses investimentos representam a segunda fonte principal de receita das seguradoras.
É por isso que essas companhias não dependem, necessariamente, de um ciclo econômico ou outro para poder lucrar.
- Em ciclos de juros baixos e maior liberdade econômica, mais apólices de seguros tendem a ser geradas pelos clientes;
- No entanto, períodos de juros altos também acabam fazendo com que os investimentos em renda fixa tragam maiores rendimentos às companhias.
Além disso, vale lembrar que os seguros são fechados por meio de contratos de médio a longo prazo, o que também ajuda a trazer previsibilidade de resultados – e, consequentemente, de geração de dividendos.
AS MELHORES AÇÕES PARA DIVIDENDOS: ACESSE RELATÓRIO GRATUITO DA EQI
E qual seguradora está em melhor ponto de entrada agora?
Consultados pelo Seu Dinheiro, os analistas da EQI Research afirmaram que, dentre as principais empresas de seguros listadas na bolsa – Caixa Seguridade (CXSE3), BB Seguridade (BBSE3) ou Porto (PSSA3) – apenas uma está em bom ponto de entrada agora.
Trata-se de uma companhia que reportou bons resultados no terceiro trimestre de 2024, com um lucro líquido que chegou a R$ 2,3 bilhões – aumento de 10,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Sem mais delongas, a seguradora recomendada pelos analistas da EQI é a BB Seguridade (BBSE3).
A BB Seguridade reportou um resultado bastante satisfatório no 3T24, com crescimento de lucro ajudado por praticamente todas as suas linhas de negócio. O resultado operacional não decorrente de juros só não cresceu na Brasildental (-4% em relação ao 3T23), que também é a linha menos relevante para a companhia.
Além disso, a equipe de análise da EQI estima que o investidor pode lucrar com os papéis BBSE3 de duas formas:
- Com um preço-alvo projetado de R$ 40,19, a ação tem um potencial de valorização de 20,2%, consideração a cotação atual;
- Com um dividend yield projetado de 9,5% para os próximos 12 meses.
Não é à toa que a BB Seguridade integra a lista de melhores ações da bolsa para dividendos, segundo a EQI.
Os analistas da casa destacam que 9 ações brasileiras são as “top pagadoras de dividendos” e, por isso, devem estar na carteira de qualquer investidor que tenha o interesse em receber renda passiva por meio de proventos.
Para ter uma ideia, uma outra ação dessa lista tem potencial para valorizar até 58,4% e distribuir dividendos de até 11,1% nos próximos 12 meses. É muito dinheiro que pode entrar no bolso do investidor.
E para saber quais são essa e as outras empresas recomendadas pelos analistas, basta clicar aqui ou no link abaixo. O download da lista é totalmente gratuito, graças a uma cortesia da EQI para os investidores brasileiros.