🔴 RETORNOS REAIS DE ATÉ 8,67% AO ANO, ISENTO DE IR – CONHEÇA A RENDA FIXA ‘TURBINADA’

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

DECISÃO À VISTA

Martelo (quase) batido: STF forma maioria para isentar PGBL e VGBL de ITCMD, o imposto sobre heranças, após morte do titular

Considerada inconstitucional por 6 dos 11 ministros da Corte, cobrança não poderá mais ser feita por estados

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
12 de dezembro de 2024
14:48 - atualizado às 10:06
Leilão Cedae
Imagem: Shutterstock

Uma das grandes questões no que diz respeito à previdência privada e à tributação de heranças no Brasil está perto de ser solucionada, mas os brasileiros já tiveram um “spoiler” da resposta.

Na noite da última quarta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) finalmente formou maioria para isentar os planos de previdência privada PGBL e VGBL do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), um tributo estadual que incide sobre a transmissão de bens por herança ou doação.

O processo tramitava na Corte desde dezembro de 2021, e o julgamento começou em agosto deste ano, quando o relator, ministro Dias Toffoli, votou pela inconstitucionalidade da cobrança de ITCMD sobre PGBLs e VGBLs.

Desde de então, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin seguiram o voto do relator, até que ontem, o ministro André Mendonça acompanhou os colegas e levou à formação de maioria para manter os planos de previdência privada isentos do tributo estadual.

Os demais ministros, Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques, têm até a próxima sexta-feira (13) para votar. Mas a formação de maioria indica que de fato os estados que costumam cobrar o ITCMD nessas situações não poderão mais fazê-lo, já que o tema tem repercussão geral, tornando-se válido para todos.

Cobrança sobre PGBLs e VGBLs vinha sendo alvo de polêmica

A alíquota do ITCMD atualmente varia de 2% a 8% de acordo com o estado e a situação de cobrança, se herança ou doação, mas muitos estados cobram alíquotas únicas, válidas para todos os casos.

Leia Também

Nem todos vinham cobrando o tributo sobre a transmissão de recursos dos planos de previdência aos seus beneficiários quando da morte do titular, mas tais cobranças, quando ocorreram, levaram muitas vezes a contestações por parte dos contribuintes, que consideram que um produto que se assemelha legalmente a um seguro e sequer passa por inventário não deveria ser tributado como herança.

Alguns estados inclusive chegaram a passar leis instituindo a cobrança, considerando que PGBLs e VGBLs fazem parte do patrimônio da pessoa falecida, ficando sujeitos à tributação sobre herança. Foi o caso do Rio de Janeiro, estado que deu origem à ação hoje julgada pelo STF.

Em seus votos, porém, os ministros do Supremo estão considerando que, como produtos de natureza securitária, os PGBLs e VGBLs de fato não devem ficar sujeitos ao imposto sobre heranças.

“O ministro Dias Toffoli faz uma distinção do que é um contrato de PGBL e VGBL do que é patrimônio normal, e faz três destaques: primeiro, que esses planos pertencem à categoria de seguros; segundo, que qualquer pessoa pode ser beneficiária, não precisa ser herdeiro necessário; terceiro, não necessariamente o direito de o beneficiário receber os valores se restringe à situação de morte do titular. Então, esses planos teriam uma natureza diferente, não daria para equipará-los a um fundo de investimento comum”, diz Ana Cláudia Utumi, sócia-fundadora da Utumi Advogados.

Isenção do ITCMD na previdência privada: quando passará a valer?

Por se tratar de um tema de repercussão geral, a decisão do STF no sentido de considerar inconstitucional a cobrança de ITCMD na transmissão de recursos de PGBLs e VGBLs a seus beneficiários quando da morte do titular do plano passará a valer para todo o país.

Assim, os estados não poderão mais cobrar o tributo nesses casos, mesmo que tenham passado leis neste sentido.

Mas a partir de quando a decisão irá valer?

Para Ana Cláudia Utumi, será preciso esperar até o trânsito em julgado para saber ao certo, pois mesmo após o término do julgamento, é possível que ainda haja embargos de declaração pedindo a modulação dos efeitos.

Em outras palavras, o STF pode ser instado a decidir a partir de que data a decisão será válida, se será retroativa e, se sim, a partir de quando.

Assim, não necessariamente quem já teve de pagar o imposto, quem está questionando a cobrança na Justiça ou mesmo quem for beneficiário de um plano cujo titular venha a falecer entre a formação de maioria na Corte e o trânsito em julgado do tema ficará isento do ITCMD nesses casos.

“Para quem tem disputas em aberto, é provável que a decisão seja válida. Mas para quem já pagou o ITCMD nesses casos, não entrou com ação judicial e agora deseja reaver o dinheiro, é preciso esperar o trânsito em julgado para saber se terá direito”, diz Utumi.

Após o trânsito em julgado e com a modulação dos efeitos definida, porém, a advogada entende que os contribuintes não precisarão mais se preocupar em pagar o ITCMD sobre a transmissão de recursos de PGBLs e VGBLs aos seus beneficiários. Isso porque a decisão do STF lhes dará respaldo.

“Se algum estado questionar a falta de pagamento, o contribuinte terá a seu favor a decisão do STF de que essa cobrança é inconstitucional. Ainda que o estado tente cobrar esses valores, vai perder na Justiça”, diz Utumi.

Vale lembrar que houve uma tentativa de se incluir a cobrança de ITCMD sobre a previdência privada sob determinadas condições na reforma tributária que tramita no Congresso, mas a medida foi retirada da legislação quando a Câmara finalmente aprovou o projeto.

“Do ponto de vista judicial, o STF agora declara inconstitucionalidade, e do ponto de vista de nova legislação, o Congresso também não deixou passar”, comenta a advogada.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump

26 de março de 2025 - 8:22

Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair

EM 1º DE ABRIL… E NÃO É MENTIRA

‘Taxa das blusinhas’: entenda por que vai ficar mais caro (de novo) comprar produtos da China

25 de março de 2025 - 16:35

As compras feitas em sites como Shein, Shopee e AliExpress passarão a pagar mais Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que sobe de 17% para 20% 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não fique aí esperando: Agenda fraca deixa Ibovespa a reboque do exterior e da temporada de balanços

21 de março de 2025 - 8:21

Ibovespa interrompeu na quinta-feira uma sequência de seis pregões em alta; movimento é visto como correção

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

PEQUENO ALÍVIO

Atualização da tabela vem aí: isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil fica para 2026, mas governo ‘dá um chorinho’ para este ano

18 de março de 2025 - 19:18

Assim como no ano passado, governo irá aumentar o limite de isenção do imposto de renda em 2025 para abarcar dois salários mínimos, considerando o valor atual do rendimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Contradições na bolsa: Ibovespa busca reação em dia de indicadores de atividade no Brasil e nos EUA

13 de março de 2025 - 8:16

Investidores também reagem ao andamento da temporada de balanços, com destaque para o resultado da Casas Bahia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem exceções: Ibovespa reage à guerra comercial de Trump em dia de dados de inflação no Brasil e nos EUA

12 de março de 2025 - 8:29

Analistas projetam aceleração do IPCA no Brasil e desaceleração da inflação ao consumidor norte-americano em fevereiro

BILHÕES A MENOS

PGBL ou VGBL? Veja quanto dinheiro você ‘deixa na mesa’ ao escolher o tipo de plano de previdência errado

12 de março de 2025 - 6:14

Investir em PGBL não é para todo mundo, mas para quem tem essa oportunidade, o aporte errado em VGBL pode custar caro; confira a simulação

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hegemonia em disputa: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de IPCA, dados de emprego nos EUA e balanços

10 de março de 2025 - 8:14

Temporada de balanços volta a ganhar fôlego enquanto bolsas têm novo horário de funcionamento, inclusive no Brasil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando você é o técnico: Ibovespa busca motivos para subir em dia decisão de juros do BCE

6 de março de 2025 - 8:09

Além do BCE, os investidores seguem de olho nas consequências da guerra comercial de Donald Trump

REFORMA TRIBUTÁRIA

As principais mudanças no ITCMD que podem deixar o imposto sobre heranças e doações mais caro a partir de 2026

5 de março de 2025 - 6:20

Segundo projeto de lei que regulamenta a reforma tributária será apreciado pelo Senado neste ano e versa, entre outros assuntos, sobre mudanças no ITCMD que podem pesar no bolso do contribuinte

PROFECIA AUTORREALIZÁVEL

Para os tubarões do mercado, tamanho pode ser um problema: rebalanceamento automático leva fundos de pensão a perder bilhões, diz estudo

26 de fevereiro de 2025 - 14:30

Segundo artigo da Duke Fuqua School of Business, esses grandes fundos perdem cerca de US$ 16 bilhões por ano porque outros investidores antecipam seu movimento de rebalanceamento de carteiras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um olhar pelo retrovisor: Ibovespa tenta manter alta com investidores de olho em balanços e Petrobras em destaque

26 de fevereiro de 2025 - 8:25

Além dos números da Petrobras, investidores repercutem balanços da Ambev, do IRB, da Klabin e da WEG, entre outros

IR 2025

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2025 já está disponível; veja como baixar

25 de fevereiro de 2025 - 17:05

Documento serve como comprovação do recebimento de benefícios da Previdência Social em 2024

COM A PALAVRA, O MINISTRO

Haddad vê mercado muito mais tenso — “não só no Brasil” — e fala em “obsessão de Lula” por equilíbrio fiscal

25 de fevereiro de 2025 - 12:52

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debateu os impactos do contexto internacional no Brasil e a economia nacional durante evento do BTG Pactual nesta manhã (25)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De onde não se espera nada: Ibovespa repercute balanços e entrevista de Haddad depois de surpresa com a Vale

21 de fevereiro de 2025 - 8:03

Agenda vazia de indicadores obriga investidores a concentrarem foco em balanços e comentários do ministro da Fazenda

APOSENTADOS NO MUNDO

Nova reforma da previdência? Aposentadoria pública brasileira é uma das menos sustentáveis do mundo; veja ranking dos melhores sistemas

21 de fevereiro de 2025 - 7:03

Apesar da necessidade de mais reformas, Previdência Social do Brasil tem a maior taxa de benefícios do mundo e alta cobertura da população, mostra levantamento da seguradora Allianz

DIAS DE LUTA OU DIAS DE GLÓRIA

Barata demais? Por que esse bancão recomenda a compra dos papéis da Ternium após queda de 40% do lucro

19 de fevereiro de 2025 - 17:37

Os BDRs e as ADRs da siderúrgica operam em queda nesta quarta-feira (19) em reflexo ao balanço do quarto trimestre de 2024, mas o BTG Pactual diz que é hora de colocar os papéis na carteira

INVESTIMENTOS DE 2024

6 em cada 10 reais dos brasileiros foi investido em renda fixa em 2024 — e 2025 deve repetir o mesmo feito, diz Anbima

13 de fevereiro de 2025 - 17:53

Brasileiros investiram 12,6% mais no ano passado e a renda fixa é a ‘queridinha’ na hora de fazer a alocação, segundo dados da associação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar