Um golaço aos 45 do segundo tempo: como aproveitar a alta taxa da Selic para engordar o próprio bolso, mesmo diante de sua iminente queda
A hora de agir é agora – perspectiva de mercado é que cortes da Selic já ocorram a partir de setembro deste ano
Conforme decisão recente do Banco Central, através do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa Selic segue em 13,75% ao ano – pelo menos por enquanto.
A decisão já era amplamente esperada pelo mercado. Entretanto, não é pouca a pressão para que isso mude o quanto antes, com grandes chances de que o atual percentual da Selic, mantido desde agosto de 2022, seja reduzido em breve.
Um dos principais defensores da queda deste patamar é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirma ser a alta taxa de juros uma das responsáveis pelos índices de desemprego, além de um impeditivo para o crescimento econômico e do mercado de crédito do país.
O discurso do Presidente é apoiado por outros líderes, como Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado. Além disso, em pesquisa recente divulgada pela Genial/Quaest (10/05), 68% dos investidores esperam que o Banco Central reduza a taxa da Selic até setembro deste ano.
Outro dado interessante da pesquisa é a queda de 62% para 51% daqueles que consideram o atual patamar o ideal para o Brasil hoje. Já os que acreditam que o melhor seria um percentual menor do que o atual saltaram de 30% para 45%, em dois meses.
Ante este cenário, bem como dos atuais índices de atividade econômica e de uma menor inflação, o Copom, que antes mantinha um discurso bastante sólido em relação à manutenção da taxa em um patamar elevado, já começa a sinalizar que o ciclo de corte de juros pode, de fato, ter início em breve.
[GRATUITO: COMO LUCRAR AO MÁXIMO ANTES DA QUEDA DA SELIC E NÃO DEIXAR DINHEIRO NA MESA]
Banco Central sinaliza que ciclo de cortes na Selic pode começar no segundo semestre
Mantido desde agosto de 2022, o atual percentual da Selic representa o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017. Entretanto, por mais que a manutenção da Selic já fosse esperada para o mês de maio/2023, o tom do comunicado emitido pelo Banco Central acabou surpreendendo o mercado.
Se antes os comunicados eram capazes de irritar até mesmo o atual Presidente da República – sinalizando que o BC não hesitaria sequer a subida da Selic – o último posicionamento do órgão neste mês demonstrou que, ante a melhora das variáveis, a tendência é que o ciclo de cortes já comece no segundo semestre deste ano.
Dentre os investidores, cresce o entendimento de que, de fato, a Selic não conseguirá se manter neste nível por muito mais tempo, sob o risco de estrangular a economia do país.
Entretanto, o que a maioria das pessoas nem imagina é que, com a estratégia certa, ainda dá tempo de aproveitar a manutenção da alta taxa da Selic para "engordar" o próprio bolso.
Mas é preciso agir agora!
Como se sabe, a taxa básica de juros é o principal parâmetro para investimentos em renda fixa, adentrando 2023 como a melhor opção de investimento disponível.
Em que pese a tendência de queda, a taxa Selic ainda segue em 13,75% ao ano, o que faz com que aqueles que escolherem agir agora ainda consigam garantir na sua carteira a alta da taxa da Selic para longo prazo.
[GRATUITO: ÚLTIMA CHANCE PARA LUCRAR COM A MELHOR OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO PARA 2023]
Ainda dá tempo de engordar o patrimônio investindo em renda fixa?
Para especialistas do mercado, mesmo com a esperada queda da Selic, a renda fixa seguirá como protagonista no mercado de investimentos em 2023.
Por mais que o último Boletim Focus tenha projetado que a Selic provavelmente termine 2023 em 12,75% ao ano, aqueles que não perderem tempo e aproveitarem o atual momento poderão buscar uma excelente rentabilidade a longo prazo.
Afinal, a renda fixa ainda se mostra como uma alternativa segura, sem deixar de lado o potencial de ganhos elevados, tendo em vista um retorno de mais de 1% líquido ao mês.
Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus Resrarch, quando questionado recentemente sobre o que compraria no momento, caso fosse investidor pessoa física, coloca como primeira opção um título de renda fixa.
Em suas palavras: "Dentre as vantagens de investir nesse tipo de título está o fato de ser isento de Imposto de Renda e ter baixo risco de crédito, equivalente ao risco de títulos públicos do Tesouro Direto.”
Perceba: a renda fixa ainda representa a grande oportunidade para se buscar ganhos seguros a longo prazo, por aproveitar de forma inteligente a manutenção da alta taxa de juros da Selic.
[GRATUITO: RECEBA AS MELHORES OFERTAS DE RENDA FIXA NO WHATSAPP TODOS OS DIAS]
Conheça as melhores ofertas de renda fixa em um grupo gratuito do WhatsApp
Para uma boa estratégia de investimentos é preciso, primeiramente, saber diversificar os ativos presentes na carteira – e contar com produtos de renda fixa será sempre uma das primeiras e melhores alternativas para isso.
Agora, para saber de forma gratuita qual dos produtos de renda fixa investir, nada melhor que contar com um time de especialistas renomados no mercado.
Um bom exemplo está em saber que títulos prefixados são a "grande sacada" do investidor que sabe usar a renda fixa a favor de seu bolso.
Isso porque esses títulos contam com uma taxa de juros pré-estabelecida, o que significa que, independentemente do que aconteça com a Selic nos próximos meses, quem agir agora continuará recebendo a longo prazo a mesma porcentagem de juros de hoje.
Portanto, em um cenário em que a expectativa está na redução da taxa básica de juros, investir em títulos como esse é uma excelente alternativa para continuar enriquecendo através de altos juros, mesmo com a redução da Selic.
E para te auxiliar ao máximo a não perder "oportunidades de ouro" como essa, os especialistas da Empiricus Investimentos criaram um Grupo Vip e Gratuito no WhatsApp.
Nele, você pode receber diretamente no seu celular as melhores oportunidades de título de renda fixa do mercado.
O que está em jogo são títulos com excelentes rentabilidades, seguros e com prazos de resgates muito atraentes. Estamos falando de ofertas de renda fixa premium – ou seja, CDBs e outros títulos exclusivos, disponíveis apenas para quem está dentro do grupo.
Lembre-se: a hora de agir é agora – enquanto a taxa Selic ainda está em alta.
Com todas essas facilidades de informações disponibilizadas gratuitamente, não há por que deixar este dinheiro na mesa.
Entre gratuitamente para o GRUPO VIP do WhatsApp e seja o primeiro a saber as melhores oportunidades para "engordar seu bolso" através da renda fixa:
[GRATUITO: ENTRAR NO GRUPO VIP E RECEBER AS MELHORES OFERTAS DE RENDA FIXA TODOS OS DIAS]
Esta é sua última chance: não deixe de participar do grupo. Clique aqui e garanta sua vaga no Grupo Vip do WhatsApp de forma totalmente gratuita.