MGLU3, AMER3 e BHIA3 disparam na bolsa: o que está por trás do rali das ações do varejo e quais valem a pena agora
Ações do varejo chegaram a disparar mais de 40% em um mês; analistas explicam o que está por trás do movimento e recomendam 2 varejistas para investir agora
As ações das varejistas surpreenderam positivamente os investidores nos últimos dias. O motivo é a alta generalizada dos papéis, que aconteceu mesmo em meio à uma Black Friday não tão animadora e resultados trimestrais fracos.
Das três principais varejistas listadas na bolsa, o Magazine Luiza (MGLU3) foi a ação com o melhor desempenho. Enquanto escrevo essa reportagem, ele opera em alta de 4,79%. Já no acumulado do mês, são 41% de valorização.
Enquanto isso, as ações das Casas Bahia (BHIA3) operam em alta de 3,77%, além de terem subido mais de 17% este mês. E até mesmo as ações das lojas Americanas (AMER3) tiveram um desempenho positivo em novembro, com alta de 9% no acumulado do mês.
É claro que essa alta ainda está longe de compensar todas as perdas que o setor teve este ano. No entanto, ela levanta um sinal de alerta para os investidores: é hora de comprar?
A seguir, te explico o que está por trás da disparada das ações das varejistas brasileiras e quais estão valendo a pena agora, na visão dos analistas do mercado.
O que está por trás do rali das ações do varejo?
Para entender o que motivou a alta das ações de varejistas como o Magalu, as Casas Bahia e as lojas Americanas, precisamos falar de macroeconomia. Isso porque o varejo é um dos setores mais sensíveis aos fatores econômicos, tanto internos quanto externos.
Em primeiro lugar, os Estados Unidos, maior economia do mundo, deu sinais de que pode frear o aperto monetário. O processo de desinflação no país mostrou ao Fed (Banco Central americano) que os juros podem começar a cair.
E, com o alívio nos juros americanos, temos mais um fator que contribui para a expectativa de mais cortes na nossa taxa de juros, a Selic.
Em declarações recentes, Roberto Campos Neto, presidente do nosso Banco Central, afirmou que dois novos cortes devem ocorrer na taxa Selic, levando-a para até 11,25% ao ano.
Com isso, os ativos mais sensíveis à economia, como é o caso do varejo, ganham força na bolsa de valores. É por isso que muitas ações reagiram bem no último mês.
Porém, isso não significa que todas as varejistas viraram uma oportunidade de compra na bolsa. Embora muitas delas tenham sido penalizadas com os juros altos, nem todas são de fato um bom investimento.
É nisso que acreditam os analistas da Empiricus Research. Para eles, existem sim boas oportunidades nesse setor, mas é preciso saber escolher bem.
Para o mês de dezembro, por exemplo, eles recomendaram a compra de duas ações do varejo que estão baratas e têm boas perspectivas de valorização. Uma delas, inclusive, tem potencial para valorizar mais de 150%.
E já te adianto: não se trata de Magazine Luiza, Casas Bahia ou Americanas.
GRATUITO: CONHEÇA AQUI DUAS AÇÕES DO VAREJO PARA COMPRAR EM DEZEMBRO
2 varejistas que valem a pena (uma delas pode mais que dobrar o dinheiro investido)
Para dezembro, os analistas da casa recomendaram duas ações de varejistas em que vêem bom potencial lucrativo.
A primeira delas é hoje a ação mais barata do varejo de moda, segundo os analistas. Ela provavelmente não está no seu radar, já que foi esquecida pelo mercado há cerca de 2 anos, após ter sérios problemas operacionais.
Mas nesse tempo, a companhia se reestruturou, está com a operação mais enxuta e, segundo Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research, pode voltar aos holofotes.
Nas contas dele, a ação tem potencial para saltar mais de 150% na bolsa. Isto é, mais do que dobrar o dinheiro dos investidores.
A segunda é uma varejista de moda feminina, a qual os analistas vêem um futuro promissor, dado o reconhecimento da marca e o forte crescimento de resultados históricos.
Nas contas deles, a empresa negocia hoje a múltiplos mais baratos que os seus pares, é resiliente para momentos de turbulência da bolsa e também por operar em vendas para um público de renda mais elevada, protegendo-se da inflação, que corrói a renda média do país.
Ambas as varejistas fazem parte de uma carteira que recomenda as 10 melhores ações para investir no mês.
Todos os meses, eles divulgam uma lista com as melhores ações para comprar, aliando bons fundamentos e algum gatilho de valorização de curto prazo.
Para dezembro, além das duas ações de varejistas, há outros 8 papéis de empresas que estão em uma boa oportunidade de compra agora, segundo os analistas.
E a boa notícia é que você pode conhecer todas as indicações deles sem pagar nada. Isso porque a carteira com as 10 ações recomendadas foi liberada de graça para você, como uma cortesia do Grupo Empiricus.
GRATUITO: CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA DEZEMBRO
Relatório gratuito: conheça as 10 melhores ações para comprar em dezembro
As ações selecionadas pelos analistas da Empiricus Research são de diferentes setores do mercado, mas têm alguns pontos em comum:
- Estão baratas;
- São de empresas sólidas e líderes nos seus segmentos;
- Têm potencial de valorização com a queda dos juros.
As indicações de dezembro acabaram de ser divulgadas em um relatório gratuito. Além das duas ações de varejistas, você também irá encontrar outros 8 papéis de empresas em um bom ponto de entrada agora, segundo os analistas.
Agora, se você quiser conhecer todas as 10 ações recomendadas, basta clicar no botão abaixo e liberar o seu acesso gratuito. Você não pagará nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com todas as informações que irá encontrar: