🔴 NOVO APP QUE PODE GERAR GANHOS DE ATÉ R$680 POR DIA COM 3 CLIQUES – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Divisa enfraquecida

Iene cai para a mínima em 38 anos em relação ao dólar; Japão troca responsável pelo câmbio

Cotação da moeda japonesa chegou a 161,27 por dólar; intervenções no mercado não têm freado queda

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
28 de junho de 2024
15:05 - atualizado às 12:36
japão inflação
Movimento nas ruas de Tóquio: queda do iene impõe sacrifícios às pessoas e encarece importações - Imagem: Shutterstock

O enfraquecido iene atingiu a cotação mínima em relação à moeda norte-americana em 38 anos nesta sexta-feira (28). Alcançou a marca de 161 em relação ao dólar pela primeira vez desde 1986, atingindo o máximo de 161,27, de acordo com dados da Bolsa de Londres.

A última vez que a moeda japonesa esteve nesse nível foi em dezembro de 1986. Na quinta-feira, o iene havia fechado a 160 por dólar, de acordo com a rede de TV CNBC.

Ao mesmo tempo em que o iene despenca em relação ao dólar, o Japão anunciou uma troca importante no setor financeiro. Nomeou Atsushi Mimura, um veterano da regulação financeira, como novo embaixador da moeda, segundo informações da agência Reuters.

Ele substitui Masato Kanda, responsável pela maior intervenção cambial registrada neste ano, que recentemente queixou-se agressivamente contra os especuladores devido à pressão excessiva sobre a moeda japonesa.

Mimura é atualmente o diretor-geral do bureau internacional do Ministério das Finanças japonês. Ele deve assumir o novo cargo em 31 de julho.

  • Como proteger os seus investimentos: dólar e ouro são ativos “clássicos” para quem quer blindar o patrimônio da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual é a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.

Troca de comando em momento sensível

Embora a mudança faça parte de uma reorganização regular realizada todos os anos, ela ocorre no momento em que os mercados testam a determinação do Japão de conter uma nova queda do iene, que traz mais sofrimento às famílias e empresas ao aumentar os custos de importação.

"Kanda parecia ser alguém agressivo, dados seus comentários de que as autoridades estavam de prontidão para intervir a qualquer hora do dia", disse Hideo Kumano, economista-chefe do Dai-ichi Life Research Institute, acrescentando que sua saída pode afetar a forma como o Japão comunica sua política monetária.

"Mas é difícil dizer até vermos como seu sucessor conduzirá a política. No geral, não acho que a direção política mudará muito."

O iene vem se desvalorizando constantemente desde que o Banco do Japão encerrou a política de taxa de juros negativa e abandonou a política de controle da curva de rendimentos em março.

Após a mudança, a moeda ultrapassou a marca de 150 ienes em relação ao dólar, chegando a 160 no final de abril, antes da intervenção no mercado pelo Ministério das Finanças.

Intervenção astronômica no mercado

O Ministério das Finanças do Japão confirmou que interveio no câmbio entre 26 de abril e 29 de maio, com operações de 9,7885 trilhões de ienes (US$ 62,25 bilhões).

Dong Chen, estrategista-chefe para a Ásia e chefe de pesquisa sobre a Ásia do banco suíço Pictet, disse que ainda espera que o iene permaneça “bastante fraco”, apesar dos avisos de intervenção das autoridades japonesas.

“Para ser muito honesto, na verdade, não creio que as autoridades japonesas possam fazer muito em relação ao iene, e o mercado tem demonstrado isso. Porque, apesar de todas as intervenções verbais, ou intervenções reais, que o Ministério das Finanças do Japão tenha feito no passado, eles não conseguiram impedir a queda do iene.”

Dong explicou que isto se deve ao fato de o diferencial de taxas de juro entre os EUA e o Japão continuar a ser muito amplo, e isto manterá o iene fraco, a menos que este diferencial seja reduzido “de forma notável”.

A taxa básica de juros dos EUA está entre 5,25% e 5,5%, enquanto a taxa básica de juros do Banco do Japão está entre 0% e 0,1%.

Em comparação com a intervenção, Dong disse que o aumento dos rendimentos dos títulos no Japão ou os cortes nas taxas do Federal Reserve seriam uma “força mais poderosa” para reverter o declínio do iene.

*Com informações da agência Reuters e da TV CNBC.

Compartilhe

ELEIÇÕES NOS EUA

É o fim da linha para Biden? O que circula nos bastidores e pode tirar o presidente dos EUA da corrida à Casa Branca

1 de julho de 2024 - 19:41

Depois do desempenho de Biden no primeiro debate contra Trump, os democratas começaram a traçar os cenários possíveis — alguns deles reforçados por uma pesquisa recente sobre o confronto

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

E agora, Macron? Como os partidos tradicionais estão se organizando para deter avanço da extrema-direita na França

1 de julho de 2024 - 13:01

Apenas 76 das 577 cadeiras no Parlamento da França foram definidas em primeiro turno; as outras 501 serão decididas no próximo domingo (7)

Eleição parlamentar

Com elevado comparecimento às urnas, eleições legislativas na França devem impulsionar a extrema-direita no país

30 de junho de 2024 - 18:58

Partido de Marine Le Pen deve ficar com um terço das cadeiras da câmara baixa do parlamento, enquanto aliança liderada pelo presidente Emmanuel Macron deve ficar num distante terceiro lugar

UM NOVO PAÍS

Peso ainda mais desvalorizado? O que Milei disse sobre a nova fase econômica da Argentina — e como fica o dólar por lá

28 de junho de 2024 - 19:50

Milei disse que, com as reformas estruturais, a Argentina deve subir 90 postos em termos de liberdade econômica entre os países

A ÚLTIMA MILHA

EUA: inflação atinge o menor nível em 3 anos, mas será o suficiente para convencer o Fed a cortar os juros agora?

28 de junho de 2024 - 12:49

O núcleo do PCE, a medida preferida do banco central norte-americano para a inflação, subiu 0,1% em maio e 2,6% em base anual

ELEIÇÕES NOS EUA

Democratas em pânico tardio: lapsos em debate com Trump expõem Biden e levam apoiadores a pressionarem por desistência

28 de junho de 2024 - 11:35

Biden e Trump protagonizaram no fim da noite de quinta-feira o primeiro debate com vistas às eleições presidenciais de novembro nos EUA

TERCEIRA PLENÁRIA

Um dos eventos mais importantes para a economia da China já tem data marcada — e aqui estão os motivos para você ficar de olho nisso

27 de junho de 2024 - 20:00

Terceira plenária do atual comitê central do Partido Comunista da China vai ocorrer entre 15 e 18 de julho em Pequim

EM SUAS MARCAS…

PIB dos EUA: o que os números da maior economia do mundo escondem — e como Trump e Biden usarão essa arma no debate de hoje

27 de junho de 2024 - 15:22

O democrata e o republicano se enfrentam na noite desta quinta-feira (27) no primeiro debate das eleições presidenciais de novembro e os dados do PIB podem ser um trunfo na definição dos votos dos eleitores indecisos

VEIAS MAIS ABERTAS

Bolívia: como o país chegou à tentativa de golpe militar — a reação do Brasil e da comunidade internacional

26 de junho de 2024 - 19:27

Essa não é a primeira vez que a Bolívia enfrenta uma tentativa de golpe, que escancara, mais uma vez, a fragilidade institucional do país

ANTES DO DEBATE...

Uma bomba vai explodir no colo de Trump? O alerta sobre o republicano que pode sacudir a maior economia do mundo

25 de junho de 2024 - 19:31

Em uma carta conjunta, 16 vencedores de Prêmio Nobel chamam atenção para o perigo do retorno de Trump à Casa Branca; republicano não deixa barato e responde sem papas na língua

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar