A B3 vai abrir no dia de Corpus Christi? Confira o funcionamento da bolsa, dos bancos, dos Correios e do transporte público nesta quinta-feira
O feriado de Corpus Christi é ponto facultativo em todo o país e pode afetar o funcionamento dos principais serviços públicos. Em São Paulo, feriadão conta ainda com dois grandes eventos: a Marcha para Jesus e a Parada LGBT+
Uma comemoração importante para os católicos ocorre nesta quinta-feira (30): o dia de Corpus Christi. Porém, os religiosos não serão os únicos a aproveitar a celebração. Isso porque a data é definida como feriado em diversas regiões do país.
Apesar de não ser um feriado nacional, o dia de Corpus Christi, que significa “corpo de Cristo”, é classificado como ponto facultativo pelo Governo Federal. Dessa forma, fica a critério dos empregadores dar ou não a folga para os trabalhadores.
A festa católica comemora o dia em que Jesus Cristo instituiu a eucaristia. A data da celebração é móvel e pode ocorrer 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.
Seja religioso ou não, você pode ganhar um respiro da semana e descansar nesta quinta-feira (30). No entanto, a dúvida sobre os serviços públicos que estarão funcionando ou não pode atrapalhar a folga.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera relatórios de investimentos gratuitos com recomendações de ações, FIIs e BDRs
Para poder aproveitar o ponto facultativo – ou feriado – sem preocupações, o Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha durante o Corpus Christi. Confira:
A B3 vai funcionar no Corpus Christi?
A folga está garantida para os investidores, que vão poder descansar ou comemorar o evento cristão. A bolsa brasileira não vai operar durante o ponto facultativo, em 30 de maio. No entanto, as gravatas devem voltar para o pescoço na sexta-feira (31), quando a B3 volta a funcionar normalmente.
Leia Também
Segundo o calendário da bolsa de valores brasileira, ficarão paralisadas, na quinta-feira (30), as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.
A B3 também não fará registro de operações de títulos do agronegócio durante o dia de Corpus Christi. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual também não haverá negociação.
A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante a folga. Assim como as movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.
Os segmentos Cetip UTVM, Cetip UFIN e do Tesouro Direto também não vão realizar registros, negociações, movimentações nem liquidações.
Os bancos vão abrir no Dia de Corpus Christi?
Os bancários vão acompanhar a B3 e também poderão descansar nesta quinta-feira (30). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público durante o ponto facultativo.
Mas, assim como a bolsa brasileira, o atendimento será normalizado já na sexta-feira (31), quando os funcionários devem voltar às agências.
Durante a comemoração cristã, as compensações bancárias, incluindo TED, não serão efetivadas. No entanto, o Pix, que funciona 24 horas em todos os dias, poderá ser realizado normalmente.
A Febraban indica os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativos, como alternativas para pagamento de contas e realização de transferências durante a folga.
Caso você receba boletos de carnês e contas de consumo — como água, energia e telefone — com data de vencimento para o dia de Corpus Christi, poderá pagá-los, sem acréscimo, na sexta-feira (31), o dia útil seguinte ao ponto facultativo.
Lembrando também que 31 de maio é a data de vencimento da primeira cota ou cota única do imposto de renda para aqueles contribuintes que ainda tiverem imposto a pagar após entregar a sua declaração de IR 2024.
- Imposto de Renda 2024: descomplique a sua declaração com a ajuda do nosso Guia de IR totalmente gratuito. É só clicar aqui para baixar.
Os Correios durante a folga da quinta-feira
Os funcionários das agências dos Correios também ganharam um respiro da semana nesta quinta-feira. Dessa forma, não haverá atendimento ao público durante o dia de Corpus Christi.
Além disso, o serviço Premium SEDEX 12 estará suspenso em algumas localidades já na quarta-feira (29). Assim, as unidades paralisadas não receberão postagens.
No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) dos Correios continuará disponível de forma automatizada. Todas as atividades serão retomadas na sexta-feira (31), com o horário usual de funcionamento.
Eventos em São Paulo e os transportes públicos da região
Os próximos dias serão movimentados na capital paulista. Em São Paulo, o dia de Corpus Christi é feriado e, durante a comemoração, é realizada a Marcha para Jesus. O evento, que ocorre no mundo todo, conta com shows no ponto final da caminhada.
Neste ano, os fiéis sairão do metrô da Luz e vão se dirigir até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.
Porém, os eventos não acabam aí. No domingo (2), será realizada a Parada do Orgulho LGBT+. A comemoração ocorre todo ano na Avenida Paulista.
Quem planeja aproveitar as comemorações vai precisar ficar atento ao funcionamento dos transportes públicos na cidade de São Paulo.
Durante o dia de Corpus Christi, as linhas da CPTM terão operação diferenciada para atender os passageiros. Na quinta-feira, o intervalo entre os trens será estendido, conforme ocorre aos domingos e feriados.
Como a Marcha para Jesus acontecerá na região de Santana, o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas – especialmente, Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul).
As linhas contarão com direcionamento de fluxo para facilitar a chegada e saída do público.
Além do reforço da frota de trens em circulação – que será maior em comparação a um feriado comum –, o Metrô vai disponibilizar trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.
Já na sexta-feira, o intervalo será normalizado, como é realizado em dias úteis. No sábado (1) e no domingo (2), o cronograma seguirá o que é aplicado aos fins de semana.
Para a Parada do Orgulho LGBT+, a oferta de trens do Metrô será maior do que a de um domingo comum, contando também com trens reserva.
Haverá o reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento – especialmente, nas estações Brigadeiro, Trianon-MASP, Consolação (todas da Linha 2-Verde) e República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela).
As estações também contarão com direcionamento de fluxo para melhorar e facilitar a chegada e saída dos passageiros. As estações poderão ter acessos fechados em caso de necessidade de controle do fluxo.
Para os dois eventos, o Metrô preparou comunicação visual e avisos sonoros específicos para auxiliar os passageiros.
O cronograma dos ônibus de São Paulo também será alterado. No dia 30, a programação das linhas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados.
No entanto, devido à Marcha para Jesus, 21 linhas que ligam São Paulo a Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Barueri e Osasco terão a operação alterada. Os passageiros devem acompanhar as mudanças por meio do site da EMTU.