🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

VEIAS MAIS ABERTAS

Bolívia: como o país chegou à tentativa de golpe militar — a reação do Brasil e da comunidade internacional

Essa não é a primeira vez que a Bolívia enfrenta uma tentativa de golpe, que escancara, mais uma vez, a fragilidade institucional do país

Carolina Gama
26 de junho de 2024
19:27 - atualizado às 7:24
O presidente da Bolívia, Luis Arce, no lançamento do “Rotas para a Integração”, na Cúpula do Mercosul, no Museu do Amanhã.
O presidente da Bolívia, Luis Arce - Imagem: ernando Frazão/Agência Brasil

As veias da América Latina se abriram um pouco mais nesta quarta-feira (26), quando o presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou uma tentativa de golpe. Tanques e militares armados invadiram a sede do governo, unidades do Exército foram vistas agrupadas nas praças e ruas da capital La Paz

“Chamamos o povo boliviano a se mobilizar e manter a calma, porque todos nós bolivianos, juntos, vamos derrotar qualquer intentona golpista”, disse Arce em pronunciamento à nação logo depois que militares derrubaram a porta do palácio presidencial.

“Sem dúvida, hoje, tem sido uma jornada atípica na vida de um país que quer democracia. Porque nós estamos em uma tentativa de golpe de Estado por militares que estão manchando o uniforme, atentando contra a constituição política do Estado”, continuou Arce.

O presidente boliviano convocou os militares a voltarem às suas unidades e foi respaldado por Wilson Sanchez, novo chefe do Exército. “Não queremos derramar sangue de inocentes”, disse Sanchez. 

Arce trocou todo o alto comando militar da Bolívia. Além de Sanchez, que assumiu o Exército, Gerardo Alvarez passa a comandar a Força Aérea, e Renan Wilson Guardia Ramirez, a Guarda Armada.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

O Brasil e a comunidade internacional reagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à tentativa de golpe, defendendo a democracia na América Latina. 

Leia Também

Lula se reuniu com o chanceler Mauro Vieira e com o assessor da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, pouco após a declaração. 

O Itamaraty emitiu uma nota em que condena a tentativa de golpe de Estado que ameaça o Estado democrático de Direito na Bolívia. 

“O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao presidente Luis Arce e ao governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o Mercosul, sob a égide do Protocolo de Ushuaia”.

Itamaraty

Mas não foi só o Brasil que se pronunciou sobre a tentativa de golpe na Bolívia. A comunidade internacional rapidamente se manifestou para condenar o ato. 

Pouco depois dos eventos, parte importante dos líderes da América Latina criticou as ações do exército local, o que também ocorreu com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE).

Um dos primeiros a se manifestar foi o secretário-geral da OEA, Luis Almagro. Em sua conta na rede social X, o representante condenou de "forma mais energética os acontecimentos". 

Segundo ele, o "Exército deve ser transferido para o poder civil legitimamente eleito. Enviamos nossa solidariedade ao presidente da Bolívia Luis Arce Catacora, ao seu governo e a todo o povo boliviano. A comunidade internacional, a OEA e a Secretaria Geral não tolerarão nenhuma quebra da ordem constitucional legítima na Bolívia ou em qualquer outro lugar".

A presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, Ursula Von der Leyen, reforçou o apoio do bloco às democracias. “Condeno firmemente as tentativas de derrubar o governo democraticamente eleito da Bolívia. A União Europeia apoia as democracias. Expressamos o nosso forte apoio à ordem constitucional e ao Estado de direito na Bolívia”, disse. 

O chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez, disse que o país condena "veementemente os movimentos militares". Na X, ele afirmou: "Enviamos ao Governo da Bolívia e ao seu povo o nosso apoio e solidariedade e fazemos um chamado para respeitar a democracia e o Estado de direito".

A presidente de Honduras, país que atualmente detém o mandato rotativo da Comunidade dos Estados latino-americanos e Caribenhos (Celac), Xiomara Castro, apelou "urgentemente aos presidentes dos países da Celac para que condenem o fascismo que hoje ataca a democracia na Bolívia e exijam o pleno respeito pelo poder civil e pela Constituição".

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, convidou "todo o povo boliviano à resistência democrática". "A América Latina deve unir-se em favor da democracia. A embaixada colombiana deve conceder refúgio aos perseguidos. Não haverá relação diplomática entre a Colômbia e a ditadura", afirmou.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, escreveu que não "podemos tolerar nenhuma quebra da ordem constitucional legítima na Bolívia ou em qualquer outro lugar".

A presidente eleita do México, Claudia Scheinbuam, afirmou que "o levantamento de algumas unidades das Forças Armadas da Bolívia é um atentado contra a democracia".

Menos alinhado ideologicamente ao governo de Arce, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, também condenou os eventos. "Fazemos um chamado enérgico para respeitar a democracia e o Estado de Direito", escreveu.

Posição semelhante adotou o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que afirmou que os acontecimentos foram "levados a cabo por um setor das suas Forças Armadas que ameaça a sua ordem democrática e constitucional". 

Golpe de Estado bate de novo na porta da Bolívia

Essa não foi a primeira vez que uma tentativa de golpe de Estado bate na porta da Bolívia — um país marcado por muita turbulência política.  

A mais recente tentativa aconteceu em 2019, quando o terceiro mandato de Evo Morales foi interrompido por um golpe de Estado que se seguiu a um movimento de protesto e greves reunindo setores populares, de classe média e empresariais. 

Morales havia acabado de ser eleito no primeiro turno das eleições presidenciais, em outubro, para um quarto mandato — que não tinha cobertura institucional. Ele renunciou à presidência e deixou a Bolívia.

Após Morales deixar o cargo, Jeanine Áñez Chávez se autoproclamou presidente interina da Bolívia. Ela e os apoiadores do golpe foram presos em 2021, junto com o ex-comandante do Exército boliviano, Jorge Pastor Mendieta Ferrufino, que liderou o golpe em 2019.

Vale lembrar que Arce e Evo Morales — que eram aliados — agora são adversários por causa das eleições presidenciais de 2025. Morales será o candidato do Movimento ao Socialismo (MAS).

Antes disso, em 2008, também houve tentativa de golpe na Bolívia, que fracassou. Na época, o governo denunciou o início de um "golpe civil" realizado pela oposição conservadora do Departamento de Santa Cruz, mas descartou a possibilidade de decretar um estado de sítio para diminuir a tensão política.

*Com informações do Estadão Conteúdo e do G1

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DIA 73

A resposta de Lula às tarifas de Trump: Brasil pode pegar pesado e recorrer à OMC

2 de abril de 2025 - 20:54

O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nos tempos modernos, existe ERP (prêmio de risco) de qualidade no Brasil?

2 de abril de 2025 - 20:00

As ações domésticas pagam um prêmio suficiente para remunerar o risco adicional em relação à renda fixa?

FIM DO MISTÉRIO

As tarifas de Trump: entenda os principais pontos do anúncio de hoje nos EUA e os impactos para o Brasil

2 de abril de 2025 - 18:09

O presidente norte-americano finalmente apresentou o plano tarifário e o Seu Dinheiro reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse anúncio tão aguardado pelo mercado e pelos governos; confira

ARTE EM ALTA

Três museus brasileiros estão entre os 100 mais visitados em 2024, mas nenhum deles é o MASP

2 de abril de 2025 - 18:00

Pesquisa feita pelo jornal especializado The Art Newspaper mostra que 2024 parece ter sido a volta aos níveis “normais” de visitações para muitos museus

60 ANOS DE BC

Não haverá ‘bala de prata’ — Galípolo destaca desafios nos canais de transmissão da política monetária

2 de abril de 2025 - 16:50

Na cerimônia de comemoração dos 60 anos do Banco Central, Gabriel Galípolo destacou a força da instituição, a necessidade de aprimorar os canais de transmissão da política monetária e a importância de se conectar com um público mais amplo

EM BAIXA

Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula atinge pior nível desde janeiro de 2023 e cai inclusive no Nordeste e entre mulheres

2 de abril de 2025 - 9:20

As novas medidas anunciadas e o esforço de comunicação parecem não estar gerando os efeitos positivos esperados pelo governo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa

2 de abril de 2025 - 8:13

Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA

E AGORA, LULA

O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA

2 de abril de 2025 - 6:29

O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano

O DIA DA LIBERTAÇÃO

O Super Bowl das tarifas de Trump: o que pode acontecer a partir de agora e quem está na mira do anúncio de hoje — não é só a China

2 de abril de 2025 - 6:01

A expectativa é de que a Casa Branca divulgue oficialmente os detalhes da taxação às 17h (de Brasília). O Seu Dinheiro ouviu especialistas para saber o que está em jogo.

DIA 72

Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA

1 de abril de 2025 - 19:32

Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas

MOSTRAS NA BIENAL

SP–Arte 2025: ingressos, programação e os destaques da maior feira de arte da América Latina 

1 de abril de 2025 - 9:01

Pavilhão da Bienal será ocupado com mostras de artistas brasileiros e estrangeiros contemporâneos e históricos dos séculos 20 e 21

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump

1 de abril de 2025 - 8:13

Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

PRIMEIRO EMPREGO

Últimos dias para se inscrever na Tenaris, Shopee, Ingredion, Dürr e Aon; confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil

31 de março de 2025 - 18:12

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços

31 de março de 2025 - 7:03

Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores

ATENÇÃO, CONCURSEIROS!

Conab abre concurso para 403 vagas, com salários de até R$ 8,1 mil; veja como participar

28 de março de 2025 - 18:30

Novo edital abre oportunidades em todas as unidades da Conab; inscrições vão de 14 de abril a 15 de maio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

CLASSE MÉDIA NA MIRA

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida deve impulsionar construtoras no curto prazo — mas duas ações vão brilhar mais com o programa, diz Itaú BBA

27 de março de 2025 - 16:33

Apesar da faixa 4 trazer benefícios para as construtoras no curto prazo, o Itaú BBA também vê incertezas no horizonte

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar