🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
PARECE QUE O JOGO VIROU

Dessa, Biden gostou: Trump reage a ataque de rival sobre gafes e idade avançada

Quando disputou as eleições contra o democrata, Trump cansou de dizer que Biden estava muito velho e não sabia mais o que falava em seus discursos. Agora, é o republicano que bebe de seu próprio veneno.

Carolina Gama
28 de janeiro de 2024
16:49 - atualizado às 10:19
Homem apontando para si mesmo, vestindo terno preto, camisa branca e gravata azul, com fundo de bandeiras dos EUA
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Shutterstock

Quem nunca ouviu o ditado que diz que nada melhor do que um dia atrás do outro? Pois é exatamente isso que o presidente dos EUA, Joe Biden, deve estar pensando sobre seu principal rival político, Donald Trump

O republicano repetidas vezes usou a idade de Biden, que no final do ano passado completou 81 anos, como o ponto fraco do democrata na campanha eleitoral que o conduziu à Casa Branca, em 2020.

Trump dizia que Biden estava velho demais para ser presidente e que sua saúde não permitiria que ele terminasse o mandato. Ele chegou também a exibir em sua campanha trechos de discursos nos quais Biden se confundia ou esquecia o que iria falar, chegando a rir muitas vezes do democrata.

Só que agora, o jogo virou e é Trump que ouve de sua concorrente à indicação republicana para as eleições de 5 de novembro que ele está velho demais. 

Trump é igual vinho?

Trump tem 77 anos e, se levar a nomeação do Partido Republicano para concorrer à Casa Branca, vai chegar nas eleições de novembro um pouco mais velho, com 78 anos. 

Nikki Haley, sua rival partidária, é mais de 20 anos mais nova. A ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na ONU, completou recentemente 52 anos. 

Mas, segundo Trump, ele é como vinho: fica melhor com o passar dos anos. “Sou mais perspicaz agora do que há 20 anos”, disse ele reagindo aos recentes ataques à sua idade.

PODCAST TOUROS E URSOS - O ano das guerras, Trump rumo à Casas Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados

Os deslizes de Trump

Nos últimos dias, Haley acusou Trump de estar confuso e questionou a capacidade de ele ser presidente na sua idade.

“Então ele não terá problemas em entrar em um debate comigo, porque esse é o teste de competência mental definitivo para qualquer candidato à presidência”, disse Haley. 

Trump recusou-se a participar de qualquer um dos debates da indicação republicana e recusa-se a debater com Haley.

Em resposta à declaração da rival, Trump defendeu que os candidatos presidenciais façam testes cognitivos — um desafio que a própria Haley já havia feito ao ex-presidente. 

A provocação da ex-governadora da Carolina do Sul a Trump acontece depois que ele cometeu alguns deslizes. 

Durante um discurso no dia 19 de janeiro, Trump confundiu Haley com a ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a democrata Nancy Pelosi. 

Em outra ocasião, o republicano também sugeriu que o ex-presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, ainda estava no cargo.

“É hora de acabar com isso”

O uso da idade e das confusões de Trump acontece em um momento no qual Haley surge como a única opção ao republicano para a indicação à candidatura pelo partido — e ela está bem atrás nessa corrida. 

“É hora de acabar com isso”, disse Trump, referindo-se à disputa pela nomeação. 

Ele aparece na frente de Haley nas pesquisas de opinião na Carolina do Sul e ela não tem um caminho claro para a indicação — um fato que até Biden já reconheceu. 

Após a vitória de Trump nas primárias de New Hampshire, em 23 de janeiro, a campanha de Biden emitiu um comunicado, dizendo: “Agora está claro que Donald Trump será o candidato republicano”.

*Com informações da Reuters

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Grandes demais para quebrar

Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros

16 de julho de 2024 - 15:04

BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item

Diário de Bordo

Tudo indica um cenário favorável para mais bull market nos mercados internacionais

24 de janeiro de 2024 - 10:21

O guitarrista do “The Who” Pete Townshend tinha uma expectativa elegante ao compor a música “Won’t get fooled again”, nos idos de 1971. A música, que mais tarde se tornaria um dos ícones da banda, começava com um som sintetizado que havia sido construído a partir de batidas do coração, ondas cerebrais e mapas astrológicos de […]

É TUDO SOBRE OS JUROS DOS EUA

Por que os juros nos EUA subiram tanto e levaram a uma reprecificação de ativos? Gestor da Verde explica e conta qual a estratégia da gestora de Stuhlberger neste cenário

20 de outubro de 2023 - 19:31

Os juros altos nos EUA e os seus impactos foram alguns dos principais temas do podcast Market Makers com Luiz Parreiras, da Verde Asset

APÓS AS PASO

Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram um dia após Javier Milei vencer as primárias na Argentina

14 de agosto de 2023 - 19:03

O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa Juntos por El Cambio

PLEITO EM ANCARA

Com 97% das urnas apuradas, Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia para um mandato de mais cinco anos

28 de maio de 2023 - 14:10

A vitória de 52,15% foi sobre o representante do Partido Republicano do Povo (CHP) Kemal Kılıçdaroğlu, de 74 anos, de linha de esquerda social-democrata

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar