🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de empresas no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

PROCESSO SUCESSÓRIO

Sucessão de Campos Neto no BC assusta parte do mercado — mas CEO do Bradesco (BBDC4) “não perde o sono” com a transição 

Em evento, Marcelo Noronha ainda revelou as perspectivas para o futuro dos juros no Brasil e o que espera para a situação fiscal do país

Camille Lima
Camille Lima
25 de junho de 2024
16:05 - atualizado às 10:11
CEO do Bradesco, Marcelo Noronha fala sobre sucessão de Campos Neto no Banco Central
CEO do Bradesco, Marcelo Noronha fala sobre sucessão de Campos Neto no Banco Central - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Canva Pro / Montagem Seu Dinheiro

O fim do mandato de Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central está cada vez mais próximo — e, com o passar dos dias, a ansiedade de parte do mercado financeiro se torna cada vez mais latente. Porém, para o CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha, a transição no BC não é motivo de preocupação.

“Eu não estou perdendo meu sono com isso não”, afirmou o executivo, em conversa com jornalistas durante o evento Febraban Tech 2024. 

Na avaliação do presidente do banco, o Brasil deve experimentar um processo de transição “equilibrado” na instituição. “Eu confio que tanto o Banco Central quanto o ministro da Fazenda vão procurar fazer a melhor transição possível”, disse.

Relembrando, desde 2021, a lei de autonomia do Banco Central garante mandatos fixos ao presidente e diretores da autarquia de quatro anos, não coincidentes com o mandato do Presidente da República, com direito a uma recondução.

No caso de Roberto Campos Neto, esse prazo vence em dezembro de 2024 — e o economista já deixou claro que não tem a intenção de estender sua permanência como presidente do Banco Central até 2028.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente. 

Além da sucessão de Campos Neto

Para além da sucessão de Roberto Campos Neto no Banco Central, Noronha também comentou sobre as perspectivas sobre o rumo dos juros no país. 

Leia Também

Atualmente, o Bradesco trabalha com uma taxa terminal entre 10,25% e 10,50% ao ano — em linha com as estimativas do mercado, que prevê que a Selic encerre o ano em 10,50%, de acordo com a última edição do Boletim Focus do BC.

Questionado sobre a possibilidade de o Copom elevar os juros no curto prazo, o CEO afirmou que “não trabalha com essa perspectiva hoje”. 

“Acho que vai depender das variáveis para eles tomarem esse tipo de decisão. Não parece ser a vontade [do Copom], pelo que a gente viu no comunicado de manutenção da taxa. Na minha leitura, pareceu que o BC disse que iria segurar a taxa com base técnica e tentar prolongar isso um pouco mais para ver os comportamentos”, disse.

Vale lembrar que, na semana passada, em decisão unânime, o Copom interrompeu os cortes na Selic e manteve a taxa básica de juros em 10,50% ao ano.

Para Noronha, é preciso acompanhar o comportamento da inflação e da taxa de juros nos Estados Unidos para entender os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) — que devem ter influência direta no futuro da política monetária brasileira.

VEJTA TAMBÉM - Entrevista exclusiva: Direita ou esquerda? Tabata Amaral fala sobre planos para a cidae de São Paulo

E o fiscal?

Outro grande temor do mercado sobre a economia brasileira hoje é o cenário fiscal do Brasil. 

As discussões sobre os gastos do governo se tornaram cada vez mais presentes entre as figuras do setor financeiro do país, especialmente em meio às expectativas com o Orçamento de 2025, que deve sair em agosto deste ano.

Mas para o CEO do Bradesco (BBDC4), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, estão “comprometidos a trabalhar intensamente pelo equilíbrio”.  

“A gente acredita que a Fazenda vai efetivamente articular e conseguir, junto com o Ministério do Planejamento, fazer o orçamento adequado”, disse Noronha. 

“O relator da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] sinalizou que poderia trabalhar na desvinculação da receita de despesas, que é importante para dar maior flexibilidade para o Orçamento do ano que vem”, acrescentou.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil — mas há chance de transformar Trump em cabo eleitoral improvável de Lula?

8 de abril de 2025 - 6:37

Impacto da guerra comercial de Trump sobre a economia pode reduzir pressão inflacionária e acelerar uma eventual queda dos juros mais adiante no Brasil (se não acabar em recessão)

DIAS 76 E 77

O grosseiro erro de cálculo de Donald Trump

7 de abril de 2025 - 11:36

Analistas de think tank conservador dizem que cálculo de Trump está errado e que as tarifas não têm nada de recíprocas nem fazem sentido do ponto de vista econômico

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: IPCA, ata do Fomc e temporada de balanços nos EUA agitam semana pós-tarifaço de Trump

7 de abril de 2025 - 6:30

Além de lidar com o novo cenário macroeconômico, investidores devem acompanhar uma série de novos indicadores, incluindo o balanço orçamentário brasileiro, o IBC-Br e o PIB do Reino Unido

QUEM VAI FICAR COM ELE?

Banco Master: Reunião do Banco Central indica soluções para a compra pelo BRB — propostas envolvem o BTG

6 de abril de 2025 - 12:13

Apesar do Banco Central ter afirmado que a reunião tratou de “temas atuais”, fontes afirmam que o encontro foi realizado para discutir soluções para o Banco Master

conteúdo BTG Pactual

Brasil x Argentina na bolsa: rivalidade dos gramados vira ‘parceria campeã’ na carteira de 10 ações do BTG Pactual em abril; entenda

5 de abril de 2025 - 12:00

BTG Pactual faz “reformulação no elenco” na carteira de ações recomendadas em abril e tira papéis que já marcaram gol para apostar em quem pode virar o placar

START NO 'TARIFAÇO'

Tarifas gerais de Trump começam a valer hoje e Brasil está na mira; veja como o governo quer reagir

5 de abril de 2025 - 10:48

Além do Brasil, Trump também impôs tarifa mínima de 10% a 126 outros países, como Argentina e Reino Unido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

ADEUS, CARTÃO

Pix parcelado já tem data marcada: Banco Central deve disponibilizar atualização em setembro e mecanismo de devolução em outubro

3 de abril de 2025 - 18:29

Banco Central planeja lançar o Pix parcelado, aprimorar o Mecanismo Especial de Devolução e expandir o pagamento por aproximação ainda em 2025; em 2026, chega o Pix garantido

MAIS QUE FRIENDS, HERMANOS

Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump

3 de abril de 2025 - 16:13

Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse

ANÁLISE MACRO

Luis Stuhlberger: ‘Brasil saiu muito beneficiado’ após tarifas de Trump; dos ativos globais, bitcoin e ouro saem ganhando, e uma moeda se destaca

3 de abril de 2025 - 13:18

Em evento da Icatu Seguros, o gestor do fundo Verde analisou o impacto das tarifas recíprocas anunciadas ontem nos mercados globais e apontou ganhadores e perdedores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nos tempos modernos, existe ERP (prêmio de risco) de qualidade no Brasil?

2 de abril de 2025 - 20:00

As ações domésticas pagam um prêmio suficiente para remunerar o risco adicional em relação à renda fixa?

FIM DO MISTÉRIO

As tarifas de Trump: entenda os principais pontos do anúncio de hoje nos EUA e os impactos para o Brasil

2 de abril de 2025 - 18:09

O presidente norte-americano finalmente apresentou o plano tarifário e o Seu Dinheiro reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse anúncio tão aguardado pelo mercado e pelos governos; confira

ARTE EM ALTA

Três museus brasileiros estão entre os 100 mais visitados em 2024, mas nenhum deles é o MASP

2 de abril de 2025 - 18:00

Pesquisa feita pelo jornal especializado The Art Newspaper mostra que 2024 parece ter sido a volta aos níveis “normais” de visitações para muitos museus

60 ANOS DE BC

Não haverá ‘bala de prata’ — Galípolo destaca desafios nos canais de transmissão da política monetária

2 de abril de 2025 - 16:50

Na cerimônia de comemoração dos 60 anos do Banco Central, Gabriel Galípolo destacou a força da instituição, a necessidade de aprimorar os canais de transmissão da política monetária e a importância de se conectar com um público mais amplo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa

2 de abril de 2025 - 8:13

Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA

E AGORA, LULA

O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA

2 de abril de 2025 - 6:29

O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano

O DIA DA LIBERTAÇÃO

O Super Bowl das tarifas de Trump: o que pode acontecer a partir de agora e quem está na mira do anúncio de hoje — não é só a China

2 de abril de 2025 - 6:01

A expectativa é de que a Casa Branca divulgue oficialmente os detalhes da taxação às 17h (de Brasília). O Seu Dinheiro ouviu especialistas para saber o que está em jogo.

APÓS O ROMBO

Ex-CEO da Americanas (AMER3) na mira do MPF: Procuradoria denuncia 13 antigos executivos da varejista após fraude multibilionária

1 de abril de 2025 - 9:51

Miguel Gutierrez é descrito como o principal responsável pelo rombo na varejista, denunciado por crimes como insider trading, manipulação e organização criminosa

MOSTRAS NA BIENAL

SP–Arte 2025: ingressos, programação e os destaques da maior feira de arte da América Latina 

1 de abril de 2025 - 9:01

Pavilhão da Bienal será ocupado com mostras de artistas brasileiros e estrangeiros contemporâneos e históricos dos séculos 20 e 21

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar