🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Dani Alvarenga
VEM AÍ!

Enem dos concursos ocorre neste domingo (18); confira tudo o que você precisa saber para o dia das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

O chamado Enem dos concursos públicos estava previsto para acontecer em 5 de maio, contudo, com as enchentes no Rio Grande do Sul, a aplicação das provas foi adiada para este domingo (18)

Dani Alvarenga
16 de agosto de 2024
13:02 - atualizado às 11:28
Concurso Público Nacional Unificado 2024, o Enem dos concursos
Imagem: Ministério da Gestão/Divulgação

Os concurseiros chegaram à reta final de um dos processos seletivos mais importantes do país. As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão aplicadas neste domingo (18), às 9 horas no turno da manhã e às 14h30 no turno da tarde.

Os mais de 2 milhões de inscritos vão disputar as 6.640 vagas, com salário inicial de R$ 22,9 mil, através da realização de dois exames.

As provas do chamado Enem dos Concursos Públicos estavam previstas inicialmente para ocorrer em 5 de maio. Porém, devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, os exames foram adiados para este fim de semana.

As avaliações serão realizadas em turnos distintos, no mesmo dia. Para a prova do período da manhã, os portões de entrada serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30 (horários de Brasília).

Já no turno da tarde, os concurseiros poderão entrar no local da aplicação do exame a partir das 13h até às 14h (horários de Brasília).

Novo cronograma do CPNU

Além dos horários, os participantes devem ficar atentos às alterações no cronograma do processo seletivo. 

Leia Também

Isso porque o procedimento de verificação das condições declaradas para as vagas reservadas aos candidatos pretos e indígenas foi adiado, o que gerou modificações nas datas posteriores.

O Ministério da Gestão optou pela alteração devido ao fato de que a convocação estava prevista para acontecer nos mesmos dias do segundo turno de votações das eleições municipais deste ano.

Dessa forma, o processo, que ocorreria nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado em 2 e 3 de novembro. Apesar da mudança, a divulgação final dos resultados continua prevista para 21 de novembro. Confira como ficou o restante do calendário:

  • Resultados preliminares da avaliação de títulos: 4 de novembro
  • Prazo para solicitação de recursos da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro
  • Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da autodeclaração: 13 de novembro
  • Prazo para solicitação de recursos da avaliação da autodeclaração: 13 e 14 de novembro
  • Resultados finais: 21 de novembro

As provas do Concurso Público Nacional Unificado

A aplicação dos exames do Enem dos concursos públicos terá tempo mínimo de permanência de duas horas. Caso o candidato saia antes do período estipulado, será eliminado do processo seletivo.

A primeira prova terá duração de 2h30, enquanto o segundo exame terá duração de 3h30.

No turno da manhã, os candidatos que concorrem às vagas de ensino superior responderão 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa.

Já os concurseiros que buscam ocupar as vagas voltadas para ensino médio terão que responder 20 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, além de fazer uma redação.

No período da tarde, os inscritos nas oportunidades que exigem diploma de ensino superior serão submetidos a uma prova com 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. 

As oportunidades para esses profissionais são divididas em sete blocos temáticos, que contarão com avaliações diferentes para cada um deles.

Para o nível médio, a prova do turno vespertino será formada por 40 questões objetivas.

Durante a aplicação da prova, os participantes receberão duas folhas para anotação das respostas. Os papéis são um rascunho com o número exato de questões, em que um é destinado para as provas no período da manhã e outro para os exames da tarde.

O que pode ou não levar?

Para participar do certame, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição – impresso ou digital – e documento original com foto. Segundo o edital, cópias não serão aceitas, mesmo que autenticadas.

Em caso de apresentação de documentação digital, os inscritos deverão acessar o aplicativo no momento da identificação. Por isso, é recomendável já tê-los baixados no celular. 

Você pode acessar os aplicativos dos documentos digitais válidos para o Enem dos concursos aqui:

Os concurseiros também deverão levar caneta preta de material transparente. Além disso, os inscritos poderão levar alimentos e água para o consumo durante a prova. Contudo, as embalagens precisam estar lacradas e as garrafas devem ser transparentes.

Durante o exame, não será permitido o uso de relógio, aparelhos eletrônicos, óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como chapéu, boné, gorro etc.

  • Você já está se preparando para se aposentar sem depender do INSS? Veja  uma série de conteúdos especiais para te ajudar no seu planejamento financeiro; confira gratuitamente

A organização do concurso público vai disponibilizar envelopes porta-objetos para que os candidatos possam guardar materiais eletrônicos e itens pessoais. Eles deverão ser lacrados, identificados e colocados embaixo da mesa durante a prova.

Apesar da disponibilização das folhas de anotações, o documento utilizado nos exames da manhã não poderão ser levados para a sala de prova no período da tarde. 

Caso o candidato esteja com o papel, ele também deverá ser colocado no envelope fornecido pelos fiscais.

Além disso, segundo o ministério, os participantes que queiram levar as folhas para casa deverão aguardar até os últimos 30 minutos da aplicação da prova.

Vale destacar que, devido ao tempo de duração da prova, é recomendado que os inscritos utilizem roupas confortáveis. 

Atendimentos especiais no concurso público

Entre os 2,1 milhões de inscritos, 54.219 solicitaram atendimento especial para o dia da prova do Concurso Público Nacional Unificado. 

O grupo inclui pessoas com deficiência, autistas, gestantes e lactantes, idosos e candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.

Para a participação de todos, o Ministério da Gestão irá disponibilizar uma série de soluções, como a colocação de candidatos em salas de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas, leitura labial, tempo adicional para conclusão do exame e entre outros.

Do total de candidatos com necessidades especiais, 47.093 concurseiros terão acesso às medidas de auxílio, mas farão a prova comum. 

Já os outros 7.126 candidatos – a maioria com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva – receberão kits de provas específicos.

Os exames diferenciados poderão ser em braile e ter a fonte do texto ampliada para os tamanhos 18 ou 24. Também serão disponibilizados profissionais que leem a prova para o candidato e transcritores que redigem as respostas.

Também será permitida a realização da redação em braile, mas os inscritos na modalidade precisarão levar os próprios maquinários e as folhas específicas.

Já as pessoas com deficiência auditiva receberão notebooks com vídeo prova traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e prova adaptada para leitor de tela. 

Ao todo, o CPNU terá 15 kits de provas adaptadas. Haverá ainda suporte de técnicos de informática para manuseio dos equipamentos e intérpretes de Libras para facilitar a comunicação dos candidatos com a equipe de fiscalização.

A segurança do Enem dos concursos públicos

Para evitar fraudes no dia da prova, o Ministério da Gestão realizará diversas ações para coibir a utilização de pontos eletrônicos e as "colas", incluindo o reforço da segurança no exame.

Durante  a aplicação, haverá coleta de digitais para comprovar que o candidato presente é a mesma pessoa que realizou a inscrição e também serão instalados detectores de metais.

Os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Roraima contarão com o efetivo da Força Nacional, além das forças de segurança locais.

Além disso, no intervalo entre a data inicialmente prevista para a aplicação das provas do concurso público, em 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança.

De acordo com o coordenador-geral de logística do Enem dos concursos públicos, Alexandre Retamal, o esquema de segurança nunca foi interrompido, mesmo com o adiamento dos exames por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESCALA 6x1

Campos Neto cara de pau? Gleisi sobe o tom contra presidente do Banco Central por fala contra redução de jornada de trabalho

16 de novembro de 2024 - 13:16

Roberto Campos Neto criticou recentemente a proposta da deputada Érika Hilton para pôr fim à escala de trabalho 6×1

Conteúdo Exame

Ele trabalhava 90 horas semanais para economizar e abrir um negócio – hoje sua fortuna é de US$ 9,5 bi

15 de novembro de 2024 - 8:00

Todd Graves superou rejeições iniciais para transformar um plano desacreditado em um império bilionário; veja qual foi a habilidade mais importante para o sucesso nos negócios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um passeio no Hotel California: Ibovespa tenta escapar do pesadelo após notícia sobre tamanho do pacote fiscal de Haddad

14 de novembro de 2024 - 8:19

Mercado repercute pacote fiscal maior que o esperado enquanto mundo político reage a atentado suicida em Brasília

MERCADO DE TRABALHO

PEC 6×1: pressão aumenta pela aprovação da redução da jornada de trabalho e debate aquece redes sociais

13 de novembro de 2024 - 16:01

Enquanto deputados e entidades de classe se manifestam em redes sociais, países da América Latina entram em nova fase de redução gradual de jornadas de trabalho

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

TRABALHO EM FOCO

Tudo que você precisa saber — e o que está em jogo — sobre PEC que quer acabar com a escala 6×1

12 de novembro de 2024 - 16:22

O movimento começou com o então tiktoker Rick Azevedo, em um post de desabafo nas redes sociais e ganhou força durante o fim de semana

PRIMEIRO EMPREGO

XP, Serasa Experian e Vibra estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira essas e outras oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 7,6 mil

11 de novembro de 2024 - 9:38

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar a partir do primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

SUECOS VÃO ÀS COMPRAS

Como um acordo entre o Brasil e a Suécia deve impulsionar as vendas da Embraer (EMBR3)

10 de novembro de 2024 - 14:02

De acordo com a carta de intenções, a FAB irá comprar caças suecos Gripen, enquanto os europeus irão adquirir as aeronaves C-390 Millennium da Embraer

MERCADO DE TRABALHO

Demissões a pedido: por que os jovens estão liderando os pedidos de demissão voluntária?

8 de novembro de 2024 - 19:05

Estudo da FGV mostra que o número de demissões voluntárias registrado em setembro de 2024 foi o maior em comparação com o mesmo mês desde 2020 — e por jovens entre 18 e 24 anos correspondem a boa parte desses pedidos

MERCADOS HOJE

Ibovespa segue com a roda presa no fiscal e cai 0,51%, dólar fecha estável a R$ 5,6753; Wall Street comemora pelo 2° dia

7 de novembro de 2024 - 18:15

Por lá, o presidente do BC dos EUA alimenta incertezas sobre a continuidade do ciclo de corte de juros em dezembro. Por aqui, as notícias de um pacote de corte de gastos mais modesto desanima os investidores.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Jogando nas onze: Depois da vitória de Trump, Ibovespa reage a Copom, Fed e balanços, com destaque para a Petrobras

7 de novembro de 2024 - 8:17

Investidores estão de olho não apenas no resultado trimestral da Petrobras, mas também em informações sobre os dividendos da empresa

EMPREGO NO EXTERIOR

Quer trabalhar nos EUA? Veja como correr atrás do visto antes do retorno de Trump à Casa Branca

6 de novembro de 2024 - 17:19

Com um novo governo do republicano, os profissionais que desejam trabalhar nos Estados Unidos podem enfrentar dificuldades a partir de 2025

RECRUTADOR VIRTUAL

Seu próximo recrutador pode ser uma IA: inteligência artificial interativa em entrevistas de emprego já é uma realidade e caminha para se tornar uma norma

6 de novembro de 2024 - 10:23

Grandes empresas já utilizam a tecnologia para agendar e realizar entrevistas, mas experiência pode se tornar impessoal e enviesada para candidatos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais rápido do que se imaginava: Trump assegura vitória no Colégio Eleitoral e vai voltar à Casa Branca; Copom se prepara para subir os juros

6 de novembro de 2024 - 8:20

Das bolsas ao bitcoin, ativos de risco sobem com confirmação da vitória de Trump nos EUA, que coloca pressão sobre o dólar e os juros

MERCADO DE TRABALHO

Quais serão os cargos mais bem pagos do mercado financeiro em 2025? Guia salarial mostra as carreiras mais promissoras em finanças; veja

5 de novembro de 2024 - 19:21

Relatório da Robert Half mostra tendências do mercado de trabalho para o próximo ano; inteligência artificial ganha protagonismo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Uma mãe à procura de filhos qualificados — como a escassez de financistas afeta o mercado

4 de novembro de 2024 - 20:01

Semana após semana, ouço reclamações de empresários e RHs do setor financeiro de que está difícil contratar

PRIMEIRO EMPREGO

XP, Desktop e C6 Bank estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira essas e outras oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 7,6 mil

4 de novembro de 2024 - 11:58

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar a partir do primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

MARATONA DE LEILÕES

Ganhou (n)a Loteria: por R$ 600 milhões e valorização de 130%, governo de São Paulo leiloa loteria estadual

1 de novembro de 2024 - 16:33

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o valor será convertido para a construção de dois novos hospitais, em Birigui e em Itapetininga

DE OLHO NAS REDES

“A esquerda morreu”: o que Lula precisa fazer para se reeleger em 2026 e onde o discurso se perdeu, segundo Felipe Miranda

28 de outubro de 2024 - 14:08

O segundo turno das eleições municipais consolidou o que já vinha sendo desenhado desde antes do primeiro turno: a força da centro-direita no país.  Não dá para esquecer que o resultado das urnas em 2024 é um indicativo de como deve ser a corrida para a presidência em 2026 — e as notícias não são […]

ÚLTIMA CHAMADA

Inscrições para os concursos públicos dos Correios terminam nesta segunda-feira (28), mas ainda dá tempo de participar

28 de outubro de 2024 - 12:56

Além de realizar as inscrições até o fim do dia, os candidatos devem pagar taxa de participação até esta terça-feira (29)

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar