A pensão alimentícia que pago está indo inteira para a mãe do meu filho. Ele nem sequer mora mais no Brasil. Posso pedir reembolso?

Se fôssemos fazer um ranking de temas que mais recebemos dos leitores de A Dinheirista, pensão alimentícia certamente estaria no top 5. São dezenas de dúvidas na nossa caixa de e-mail, em especial depois de um vídeo sobre o assunto ter viralizado nas redes sociais.
A maioria tem um tópico em comum: é possível pedir reembolso quando o dinheiro que está sendo pago não é bem utilizado ou nem mesmo vai para o filho (a)?
É uma situação dessas que A Dinheirista responde sobre um caso que segue essa linha:
Meu filho de 21 anos se mudou para os Estados Unidos ilegalmente. Ele não está estudando e simplesmente abandonou tudo por aqui. Por isso, entrei com um processo para parar de pagar pensão alimentícia, mas ainda não tive retorno. Enquanto isso, quem está recebendo o dinheiro é a mãe dele. Isso é certo? Poderei pedir o reembolso desses valores?
A resposta está no vídeo logo abaixo. Confira e aproveite para se inscrever no canal do Seu Dinheiro. Assim, você recebe alertas sempre que soltarmos:
- Novos vídeos do quadro A Dinheirista, com a solução de várias tretas envolvendo dinheiro e os macetes para você proteger seu patrimônio em todas essas situações;
- Análises de investimentos diárias de acordo com o noticiário que movimenta o mercado financeiro;
- Entrevistas exclusivas com grandes analistas e gestores que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu bolso.
Ou seja, um ecossistema completo e gratuito que favorece o Seu Dinheiro. Clique aqui e se inscreva no canal do Seu Dinheiro no YouTube.
VEJA TAMBÉM – Posso parar de pagar pensão alimentícia de uma filha que não vejo há anos?
Em outro vídeo do quadro apresentado pela repórter especialista em finanças pessoais, Julia Wiltgen, a pergunta é outra:
Pago pensão alimentícia para uma filha que não vejo há anos. Posso parar de pagar?
A resposta está no vídeo logo a seguir, confira e aproveite para se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube. Basta clicar aqui.
Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?
É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele
Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?
Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?
Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?
Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?
Engravidei de um homem casado: quais são meus direitos?
“Engravidei de um homem casado. Ele me prometeu uma casa e pensão certinho, mas não registrou a criança. Agora a esposa descobriu e perdoou, mas ele sumiu e não fala mais comigo. Estou sem nada. O que posso fazer? A criança nasce em alguns meses”. Essa é a pergunta que abre o episódio mais recente […]
‘Pago pensão há 5 anos e descobri que o filho não é meu’: o que diz a justiça? A resposta vai te surpreender
Depois de pagar 60 meses de pensão, ele descobriu que o filho não é dele… O que você faira? Veja o que A Dinheirista tem a dizer.
Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos
Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?
Pensão alimentícia: ele será obrigado a pagar, mas não é pai biológico — a internet descobriu e não perdoou
A internet foi à loucura ao saber que ele terá que pagar pensão depois de descobrir que não é pai biológico
Preciso pagar pensão alimentícia até meu filho atingir que idade? A resposta não é tão exata quanto você gostaria
Leitor deseja saber até que idade os filhos têm direito a receber pensão alimentícia; fator não é tão determinante para pagamento quanto se imagina
Pago pensão alimentícia em valor menor que o acordado na Justiça; posso ter problemas?
Leitor também quer saber se pode parar de pagar a pensão de seu filho que já completou 25 anos
Pensão alimentícia: pai do meu filho declarou renda menor para poder pagar pouco; posso tentar aumentar o valor?
Mulher alega que pensão se baseia em rendimento muito menor que a da verdadeira renda do ex, que é autônomo e tira R$ 30 mil por mês