‘Por que preferimos Alupar e não Taesa?’, explicam os analistas da Empiricus Research
Embora seja uma das ações mais recomendadas, analistas apontam que os dividendos de Taesa (TAEE11) podem “minguar” em breve – aprenda a escolher boas pagadoras de proventos
As ações da Taesa (TAEE11) foram uma das “queridinhas” dos investidores em busca de dividendos ao longo de 2022. E ao que tudo indica, o ativo vai continuar entre as principais escolhas para esse tipo de carteira.
Entre as carteiras que indicam a ação estão o BB Investimentos e o Bank of America (BofA). Recentemente, a instituição norte-americana elevou a recomendação do ativo de “underperform” (baixo desempenho) para “compra”.
E não é para menos, nos últimos 12 meses, o dividend yield da elétrica foi de 17,36% o que representa aproximadamente R$ 6,18 por ação.
A expectativa, tanto dos especialistas do BB Investimentos quanto do BofA, é de que o ativo continue pagando dividendos “gordos” este ano.
Contudo, os analistas da Empiricus Research têm uma visão diferente sobre o ativo. Em um podcast recente, eles destacaram que existem alguns eventos importantes para acontecer com a empresa que podem fazer com que ela deixe de ser uma “vaca leiteira” em poucos anos.
A seguir, te explico por que a Taesa não é mais uma “queridinha” para dividendos.
Por que a Taesa (TAEE11) não é mais uma boa opção para dividendos
A Taesa é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil. Presente em 18 estados, a companhia tem atualmente 40 concessões de transmissão e 12.122 km de linhas em operação.
Basicamente, a empresa presta serviço público de transporte de energia por meio de concessões. Em geral, o negócio da companhia é considerado por muitos analistas como uma atividade de renda previsível e estável.
Afinal, o recebimento da RAP (Receita Anual Permitida) não depende do volume de energia que é transportado, mas sim da disponibilidade de linhas.
Entretanto, para a companhia ter o direito de realizar esse serviço, ela precisa participar de leilões de concessão e, caso vença a licitação, tem um prazo para operar a concessão.
Nada dura para sempre…
Esse é um dos principais obstáculos da tese de Taesa, na visão dos analistas da Empiricus Research. Até o fim de 2030, a companhia encerrará o contrato de quatro concessões, sendo três delas muito importantes para o seu resultado.
O fim dessas concessões pode representar uma redução das receitas da elétrica. E, em tese, essa redução deveria ser suprida pelos novos empreendimentos.
No final de 2022, a Taesa venceu a disputa por dois lotes leiloados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para transmissão de energia no Maranhão, Pará e Rio Grande do Sul.
Contudo, na visão dos analistas, trata-se de empreendimentos com uma taxa de retorno baixíssima. A Taxa Interna de Retorno (TIR) das novas concessões está entre 4,4% ao ano e 3,7% a.a.
Para efeito de comparação, o Tesouro Direto IPCA + 2055, que tem vencimento próximo ao fim das novas concessões da companhia, oferece uma remuneração atualmente de IPCA + 6,35%.
Ou seja, ao mesmo tempo em que concessões importantes da companhia estão encerrando, a Taesa está se comprometendo com investimentos cujo retorno estimado é menor que o encontrado em títulos de longo prazo da renda fixa.
Na visão dos analistas, essas mudanças na tese da companhia vão impactar diretamente nas ações e no pagamento de dividendos.
“Não dá para saber exatamente quando, mas esse dividend yield que hoje está em dois dígitos, a expectativa é de que, em alguns anos, vai minguar.”, explicam.
Apesar disso, hoje as ações da Taesa estão em tendência de alta…
Apenas neste mês, os papéis TAEE11 subiram 4,7%. Na visão dos analistas, isso está acontecendo porque a empresa se beneficia dos juros altos.
No entanto, a alta no preço da ação não significa que ela é a melhor opção para investir. Pelo contrário, os analistas preferem as ações da Alupar, concorrente da Taesa, que tem valorização e dividendos menores, mas um futuro de crescimento pela frente.
Durante o podcast, o analista Richard Camargo inclusive brinca, dizendo que só vale a pena investir em Taesa (TAEE11) pensando em dividendos se você acha que o mundo vai acabar em 2030 já que, no longo prazo, a empresa não é a melhor opção.
‘Por que preferimos Alupar (ALUP11) ao invés de Taesa (TAEE11)’
Embora os dividendos da Alupar sejam menores que os de Taesa no presente, os analistas apontam que a Alupar tem projetos mais sustentáveis, com concessões de longo prazo e redução do ciclo de Capex (investimentos no negócio), o que pode render bons frutos no futuro.
Na visão deles, um mero ranking de internet não pode ser suficiente para dizer se uma ação é boa ou não para dividendos. Especialmente se o seu foco é investir pensando no longo prazo.
Você precisa aprender a analisar o cenário macroeconômico e a empresa em si. Só assim, será possível escolher ativos que podem gerar renda com consistência ao longo do tempo.
Se você quer aprender a escolher boas empresas para investir com foco em dividendos, tenho uma boa notícia para dar.
Entre os dias 1 e 6 de março, acontecerá um treinamento gratuito sobre dividendos. Ele está sendo oferecido para qualquer pessoa que deseja ter uma renda adicional por meio de proventos.
Não importa quanta experiência você tem com investimentos, você pode conhecer a estratégia dos analistas. Basta clicar no botão abaixo fazer a sua inscrição:
APRENDA A MONTAR UMA CARTEIRA PARA PODER GERAR RENDA MENSAL COM DIVIDENDOS
Gratuito: treinamento ensina como escolher as melhores pagadoras de dividendos; veja como se inscrever
Na visão dos analistas, a bolsa brasileira está abrindo uma oportunidade de compra, já que poucas vezes na história os ativos estiveram tão baratos. Ou seja, você pode comprar ações das melhores empresas do país com um excelente desconto.
Mas nem toda ação é uma oportunidade. Por isso, você precisa aprender como selecionar boas pagadoras de dividendos se quiser ver a sua renda crescer no longo prazo.
Para isso, o Seu Dinheiro em parceria com a Empiricus Research, está oferecendo um treinamento gratuito sobre dividendos. Entre os dias 1 e 6 de março, você poderá aprender o passo a passo dessa estratégia gratuitamente.
Serão 3 aulas, explicando tudo o que você precisa saber para poder buscar uma renda extra todos os meses com dividendos.
Para participar é muito simples, basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções para concluir a sua inscrição:
TREINAMENTO GRATUITO - SAIBA COMO ENCONTRAR AS MELHORES PAGADORAS DE DIVIDENDOS DA BOLSA BRASILEIRA
Além das aulas gratuitas, você vai ter:
- Acesso ao grupo VIP no WhatsApp, onde você receberá todas as informações e materiais exclusivos das aulas;
- E-book gratuito “O Pequeno Livro da Grande Renda”, escrito por Rodolfo Amstalden e que aborda conceitos fundamentais para quem busca viver de renda;
- Presentes exclusivos para os alunos do treinamento.
Como disse anteriormente, todo esse treinamento é 100% gratuito, ou seja, você não tem nada a perder. Faça o seu cadastro para garantir uma vaga: