Novo tinder? Usuários do LinkedIn estão utilizando a plataforma como site de relacionamento
Apesar de o LinkedIn não fazer levantamentos sobre usuários que usam a plataforma para fins românticos, publicações sobre o tema bombam na internet; confira as vantagens e os perigos da prática
Um novo ano e novas 365 oportunidades para encontrar um emprego… ou um amor. O uso do LinkedIn para fins românticos tem se tornado cada vez mais comum.
Segundo um levantamento da Passport Photo Online nos Estados Unidos, 91% das mulheres já receberam propostas românticas – ou inapropriadas – no aplicativo.
No entanto, não é possível saber quantas pessoas estão do outro lado da tela procurando por um romance no LinkedIn. A plataforma, que possui mais de 1 bilhão de usuários, não coleta dados sobre o tema.
As políticas para comunidades profissionais da plataforma até mesmo proíbem a utilização do aplicativo para buscar relacionamentos românticos. “O LinkedIn é uma plataforma profissional, não um site de namoro”, informa a empresa.
VEJA TAMBÉM: ESPECIAL DE NATAL A DINHEIRISTA - ELE FOI TRAÍDO PELA NOIVA E AGORA ELA AINDA QUER FICAR COM TUDO
Adeus Tinder? Os motivos para usuários procurarem relacionamentos no LinkedIn
Ainda que existam diversos aplicativos para relacionamento, os usuários não estão satisfeitos com os resultados obtidos nas plataformas.
Leia Também
Segundo uma pesquisa da Pew Research Center, 54% das mulheres se sentem sobrecarregadas com a quantidade de mensagens que recebem nos aplicativos de paquera. Por outro lado, 64% dos homens se sentem inseguros com a falta de mensagens.
A alternativa parece ter sido encontrada no LinkedIn. Usuários nas redes sociais divulgam as técnicas e motivos para usar a plataforma para além dos objetivos profissionais.
No aplicativo chinês TikTok, uma publicação sobre o uso do LinkedIn para encontrar “homens classe A – médicos, advogados e do mundo das finanças” alcançou mais de 155 mil curtidas. A autora do vídeo ainda explica como utilizar os filtros da rede social para achar o par ideal.
Além disso, segundo a Business Insider, usuários relatam que o LinkedIn proporciona uma camada de credibilidade que falta nos aplicativos de relacionamento.
Por exigir descrição de antigos e novos empregadores, a plataforma minimiza a possibilidade de golpes de catfishing – em que uma pessoa finge ser outro indivíduo para enganar usuários.
Vale a pena? Os riscos de usar o LinkedIn para relacionamento romântico
O intuito do LinkedIn é exclusivamente para propósitos profissionais, como é esclarecido nas políticas do site. Ao ultrapassar os limites da plataforma, o usuário pode colocar em risco sua reputação.
Para a Business Insider, Jan Yager, professor de sociologia e autor de livros sobre amizade e namoro, relatou que os usuários do LinkedIn devem agir com cautela.
"O principal objetivo do LinkedIn são os relacionamentos profissionais e os benefícios relacionados à carreira. Qualquer pessoa no LinkedIn deve ter muito cuidado para não fazer nada inapropriado quando se trata de buscar romance, se esse for o seu objetivo - ou o tiro pode sair pela culatra".
Isso porque nem sempre as investidas são vistas com bons olhos. Segundo a pesquisa da Passport Photo Online, 74,18% das mulheres nos Estados Unidos já sentiram necessidade de restringir as atividades no LinkedIn para evitar propostas de relacionamento romântico.
*Com informações da Business Insider