Ibovespa nos 198 mil? Bolsa brasileira pode valorizar mais de 60%; veja 5 carteiras recomendadas e mais de 90 indicações para este momento
Após romper a barreira dos 120 mil pontos, CEO da Empiricus Research acredita que o Ibovespa pode bater nos 198 mil pontos ao fim de 2024
A retomada da Bolsa brasileira tem sido um dos assuntos mais comentados no mercado. Nesta semana, o Ibovespa finalmente rompeu a barreira dos 120 mil pontos.
O índice chegou a bater os 123 mil pontos e não voltou mais ao patamar que antes era considerado uma resistência.
Um dos motivos para a euforia na bolsa foi o resultado do IPCA de junho, que apresentou a primeira deflação (-0,08%), desde setembro de 2022, seguido pela prévia da inflação de julho (IPCA-15) que registrou queda de 0,07%, na terça-feira (25).
Além disso, no cenário político os ânimos se acalmaram e pautas importantes para economia como o arcabouço fiscal e reforma tributária saíram do papel.
Diante dessas evidências, as expectativas do mercado com relação a uma redução da Selic já na reunião do Copom da próxima semana, ganham contornos reais.
A discussão agora seria o tamanho do corte, enquanto parte do mercado espera uma redução de 0,25 p.p., a outra acredita em uma queda de 50 pontos-base.
Para muitos economistas, este cenário é uma prova de que estamos caminhando para um bull market. E a pergunta que fica é:
Até onde o Ibovespa pode chegar agora?
Para o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, o Ibovespa pode chegar até os 198 mil pontos em 2024. Isso no cenário mais otimista, segundo cálculos do economista que considera a média histórica de preço/lucro da bolsa e também uma eventual alta no lucro das empresas provocada pela redução da taxa de juros.
O analista explicou que, neste momento, o índice está negociando abaixo da sua média histórica. Atualmente, o Ibovespa negocia a 8x o preço sobre lucro, contudo, a média histórica do índice é de 10,9x. Ou seja, o simples retorno à média implicaria em um potencial de 36% de valorização.
Entretanto, o analista aponta que, em um cenário de queda da taxa de juros, a expectativa é de que o lucro das empresas também cresça, refletindo no desempenho das ações.
Na visão do especialista, o consenso do mercado pode convergir para um crescimento de 15% a 20% no lucro das empresas, o que pode levar o Ibovespa para patamares entre 189 mil e 198 mil pontos.
Diante desse cenário de ativos sendo negociados abaixo da média e grande potencial de valorização, o CEO da Empiricus Research tem alertado aos investidores que este é um bom momento para comprar ações.
A Bolsa está uma ‘pechincha’
Do início de maio até agora, o Ibovespa já valorizou 20%, e de acordo com as estimativas do Felipe Miranda, o índice ainda pode subir entre 57% e 64%, considerando o último fechamento (27).
Entretanto, como disse anteriormente, ele ainda está negociando abaixo da média histórica. Isso quer dizer que, mesmo com a alta recente, as ações ainda estão baratas.
Segundo Miranda, o nível atual de preço das ações do Ibovespa só foi visto em 2008, durante o governo Dilma, e no auge da crise do Covid-19, em 2020. Veja o gráfico abaixo:
Fonte: Brazil Journal
Ou seja, o investidor está diante da oportunidade de surfar a retomada da bolsa, comprando ações por uma “pechincha”.
Mas das 89 ações que compõem o Ibovespa e os outros mais de 400 ativos listados na B3, naturalmente existem papéis que vão se destacar mais e entregar lucros extraordinários.
Por exemplo, em junho, enquanto o Ibovespa rendeu 9%, a carteira com 10 ações para investir no mês teve um retorno 10,8% acima do índice.
Isso significa que, na retomada da Bolsa, é possível buscar lucros superiores ao Ibovespa. Mas para isso você precisa saber quais são os melhores ativos para se posicionar o quanto antes para buscar esse retorno no seu bolso.
CORTESIA: 5 carteiras recomendadas e mais de 90 indicações para investir agora
O analista acredita que o Ibovespa tem potencial para chegar aos 198 mil pontos até o fim de 2024, mas ele também aponta que este não é um caminho em linha reta.
Ou seja, o investidor pode passar por momentos de altos e baixos ao longo dessa jornada. E nesse sentido, a escolha dos ativos faz total diferença.
É preciso saber o momento certo de entrar e sair de uma ação, ou mesmo aumentar ou reduzir sua exposição a um determinado ativo. Contudo, para quem não é analista ou tem pouco tempo para fazer uma análise aprofundada, essa parece uma missão quase impossível.
A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho, pois pode conhecer as melhores recomendações da Empiricus Research de graça.
Isso porque a Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo, está liberando mais de 100 relatórios com indicações dos analistas da Empiricus Research como cortesia.
Entre os relatórios disponibilizados pela corretora do mesmo grupo você vai encontrar 5 carteiras recomendadas:
- As 10 melhores ações do mês;
- Carteira com o Top 5 ações para buscar dividendos;
- Os 5 melhores fundos imobiliários do mês;
- Carteira internacional: 5 BDRs;
Essas carteiras são atualizadas mensalmente para que você tenha a oportunidade de buscar o maior potencial de retorno possível.
Além das carteiras, você encontra outros relatórios com recomendações para “turbinar” a sua estratégia de investimentos e a cada semana novas indicações são disponibilizadas. Tudo isso, sem nenhum custo.
Se você ficou interessado e quer conhecer as carteiras e as demais recomendações da maior casa de análise independente do Brasil, basta clicar no botão abaixo.
Essa é a sua chance de se preparar para a retomada brasileira com as melhores indicações do mercado.