🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.
QUANDO VEM?

Simone Tebet acredita em reforma tributária ainda neste ano, mas não fala em prazos

Durante evento promovido pela Amcham na B3, em São Paulo, a ministra tocou em assunto sensível aos empresários

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
13 de fevereiro de 2023
16:56 - atualizado às 16:57
Story da senadora Simone Tebet (MDB), que veste camisa branca furadinha e está com microfone na mão
A ministra Simone Tebet - Imagem: Reprodução/Instagram

A reforma tributária é dos assuntos mais presentes na boca dos empresários brasileiros, daqueles que não tem como não falar sobre. Não foi diferente durante o evento Plano de Voo, promovido pela Câmara de Comércio Americana (Amcham Brasil) nesta segunda-feira (13) em São Paulo, na sede da B3.

E, por lá, pode ser que muitos tenham escutado uma promessa de brilhar os olhos: a ministra Simone Tebet, do Planejamento, afirmou que a sonhada reforma pode sair ainda neste ano, mesmo que sem falar em datas.

A declaração — feita durante participação online e cheia de críticas ao antigo governo, inclusive em relação ao tema da reforma tributária — contradiz uma fala recente da própria ministra, que já havia falado que o texto demoraria pelo menos seis meses para ser aprovado no Legislativo.

  • O Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

Já o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, em declarações recentes, falaram que a matéria poderia ser avaliada ao longo do primeiro semestre deste ano, trazendo mais um elemento conflitivo ao debate do assunto.

Simone Tebet ainda reforçou em sua fala que a reforma é necessária para garantir melhoras necessárias ao Brasil como a redução de juros e maior competitividade às empresas.

Reforma tributária é prioridade entre executivos, diz pesquisa

A fala de Simone Tebet não foi por acaso, mas sim bastante direcionada ao público presente no evento da Amcham. Segundo uma pesquisa elaborada pela própria instituição, entre os executivos das maiores empresas do Brasil, 68% deles consideram que a reforma tributária deve ser a maior prioridade do atual governo.

Para essa pesquisa, foram ouvidas 3500 empresas responsáveis por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Ainda assim, somente 7% daqueles que participaram da pesquisa realmente acreditam que o tema seja aprovado ainda em 2023.

O CEO da Arko Advice, Murillo de Aragão, aproveitou o evento para fazer uma metáfora que parece perfeita para falar sobre reforma tributária no momento. Para ele, ela pode até ser aprovada no atual governo, "mas em compotas e com muita calda". Ou seja, longe daquilo que é visto como ideal pelos empresários e uma provável fonte de estresse pelos próximos meses.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar