🔴 3 LETRAS PODE DEIXAR OS INVESTIDORES MILIONÁRIOS NOS PRÓXIMOS 12 MESES – VEJA QUAIS

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo Empiricus

Já era pra Starbucks? McDonald’s (MCDC34) anuncia nova rede de cafeterias; como isso pode mexer com a ação?

Bruna Martins
Bruna Martins
12 de dezembro de 2023
18:00 - atualizado às 10:10
mcdonalds mcdc34 cosmcs starbucks
Imagem: Reprodução/Twitter / Canva // Montagem: Bruna Martins

O McDonald’s (MCDC34), rede de fast food mais famosa do mundo, anunciou na última semana sua nova empreitada: a CosMc’s, uma rede de cafeterias que promete concorrer com outras grandes do setor. É o caso da Starbucks, que ganhou destaque na mídia recentemente após a SouthRock Capital, empresa que detém os direitos dela no Brasil, ter entrado com pedido de recuperação judicial em outubro.

O nome da nova rede de cafeterias é inspirado em um personagem criado pela marca, muito utilizado em campanhas publicitárias nos anos 1980 e 1990. A primeira loja foi inaugurada nesta semana em Bolingbrook, no estado norte-americano de Illinois. 

O anúncio da novidade foi feito no Investor Day do McDonald’s, encontro anual para investidores organizado pela companhia. Mas será que ela foi capaz de animar o mercado sobre o desempenho das ações da rede de fast food?

Vale lembrar que, mesmo se tratando de uma ação internacional, é possível investir nos papéis do McDonald’s sem sair da Bolsa brasileira, por meio do BDR com ticker MCDC34

Mas, afinal, é hora do investidor daqui adicionar MCDC34 à carteira de investimentos, ou existem ações internacionais melhores para se apostar agora?

VEJA TAMBÉM: Este relatório gratuito da Empiricus Research contém os 5 melhores BDRs pra comprar na Bolsa brasileira agora; acesse

CosMc’s: entenda melhor a novidade

O McDonald’s parece querer ir devagar com parcimônia nesta nova empreitada. Segundo a companhia, o plano inicial inclui abrir apenas 10 lojas-piloto da cafeteria nos Estados Unidos até o final de 2024. A ideia é testar a aceitação da nova rede e ver como será o andamento das vendas no período. 

O analista de ações Enzo Pacheco, da Empiricus Research, comentou sobre a chegada da CosMc’s em entrevista concedida ao programa Giro do Mercado da última segunda-feira (11).

Na opinião dele, em termos de resultados, o número pequeno de lojas planejadas inicialmente ainda é insuficiente para causar algum efeito significativo nos números da companhia. 

Mas Enzo lembra que esse é um mercado que movimenta cerca de 100 bilhões de dólares no mundo atualmente e com margens maiores que a dos restaurantes do McDonald’s. Então, há chance de que essa rede de cafeterias consiga se expandir mais pra frente, inclusive com abertura de unidades no Brasil e na Europa. 

Por isso, por mais que a CosMc’s seja uma concorrente forte para a Starbucks nos Estados Unidos, a princípio essa novidade não tem relação com a crise vivida pela SouthRock Capital no Brasil, que inclui o fechamento de diversas lojas.

“O novo projeto do McDonald’s é algo ainda muito incipiente, mas já é uma importante sinalização de que a companhia está vendo outras oportunidades de crescimento para o negócio”, afirma o analista.

LEIA MAIS: As melhores apostas do mercado internacional para dezembro estão disponíveis neste relatório gratuito da Empiricus Research; acesse agora

Mas esse não foi o único anúncio importante do Investor Day do McDonald’s (MCDC34)…

A companhia trouxe a seus investidores outros anúncios que mostram como ela deve atuar em busca de resultados ainda melhores nos próximos anos. E, claro, como tudo isso pode resultar em maiores lucros para quem detiver ações da empresa na carteira. 

Veja as outras três principais propostas abaixo.

1) 9 mil novas lojas até 2027

O McDonald’s disse que pretende abrir 9 mil novas lojas até 2027. Hoje, a rede de restaurantes possui cerca de 42 mil unidades. Ou seja, é quase um quarto a mais de lojas em apenas quatro anos – um número “bem relevante”, nas palavras de Enzo Pacheco. 

Um destaque no plano de negócio da companhia é que, na última década, ela vem migrando a estrutura de sua rede para o formato de franquias. Segundo o analista, isso serve para aumentar os números da companhia – afinal, em uma franquia, todos os custos da unidade ficam com o proprietário, enquanto a empresa recebe uma boa parte da receita obtida nas operações. 

“Com isso, o McDonald’s aumentou sua margem operacional nos últimos anos, saiu dos 40% e hoje roda em torno de 43%, e a ideia é crescer esse número ainda mais com a futura expansão das lojas”, destaca Enzo.

2) 250 milhões de usuários no app

Outra meta indicada pela empresa foi a de expandir o número de usuários do seu programa de fidelidade. Hoje, são 150 milhões de pessoas cadastradas no mundo todo, e a ideia do McDonald’s é chegar a 250 milhões. 

Segundo o analista da Empiricus Research, essa é uma meta importante porque, tendo o cliente dentro do aplicativo, é possível oferecer promoções mais assertivas, o que tende a aumentar os resultados das vendas digitais da companhia. 

“Tudo isso reforça que a empresa está buscando uma receita crescente com margens crescentes”, diz.

3) IA para uma operação mais eficiente

Por fim, a inteligência artificial também não podia ficar de fora do Investor Day de uma das maiores companhias do mundo – e que vem integrando a tecnologia aos seus negócios cada dia mais.

O McDonald’s indicou a parceria com o Google, por meio do uso da plataforma Google Cloud, em todos os seus restaurantes. A ideia é que isso ajude no gerenciamento de custos e na otimização de processos, encontrando soluções que aumentem o rendimento das unidades e diminuam os episódios de interrupções das vendas. 

Tudo isso, na visão de Enzo, não deve trazer geração de receita no curto prazo, mas tende a ajudar a melhorar os resultados da companhia com o passar do tempo.

VEJA TAMBÉM: Analistas indicam as 5 ações internacionais que todo investidor deveria ter na carteira agora; veja neste relatório gratuito

Afinal, é hora de adicionar MCDC34 à carteira de BDRs?

Depois de todas essas novidades apresentadas pela companhia no seu Investor Day, afinal, vale a pena adicionar ações do McDonald’s à carteira de investimentos agora?

Para Enzo Pacheco, sim. O ticker MCDC34 está na carteira internacional do analista – um portfólio formado pelos 5 BDRs que, segundo as análises dele, são os que possuem maior potencial de lucro para o investidor nos próximos meses. 

“Apesar de hoje esse não ser um papel extremamente barato, me parece uma ação de qualidade muito boa e, dada a tradição da empresa e seus resultados recentes, é algo que eu considero interessante que o investidor tenha no portfólio hoje”, afirma o analista da Empiricus Research. 

A carteira completa com 5 BDRs recomendados para compra agora está disponível gratuitamente aos investidores brasileiros. Caso tenha interesse em conferir as outras quatro ações internacionais com potencial de geração de lucro, segundo o analista, clique no botão e baixe o relatório de graça:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar