🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Faz um Pix

Mais um vazamento de dados do Pix; BC diz que, desta vez, informações são de clientes da 99Pay

Exposição de informações de clientes ocorre num momento em que o meio de pagamento registra recordes sucessivos de uso diário

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
10 de julho de 2024
11:33 - atualizado às 11:06
Tem se tornado comum o vazamento de dados de clientes de instituições financeiras ao usar o Pix -

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (10), mais uma ocorrência de vazamento de dados cadastrais vinculados a chaves do Pix. Desta vez sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento.

Vazamentos e outros problemas, no entanto, têm sido recorrentes no uso do meio de pagamento.

É importante que o Banco Central e as instituições financeiras reforcem os mecanismos de segurança cibernética como forma de evitar desgaste da imagem e da credibilidade do Pix, especialmente porque o meio vem registrando recorde após recorde em seu uso.

No caso com a 99Pay, foram potencialmente expostos dados cadastrais vinculados a 39.088 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC.

Dados cadastrais foram vazados

Segundo a instituição, as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Leia Também

De acordo com a autoridade monetária, o incidente de segurança ocorreu por "falhas pontuais" em sistemas da 99Pay.

"Foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente", acrescentou o BC.

Os clientes que tiveram seus dados expostos serão notificados por meio do aplicativo ou pelo internet banking de seus bancos.

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação com os usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", disse o BC.

Outros casos problemáticos

Há um mês, no dia 11 de junho, o BC comunicou o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da iugu Instituição de Pagamento e da Pagcerto Instituição de Pagamento, “em razão de falhas pontuais em sistemas dessas instituições”.

No início de abril, os cliente do C6 Bank relataram problemas de instabilidade com a ferramenta digital, especialmente na realização de Pix. Os problemas na plataforma do C6 começaram por volta das 9h do dia 5 de abril, segundo dados do site DownDetector. A plataforma produz relatórios de problemas ocorridos durante as 24 horas anteriores.

Às 9h50 daquele dia, o número de reclamações no DownDetector ultrapassava a marca de 1,3 mil notificações.

Questionado, o C6 respondeu logo após as 12h00. “Algumas funções do aplicativo do C6 Bank ficaram instáveis na manhã de hoje, sexta-feira (5/4). A situação já voltou ao normal para a maior parte dos clientes. Apenas o envio de Pix apresenta intermitências no momento – e para pequena parcela dos usuários”, informou o banco, complementando que trabalhava para sanar as instabilidades o mais rápido possível.

Banco do Brasil

Para clientes do Banco do Brasil, os problemas de instabilidade aconteceram no início de fevereiro. No dia 2, logo após as 16h, o site DownDetector relatava mais de 500 problemas. De acordo com a plataforma, 74% das notificações envolviam o Pix.

Na segunda-feira (8), o Banco Central informou que o volume de transações diárias do Pix atingiu 224,2 milhões na sexta-feira anterior, dia 5, novo recorde diário.

Antes, o volume mais alto havia sido contabilizado no dia 7 de junho, com 206,8 milhões de transações.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil", disse o BC, em nota.

Mecanismo para solucionar fraudes

Para evitar problemas e tentar solucionar parte de fraudes ocorridas com o Pix, a Febraban e o BC iniciaram em junho debates sobre melhorias para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, o que pode atrapalhar a vida dos golpistas.

O MED é o sistema que permite ao usuário reaver recursos em transações feitas pela ferramenta de pagamento instantâneo. Batizado de MED 2.0, o projeto foi proposto pela federação dos bancos, e seu desenvolvimento ocorrerá ao longo do segundo semestre, com implementação prevista para o final de 2025.

Segundo a Febraban, com o MED, quando o cliente é vítima de fraude, golpe ou crime, pode reclamar em sua instituição nos canais de atendimento em até 80 dias da data da realização do Pix.

“Ao efetuar a reclamação, os recursos são bloqueados na conta do recebedor para análise detalhada do caso e, se for considerado procedente, os recursos são devolvidos à vítima. Entretanto, esta devolução depende de disponibilidade de fundos na conta do fraudador”, informa a federação dos bancos.

No fluxo atual, a notificação de infração associada à devolução permite o bloqueio de valores apenas na primeira conta recebedora do recurso, ou seja, na primeira camada a qual o dinheiro foi enviado.

Camadas de triangulação

A Febraban afirma que propôs ao Banco Central mudanças para que o fluxo atual permita o bloqueio de valores até outras camadas de triangulação do recurso, o que foi aceito pelo regulador. “O objetivo é reduzir a prática das diferentes modalidades de fraudes e golpes utilizando o Pix como meio”, diz texto da Febraban.

“Já observamos que os criminosos espalham o dinheiro proveniente de golpes e crimes em várias contas de forma muito rápida e, por isso, é importante aprimorar o sistema para que ele atinja mais camadas”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, no texto distribuído pela entidade.

“A Febraban acredita que o MED 2.0 será um grande avanço para a prevenção e combate a golpes e fraudes e possibilitará também maior êxito no bloqueio e recuperação de valores”, complementa.

*(Com informações do Estadão Conteúdo)

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Acaba logo, pô! Ibovespa aguarda o fim da cúpula do G20 para conhecer detalhes do pacote fiscal do governo

19 de novembro de 2024 - 8:02

Detalhes do pacote já estão definidos, mas divulgação foi postergada para não rivalizar com as atenções à cúpula do G20 no Rio

ANOTE NO CALENDÁRIO

A B3 vai abrir no dia da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios na estreia do novo feriado nacional

19 de novembro de 2024 - 7:02

É a primeira vez que o Dia da Consciência Negra consta no calendário dos feriados nacionais. Como de costume, as comemorações devem alterar o funcionamento dos principais serviços públicos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O Brasil (ainda não) voltou — mas isso vai acontecer

18 de novembro de 2024 - 20:00

Depois de anos alijados do interesse da comunidade internacional, voltamos a ser destaque na imprensa especializada. Para o lado negativo, claro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: balanço da Nvidia (NVDC34) e reunião do CMN são destaques em semana com feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 7:03

A agenda econômica também conta com divulgação da balança comercial na Zona do Euro e no Japão; confira o que mexe com os mercados nos próximos dias

EMBOLOU O MEIO DE CAMPO

Milei muda de posição na última hora e tenta travar debate sobre taxação de super-ricos no G20

16 de novembro de 2024 - 9:11

Depois de bloquear discussões sobre igualdade de gênero e agenda da ONU, Milei agora se insurge contra principal iniciativa de Lula no G20

ALÍVIO NO BOLSO

Azeite a peso de ouro: maior produtora do mundo diz que preços vão cair; saiba quando isso vai acontecer e quanto pode custar

15 de novembro de 2024 - 17:31

A escassez de azeite de oliva, um alimento básico da dieta mediterrânea, empurrou o setor para o modo de crise, alimentou temores de insegurança alimentar e até mesmo provocou um aumento da criminalidade em supermercados na Europa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A arte de negociar: Ação desta microcap pode subir na B3 após balanço forte no 3T24 — e a maior parte dos investidores não tem ela na mira

15 de novembro de 2024 - 9:32

Há uma empresa fora do radar do mercado com potencial de proporcionar uma boa valorização para as ações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um passeio no Hotel California: Ibovespa tenta escapar do pesadelo após notícia sobre tamanho do pacote fiscal de Haddad

14 de novembro de 2024 - 8:19

Mercado repercute pacote fiscal maior que o esperado enquanto mundo político reage a atentado suicida em Brasília

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Abrindo a janela de Druckenmiller para deixar o sol entrar

13 de novembro de 2024 - 20:00

Neste exato momento, enxergo a fresta de sol nascente para o próximo grande bull market no Brasil, intimamente correlacionado com os ciclos eleitorais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quantidade ou qualidade? Ibovespa repercute ata do Copom e mais balanços enquanto aguarda pacote fiscal

12 de novembro de 2024 - 8:11

Além da expectativa em relação ao pacote fiscal, investidores estão de olho na pausa do rali do Trump trade

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Algumas coisas que aprendi em 15 anos

11 de novembro de 2024 - 19:48

O grande campeão é o sujeito que acaba de sofrer uma grande vergonha e, pouco tempo depois, está ali novamente de pé, pronto para uma nova luta

FOME DE AQUISIÇÕES

Mubadala não tem medo do risco fiscal: “Brasil é incrível para se investir”, diz diretor do fundo árabe

11 de novembro de 2024 - 17:12

O Mubadala Capital, fundo soberano de Abu Dhabi, segue com “fome de Brasil”, apesar das preocupações dos investidores com o fiscal

FAZ O PIX (PELO ZAP)

Pix pelo WhatsApp: PicPay usa inteligência artificial para acelerar pagamento instantâneo via app de mensagens; entenda como funciona

11 de novembro de 2024 - 15:34

Em parceria com a Meta, fintech criou um chatbot ‘fora dos moldes tradicionais para agilizar pagamentos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em ritmo de festa: Ibovespa começa semana à espera da prévia do PIB; Wall Street amanhece em alta

11 de novembro de 2024 - 8:01

Bolsas internacionais operam em alta e dão o tom dos mercados nesta segunda-feira; investidores nacionais calibram expectativas sobre um possível rali do Ibovespa

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Prévia do PIB é destaque em semana com feriado no Brasil e inflação nos EUA

11 de novembro de 2024 - 7:03

A agenda econômica da semana ainda conta com divulgação da ata da última reunião do Copom e do relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)

FALHA NO SISTEMA

Vazamento na Caixa Econômica Federal: BC revela exposição de dados de centenas de chaves Pix de clientes do banco

9 de novembro de 2024 - 9:31

Segundo o BC, a exposição ocorreu em 24 e 25 de setembro e abrangeu informações como o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você quer 0 a 0 ou 1 a 1? Ibovespa repercute balanço da Petrobras enquanto investidores aguardam anúncio sobre cortes

8 de novembro de 2024 - 8:17

Depois de cair 0,51% ontem, o Ibovespa voltou ao zero a zero em novembro; índice segue patinando em torno dos 130 mil pontos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Jogando nas onze: Depois da vitória de Trump, Ibovespa reage a Copom, Fed e balanços, com destaque para a Petrobras

7 de novembro de 2024 - 8:17

Investidores estão de olho não apenas no resultado trimestral da Petrobras, mas também em informações sobre os dividendos da empresa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar