🔴 HOJE, 19h: Rumo aos R$ 100 MIL em 8 passos [Checklist Prático] SAIBA MAIS

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens antes de entrar no mercado financeiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.
É AMANHÃ

O que é a Travel Tuesday, a Black Friday das viagens? Veja como conseguir descontos em passagens aéreas e hotéis

Depois da Cyber Monday, focada em aparelhos eletrônicos, surge a “terça-feira das viagens”, fenômeno que cresce no exterior e chega bem tímido ao Brasil

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
2 de dezembro de 2024
15:37 - atualizado às 15:43
travel tuesday viagens desconto turismo
Imagem: Canva

Se você está procurando passagens e hotéis para viajar em 2025, então fique atento no Google Flights e nos sites das companhias aéreas e hospedagens amanhã. Isso porque vai rolar a chamada Travel Tuesday, conhecida como a “Black Friday das viagens”. 

O termo, ainda bem pouco conhecido no Brasil, foi popularizado no exterior pela plataforma de turismo Hopper, em 2018. 

Basicamente, a “terça-feira das viagens” é um período propício para encontrar promoções em bilhetes de avião e hospedagens. 

Ainda que não tenha – nem de longe – a influência e proporção da Black Friday tradicional e nem mesmo da Cyber Monday, a Travel Tuesday promete ser uma data cada vez mais importante para o turismo nos próximos anos. 

As buscas pelo termo “Travel Tuesday” cresceram 5 vezes nos últimos dois anos, segundo dados da consultoria McKinsey. A maior parte desse crescimento foi notado na América do Norte, mas países como Austrália, Holanda e Espanha e regiões como Reino Unido também viram o interesse aumentar nos últimos anos. 

Na Ásia, o fenômeno ainda é bem pequeno. Por lá, a “data de ouro” do varejo não é nem a Black Friday, e sim o Dia dos Solteiros da China, que ocorre em 11 de novembro.

Leia Também

Para onde os viajantes querem ir na Travel Tuesday?

Em 2023, a Travel Tuesday foi responsável por um dos picos de reservas de hotéis, cruzeiros e companhias aéreas pelos viajantes estadunidenses, de acordo com dados da plataforma de marketing de viagens Sojern

A Cyber Monday também foi bem relevante para os viajantes, que aproveitaram as ofertas on-line para garantir o próximo destino turístico.

Entre os destinos mais buscados, tiveram destaque aqueles com grande quantidade de resorts, como Bahamas, Cancun e Punta Cana. 

Em parte, isso pode ser explicado pelo fato de que, durante a Travel Tuesday, os viajantes procuram pacotes com desconto, que geralmente estão associados a esse tipo de hospedagem. 

Além disso, vale lembrar que a data ocorre durante o inverno nos Estados Unidos. Em busca de um clima veranesco, muitos turistas preferem viajar para regiões mais quentes.

"Mais pessoas estão investindo em viagens e experiências do que nunca", disse Hayley Berg, economista-chefe do Hopper, ao New York Times. "Por outro lado, também vimos mais marketing e mais fornecedores participando [da Travel Tuesday], então está realmente crescendo como uma bola de neve."

Veja só o gráfico elaborado pela McKinsey que considera os 15 lugares mais buscados pelos estadunidenses em 2023, durante a Travel Tuesday:

travel tuesday
viagens
turismo
black friday viagens
Fonte: McKinsey

Promoções e descontos para viajar em 2025

No Brasil, as companhias aéreas e agências de turismo ainda não estão usando a “Travel Tuesday” como estratégia de marketing.

No entanto, já é possível aproveitar algumas oportunidades na gringa. 

A Expedia está oferecendo até 30% de desconto em alguns hotéis, incluindo resorts all-inclusive em Cozumel e hotéis bem avaliados em Londres, Nova York e Paris. 

A TAP, companhia que faz voos diretos com frequência entre São Paulo e Lisboa, também está oferecendo tarifas promocionais para toda a Europa. Caso queira explorar a Escandinávia, a Scandinavian Airlines já entrou “na onda” da Black Friday de viagens. 

Redes de hotéis, como Marriot e Rosewood, também já embarcaram na estratégia para oferecer desconto em algumas hospedagens. 

* Com informações da Condé Nast Traveller.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar