Banco Central define nova data para concurso público com salário inicial de mais de R$ 20 mil
Concurso público do Banco Central oferece 100 vagas de nível superior para o cargo de analista; provas haviam sido adiadas devido à crise climática no Rio Grande do Sul
Os concurseiros ganharam uma nova data para anotar no calendário de provas. O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou nesta quarta-feira (29) a data para a realização dos exames do seu concurso público, que vão ocorrer em 4 de agosto.
Os certames do Banco Central estavam previstos para acontecer em 19 de maio. Contudo, com as enchentes no Rio Grande do Sul, os exames foram adiados.
Segundo a instituição, 1,100 gaúchos vão participar das provas, o que representa cerca de 3% dos mais de 28 mil inscritos. O Banco Central garantiu que o adiamento não causaria impactos financeiros.
- CARREIRAS E AFINS: Queremos te ajudar a se dar melhor no mercado de trabalho. Baixe nosso guia gratuito e descubra como você pode impulsionar sua carreira em 2024.
A instituição anunciou a prorrogação dos exames em 5 de maio, porém não havia revelado qual seria a nova data da aplicação do certame.
Segundo a nota divulgada, a definição dependeria da “normalização das condições em Porto Alegre, onde as provas serão aplicadas”.
Vagas, provas e novo cronograma do concurso público do Banco Central do Brasil
O Banco Central do Brasil está oferecendo 100 vagas para os cargos de analista. As oportunidades são nas áreas de Tecnologia da Informação e de Economia e Finanças, com 50 vagas para cada.
Leia Também
Os aprovados receberão salário inicial de R$ 20.924,80, além de vale-alimentação e assistência médica.
Os candidatos interessados devem ter nível superior em qualquer área de formação e disponibilidade para cumprir jornada de 40 horas semanais.
- LEIA TAMBÉM: Como negociar aumento de salário, ter produtividade e fazer reuniões mais eficientes? Veja as principais dicas para a sua carreira no guia especial gratuito “Carreiras e afins”
A seleção para as vagas será dividida em duas etapas. Na primeira, serão realizadas provas objetivas e discursivas, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos. Os exames possuem caráter eliminatório e classificatório.
Na segunda etapa do processo seletivo, os candidatos deverão passar pelo Programa de Capacitação (Procap).
Todas as fases da primeira etapa do concurso serão realizadas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Confira o novo cronograma:
- Divulgação do edital para consulta aos locais de provas: 23 de julho
- Aplicação das provas objetivas e discursivas: 4 de agosto
- Consulta individual ao gabarito preliminar das provas objetivas: 6 até 8 de agosto
- Divulgação do padrão preliminar das respostas das provas objetivas: 6 de agosto
- Prazo para a solicitação de recursos: 7 e 8 de agosto
- Divulgação dos gabaritos oficiais definitivos: 3 de setembro
Os candidatos para o concurso público do Banco Central devem consultar as atualizações por meio do site da Cebraspe, instituição responsável por organizar o exame.