Lula manda recado para acionistas da Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) no discurso de posse; veja o que fazer com as ações
Na cerimônia de posse, Lula criticou as medidas do governo Bolsonaro com as estatais e disse quais são os seus planos para as empresas nos próximos 4 anos
Doze anos depois de deixar o cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse como presidente do Brasil no último domingo (1º).
E, durante a cerimônia do Congresso Nacional, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, ele mandou um recado para os acionistas da Petrobras (PETR4) e do Banco do Brasil (BBAS3).
De acordo com Lula, o governo Bolsonaro usou as empresas públicas apenas para agradar os acionistas privados, deixando de lado o caráter social e o papel de desenvolvimento da economia que elas possuem. Veja um trecho do discurso:
“Desorganizaram a governança da economia, dos financiamentos públicos, do apoio às empresas, aos empreendedores e ao comércio externo. Dilapidaram as estatais e os bancos públicos; entregaram o patrimônio nacional. Os recursos do país foram rapinados para saciar a cupidez dos rentistas e de acionistas privados das empresas públicas”, afirmou o presidente.
Assim como já havia dito em ocasiões anteriores, o presidente também reafirmou o seu compromisso de fazer com que as estatais beneficiem a todos os brasileiros.
Para ele, as estatais deverão focar mais em novos investimentos e no estímulo do crescimento da economia, e menos na remuneração dos acionistas.
Na prática, isso pode significar que essas empresas distribuirão dividendos menores em 2023…
O que fazer com as ações das estatais no governo Lula?
Na semana passada, foram anunciados os três nomes que vão comandar as principais estatais brasileiras no governo Lula:
- O presidente da Petrobras será Jean Paul Prates;
- O Banco do Brasil ficará sob o comando de Tarciana Medeiros; e
- A Caixa Econômica Federal terá Rita Serrano como CEO.
Além disso, no primeiro dia de trabalho, o presidente publicou um decreto suspendendo o processo de privatização da Petrobras e de outras sete empresas públicas.
Mas, se por um lado as mudanças recém-anunciadas podem ajudar a trazer retornos mais diretos para a população, por outro elas podem prejudicar os acionistas destas empresas. Explico:
Como dito anteriormente, o desejo de Lula é que as estatais se voltem para novos investimentos e para o desenvolvimento da economia. Porém, para que isso aconteça, são esperadas medidas intervencionistas por parte do governo.
Para que fique claro, não estou aqui para defender ou criticar as decisões tomadas pelo presidente. Mas é um fato que Lula acredita que as estatais precisam de uma nova estratégia para proporcionar mais retornos à população.
E, do lado do investidor - que é o lado que nos posicionamos no Seu Dinheiro - essas políticas podem refletir negativamente nos resultados financeiros das empresas. O que pode significar lucros e dividendos menores.
É por isso que alguns analistas do mercado estão preferindo ficar de fora das ações da Petrobras e do Banco do Brasil neste momento.
Para eles, os riscos não compensam o retorno e há outras oportunidades melhores para investir em 2023.
A equipe de analistas da Empiricus Research, por exemplo, montou uma carteira com as 5 ações preferidas para 2023, e não colocou os papéis PETR4 e BBAS3 na lista.
Dado que a condução da economia e das estatais ainda são fatores de incerteza para a bolsa, os analistas preferem recomendar nomes de empresas resilientes, com boa projeção de dividendos e que não estão na mira do governo Lula.
NEM PETR4, NEM BBAS3: VEJA UMA LISTA DE 5 AÇÕES PARA INVESTIR EM 2023
Uma lista de 25 investimentos para fazer em 2023
Feitas todas as considerações acima, os analistas da Empiricus Research analisaram classe por classe de ativos e recomendaram não apenas 5 ações preferidas para investir, como também:
- 5 fundos imobiliários baratos e em um bom ponto de entrada;
- 5 BDRs (ações de empresas estrangeiras que você pode comprar no Brasil e em reais);
- 5 títulos de crédito privado (títulos de renda fixa emitidos por grandes empresas);
- 5 fundos de investimento com estratégias variadas, de multimercados à reserva de emergência.
Com essas recomendações, você consegue montar uma carteira bem diversificada e com menos riscos políticos e econômicos para começar 2023.
Essas indicações foram divulgadas em um relatório recente para os assinantes de uma das principais carteiras da casa, chamada “Palavra do Estrategista”.
Desde que foi criada, em setembro de 2015, até 1º de dezembro de 2022, a carteira em questão teve 366,5% de rentabilidade. Ou seja, mais que quadruplicou o dinheiro de quem seguiu à risca as recomendações dos analistas responsáveis.
A título de comparação, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, rendeu “apenas” 266,6% no mesmo período.
Agora, você pode ter acesso a 25 recomendações sem ser assinante e de graça. Isso porque a Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo, liberou o relatório como cortesia para qualquer pessoa interessada.
CONHEÇA 25 INVESTIMENTOS PARA FAZER EM 2023
Cortesia: conheça as indicações dos analistas para o 'Lula 3'
Nesse relatório, os analistas da Empiricus Research também disseram quais são as suas expectativas para o 2023 e o cenário macroeconômico que aguarda os investidores.
É quase um manual de sobrevivência para o investidor.
Para ler o relatório e consultar as 25 recomendações de investimentos dos analistas, você só precisa clicar no botão abaixo e seguir as instruções para liberar seu acesso.
Pode ficar tranquilo: nenhum centavo sequer será cobrado de você nesse processo. O acesso é mesmo gratuito.
Portanto, sugiro que você libere o seu acesso ao relatório, veja quais são os 25 ativos recomendados e só então decida se as indicações fazem sentido para o seu patrimônio.