🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
DUELO DE TITÃS NA BOLSA

Depois das Sete Magníficas, vem aí as “Super Sete”: por que o Citi aposta que as ações da Europa têm mais potencial que as americanas

O banco fez uma avaliação baseada em retorno, múltiplos e preço e concluiu que as ações do Velho Continente podem render bons frutos para quem apostar nelas agora

Carolina Gama
2 de março de 2024
9:03 - atualizado às 19:05
big techs
Big techs - Imagem: Shutterstock

Impulsionadas pela corrida da inteligência artificial, as chamadas Sete Magníficas (Apple, Amazon, Alphabet, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla) impressionaram o mercado com um retorno de 107% em 2023 — mais que o dobro dos 43% do Nasdaq, principal referência dos investidores de tecnologia.

Mas se você está de olho em outras sete ações com potencial de retorno semelhante, deveria agora “cruzar o oceano”. Um grupo de empresas europeias, batizadas de Super Sete promete repetir o brilho das americanas a preços menores, de acordo com o Citi. 

Segundo o banco, as Super Sete europeias são mais baratas que as Sete Magníficas dos EUA, oferecem margens igualmente atraentes e tiveram desempenho 70% inferior às norte-americanas desde o início de 2023, deixando espaço para recuperação. 

  • LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas pra você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Quem são as Super Sete da Europa? O grupo é formado por:

  • Novo Nordisk (NVO; N1VO34)

Empresa de saúde que se popularizou com o Ozempic e o Wegovy, medicamentos até então para diabetes, que passaram a ser usados como uma espécie de fórmula mágica do emagrecimento.  

  • ASML (ASML; ASML34)

É uma multinacional holandesa considerada a maior fornecedora de sistemas de litografia para a indústria de semicondutores e que, há um ano, foi considerada a empresa de tecnologia mais valiosa da Europa. 

Leia Também

  • LVMH (LVMH)

É o maior grupo de luxo do mundo, com marcas emblemáticas como Louis Vitton, Dior, Tiffany e Moët & Chandon. O grupo é comandado por Bernard Arnault, considerado hoje o homem mais rico do mundo pela Forbes. 

  • SAP (SAP; SAPP34)

É uma multinacional alemã de software com sede em Walldorf, Baden-Württemberg. A empresa desenvolve software empresarial para gerenciar operações comerciais e relações com clientes. É uma fornecedora mundial de software de planejamento de recursos empresariais.

  • Schneider (SU)

É uma empresa francesa especializada em automação digital e gestão de energia com atuação em residências, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias, combinando tecnologias de energia, automação em tempo real, software e serviços.

  • Richemont (CFR)

A Compagnie Financière Richemont S.A., ou apenas Richemont, é uma holding de bens de luxo com sede na Suíça, fundada em 1988 pelo empresário sul-africano Johann Rupert. Por meio das diversas subsidiárias, produz e vende joias, relógios, artigos de couro, canetas, armas de fogo, roupas e acessórios.

  • Ferrari (RACE)

Fabricante italiana de carros esportivos de luxo com sede em Maranello, foi fundada por Enzo Ferrari, em 1939. Apesar do êxito nos anos 50, a marca viveu na década de 60 um dos momentos mais difíceis. Resistiu ao assédio da Ford e hoje tem 90% das ações nas mãos da Fiat. 

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

As Big 3 das Super Sete

As Super Sete contribuíram com cerca de 20% dos retornos do mercado europeu em 2023 e com 65% dos retornos acumulados neste ano, de acordo com cálculos do Citi. 

Na mesma base de comparação, as Sete Magníficas apresentam um comportamento oposto. Ou seja, contribuíram mais para os retornos do S&P 500 em 2023 do que no acumulado deste ano. 

“Em relação ao ano passado, a Europa é especialmente impressionante. Ao focar nas ‘Big 3’ — Novo Nordisk, ASML e LVMH — a participação nos ganhos saltou de 15% em 2023 para 45% no acumulado do ano”, diz o Citi em relatório. 

Segundo o banco, as empresas dominantes com menos concorrência se beneficiam desproporcionalmente dos ventos favoráveis da indústria e enfrentam menos riscos. 

“Essa dinâmica é particularmente verdadeira para as grandes ações dos EUA e da Europa”, diz o Citi. 

O que a Europa tem que os EUA não têm?

As valorizações elevadas nos EUA, acompanhadas do crescimento da economia norte-americana no ano passado, reduzem o espaço para ganhos que chamem a atenção do mercado, segundo o Citi. 

“Para aqueles que estão preocupados com as elevadas valorizações dos EUA, e especialmente com o crescimento norte-americano, gostaríamos de salientar que não é apenas o valor europeu que parece muito atraente em comparação com os pares nos EUA”, diz o Citi em relatório. 

Segundo o banco, o chamado Crescimento Europeu está agora sendo negociado com um desconto de 30% em relação ao Crescimento dos EUA — contra um desconto médio de 15% em 10 anos.

Em outras palavras: as 7 Magníficas podem continuar subindo, mas as Super Sete estão mais baratas. 

Vivemos uma bolha?

A disparada das Sete Magníficas e o potencial ganho das Super Sete podem despertar um velho temor entre os investidores: o de uma bolha — uma análise que, por enquanto, foi descartada pelo Citi. 

Cálculos do banco indicam que os múltiplos atuais estão bem abaixo dos níveis de 1999 a 2000. Além disso, o Citi chama atenção para o pano de fundo, que é significativamente diferente agora. 

“O momento atual de gastos em infraestrutura e produtos de inteligência artificial terá eventualmente que se traduzir em receitas incrementais e motores de crescimento, mas achamos que é prematuro julgar isso agora”, diz o Citi em relatório. 

Em termos de comparação, o banco revistou bolhas dos últimos 40 anos: Japão no final da década de 1980, Nasdaq/S&P no final da década de 1990 e mercados emergentes (China e Índia) em 2007. 

“De uma perspectiva de 12 meses para frente, o Nasdaq, por exemplo, negocia 30x o preço sobre o lucro, bem abaixo da bolha do Japão de 50x”, diz o Citi.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AUTOMÓVEIS

Equipe de Trump quer destravar o mercado de carros autônomos e ações do setor reagem em NY — será a vez do robotáxi da Tesla e o fim da Uber?

18 de novembro de 2024 - 19:40

Segundo a Bloomberg, governo de transição do republicano planeja nova estrutura federal para flexibilizar a legislação existente; ações da Tesla dispararam e concorrentes caem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

NÃO TEVE B3, MAS OS GRINGOS OPERARAM

Nova York naufragou: ações que navegavam na vitória de Trump afundam e bolsas terminam com fortes perdas — Tesla (TSLA34) se salva

15 de novembro de 2024 - 18:10

Europa também fechou a sexta-feira (15) com perdas, enquanto as bolsas na Ásia terminaram a última sessão da semana sem uma direção comum, com dados da China e do Japão no radar dos investidores

DAS TELAS PARA A VIDA REAL

O robô humanoide da Nvidia (NVDC34) vem aí: conheça o Jetson Thor, a novidade da gigante de chips prevista para o 1S25

14 de novembro de 2024 - 19:20

Agora, a Nvidia tem como alvo um mercado fragmentado de centenas de milhares de fabricantes de robôs, em contraste com o mercado concentrado de smartphones dominado por grandes players

TECNOLOGIA

Japão de volta à guerra dos chips: a nova aposta do país para ressuscitar sua indústria de semicondutores e recuperar a coroa de potência global do setor

14 de novembro de 2024 - 16:39

O governo japonês lançará um pacote de trilhões de ienes (cerca de R$ 370 bilhões) por meio de subsídios para investimentos até o 2030

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um passeio no Hotel California: Ibovespa tenta escapar do pesadelo após notícia sobre tamanho do pacote fiscal de Haddad

14 de novembro de 2024 - 8:19

Mercado repercute pacote fiscal maior que o esperado enquanto mundo político reage a atentado suicida em Brasília

EMBATE NAS BIG TECHS

Amazon vai ‘bater de frente’ com a Nvidia? Big tech investe pesado para criar chips de inteligência artificial; entenda o motivo

13 de novembro de 2024 - 16:37

Através da subsidiária Annapurna Labs, empresa de Jeff Bezos está construindo infraestrutura de IA ‘do zero’

THANK YOU MISTER PRESIDENT

Rali do Trump Trade: eleição do presidente faz bitcoin (BTC) renovar máximas históricas a US$ 91 mil e mercado de criptomoedas sobe hoje

13 de novembro de 2024 - 12:36

Todo o corpo de ministros que o novo presidente está formando aponta para tornar o mercado de criptomoedas um dos pontos fortes da gestão do republicano

ESCOLHAS HETERODOXAS

De Elon Musk a âncora da Fox News: ministros escolhidos por Donald Trump agradam correligionários e deixam críticos de cabelo em pé

13 de novembro de 2024 - 11:38

De lado a lado, elogios e críticas às escolhas de Donald Trump para seu gabinete de governo têm motivos parecidos

VENDENDO AMZN

Jeff Bezos está ‘se livrando’ de ações da Amazon? Veja quanto o bilionário fundador da big tech já vendeu desde julho

13 de novembro de 2024 - 11:12

Apesar de ter vendido bilhões de dólares em ações nos últimos meses, Jeff Bezos continua sendo o maior acionista da Amazon

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

QUESTÕES REGULATÓRIAS

Zuckerberg levou a pior? Meta é ‘forçada’ a mudar estratégia de negócios do Facebook e do Instagram na Europa; entenda o que aconteceu por lá

12 de novembro de 2024 - 19:42

Serviço de assinaturas das plataformas, lançado no ano passado, tem redução de preços; além disso, nova versão gratuita também é anunciada

MERCADO DE ARTE

Arte de milionária: primeira pintura feita por robô humanoide é vendida por mais de US$ 1 milhão

12 de novembro de 2024 - 17:30

A obra em homenagem ao matemático Alan Turing tem valor próximo ao do quadro “Navio Negreiro”, de Cândido Portinari, que foi leiloado em 2012 por US$ 1,14 milhão e é considerado um dos mais caros entre artistas brasileiros até então

TEMPORADA DE RESULTADOS

“Estamos absolutamente prontos para abrir capital”, diz CEO do BV após banco registrar lucro recorde no 3T24

11 de novembro de 2024 - 18:36

O BV reportou um lucro líquido de R$ 496 milhões no terceiro trimestre de 2024, um recorde para a instituição em apenas três meses

FAZ O PIX (PELO ZAP)

Pix pelo WhatsApp: PicPay usa inteligência artificial para acelerar pagamento instantâneo via app de mensagens; entenda como funciona

11 de novembro de 2024 - 15:34

Em parceria com a Meta, fintech criou um chatbot ‘fora dos moldes tradicionais para agilizar pagamentos

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Gestor da Itaú Asset aposta em rali de fim de ano do Ibovespa com alta de até 20% — e conta o que falta para a arrancada 

11 de novembro de 2024 - 6:19

Luiz Ribeiro é responsável pelas carteiras de duas famílias de fundos de ações da Itaú Asset e administra um patrimônio de mais de R$ 2,2 bilhões em ativos

‘TRUMP TRADE’

Com ações em alta em NY após vitória de Trump, Tesla atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado — e Elon Musk fica ainda mais rico

8 de novembro de 2024 - 18:32

Musk foi um dos principais apoiadores do republicado e chegou a contribuir com mais de US$ 130 milhões para a campanha

HIDROGÊNIO VERDE

Energia limpa: montadora chinesa fecha parceria com Governo de MG e universidade para cooperação no desenvolvimento de hidrogênio verde

8 de novembro de 2024 - 16:50

Memorando de Entendimento (MoU) visa a transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de energia limpa em veículos da FTXT/GWM

colhendo a recompensa

Nasce uma estrela: as recompensas da aposta de Elon Musk em Donald Trump

7 de novembro de 2024 - 19:00

Tesla, SpaceX e outras gigantes de tecnologia ganham terreno com a aliança entre negócios e política nos EUA

MELHOR QUE O ESPERADO

Magazine Luiza (MGLU3) “à prova de Selic”: Varejista surpreende com lucro de R$ 102 milhões e receita forte no 3T24 

7 de novembro de 2024 - 18:43

No quarto trimestre consecutivo no azul, o lucro líquido do Magalu veio bem acima das estimativas do mercado, com ganhos da ordem de R$ 35,8 milhões

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar