🔴 TENHA ACESSO GRATUITO À CARTEIRA QUE RENDEU MAIS 200% DO IBOVESPA EM 9 ANOS – VEJA COMO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
NATUREZA EM FÚRIA

Depois de 10 mortes por chuvas, Eduardo Paes decreta emergência no Rio de Janeiro

Estado de emergência tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias; duas pessoas seguem desaparecidas após chuvas no Rio

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
14 de janeiro de 2024
17:18 - atualizado às 17:29
Motociclista tenta atravessar rua alagada no Rio de Janeiro. - Imagem: Fernando Frazão (Agência Brasil)

O Rio de Janeiro está em estado de emergência.

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, assinou decreto na tarde deste domingo (14) para agilizar a reação do poder público às fortes chuvas que atingem a região desde o sábado.

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

Pelo menos dez mortes foram confirmadas até o momento em decorrência das chuvas.

As mortes foram causadas por afogamento, soterramento e descarga elétrica.

Uma mulher e uma criança estão desaparecidas.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro atendeu mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas em todo o Estado.

O que significa o estado de emergência

O decreto assinado por Paes tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado por igual período.

Entre outras medidas, o decreto dispensa a administração pública de licitações para a celebração de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta às emergências, prestação de serviços e de obras relacionadas à crise.

Também fica autorizada a intervenção estatal em propriedades, na forma de "requisição administrativa, servidão administrativa, ocupação temporária, entre outras".

Além das mortes e dos danos materiais, as fortes chuvas levaram ao cancelamento de provas e concursos marcados para hoje no Rio de Janeiro.

Ajuda federal ao Rio de Janeiro

O Governo Federal vai dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro.

A afirmação foi feita pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por meio de nota enviada à imprensa neste domingo.

“Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirmou o ministro.

A estrutura da Defesa Civil Nacional foi colocada à disposição do Rio de Janeiro.

*Com informações da Agência Brasil e do G1.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar