‘Celular Seguro’ vai inibir roubos? Governo lança aplicativo para mitigar prejuízos a vítimas de furto de smartphones
Aplicativo ‘Celular Seguro’ vai agilizar o bloqueio das contas por meio de um envio de aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel
Perder o celular para assaltantes tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Em 2022, 1 milhão de aparelhos foram roubados no país, com uma média de 2.738 furtos por dia.
Os números representam um aumento em 16,6% comparado ao ano anterior, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Com o mundo cada vez mais digitalizado, as vítimas lidam com prejuízos maiores do que apenas ficar sem um aparelho eletrônico.
Os usuários de smartphones ganharam a facilidade de ter tudo na palma da mão. Em contrapartida, também tornou a vida dos assaltantes mais fácil: basta roubar um celular para ter acesso a documentos, bancos, redes sociais, fotos, localização da residência da vítima etc.
Na tentativa de mitigar o impacto desses furtos na vida das pessoas, o governo federal anunciou nesta terça-feira o lançamento do aplicativo Celular Seguro.
O objetivo da medida é permitir o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto, evitando também o acesso às contas bancárias das vítimas.
Leia Também
“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, assegurou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.
A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
- VEJA TAMBÉM: A DINHEIRISTA - VENDI MEU VALE-ALIMENTAÇÃO E AGORA ESTOU SENDO AMEAÇADA!
Como o sistema ajuda vítimas de furto de celular?
Para utilizar o aplicativo, o usuário deverá fazer download nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Em seguida, precisará entrar em sua conta oficial no site do governo, o famoso Gov.Br.
O aplicativo conta com a opção de cadastrar pessoas de confiança para realizar o registro da ocorrência em nome do usuário em caso de furtos ou roubos. Além disso, também é possível cadastrar mais de um aparelho por CPF.
“Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro Paulo Pimenta.
De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.
“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.
Embora tenha o potencial de conter danos para as vítimas, ainda não está claro se a medida será capaz de deter o número crescente de furtos.
*Com informações da Agência Brasil