Haddad crava: ‘O problema era se iria cortar juros, agora é quanto’; Empiricus embarca no otimismo do ministro e faz lista de 11 ações para bombar com a queda da Selic
Ministro ‘vai na onda’ do mercado e cobra corte nos juros acima de 0,25 pontos já em agosto; cenário beneficia lista de 11 ações
O bom humor da Faria Lima com o início da redução da taxa Selic alcançou novos patamares nesta quinta-feira (13).
Isso porque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou forte confiança em uma queda dos juros já na próxima reunião do Copom.
“Antes o problema era ‘se’ iria cortar, e agora é ‘quanto’. Eu penso que tem espaço para cortar mais que 0,25 p.p., eu tenho certeza”, afirmou o ministro.
Após a desaceleração da inflação (o IPCA foi negativo em junho), especialistas do mercado financeiro já tratam como certa a redução da Selic em agosto.
Por isso, a Empiricus Research, principal casa de análise independente do Brasil, separou uma lista de 11 ações para aproveitar a queda dos juros e com potencial de entregar retornos de até 400% no curto e médio prazos.
De maneira geral, a queda da Selic beneficia diretamente a cotação das ações por conta dos seguintes fatores:
- Diminui a atratividade da renda fixa e traz investidores para a renda variável;
- Estimula a economia e o crédito, faz as empresas investirem mais e o consumo aumentar;
- Beneficia os modelos de valuation, que normalmente utilizam a Selic como ‘taxa de desconto’ para definir o valor justo de uma ação.
Os juros ainda nem começaram a cair, mas só as expectativas já fizeram o Ibovespa subir 12% neste ano. Imagine quando o corte vier…
O que comprar neste cenário?
Embora as ações tendam a subir, as microcaps, que são aquelas com menor valor de mercado, são ainda mais sensíveis aos juros.
Isso significa que, quando os juros sobem, elas caem mais do que a média, mas, quando a Selic cai, elas disparam.
Os motivos, basicamente, são dois:
- Uma empresa de menor capitalização precisa de menos dinheiro para dobrar ou triplicar de valor;
- Como os lucros projetados dessas empresas geralmente estão mais no futuro, elas são altamente penalizadas pela Selic alta nos modelos de valuation dos investidores institucionais.
Por isso, a Empiricus separou uma lista com 11 ações de elevado potencial para explodir após o início da queda dos juros.
E a projeção deles é que elas possam multiplicar o dinheiro por até 5 em um período de 36 meses.
A primeira ação, inclusive, será revelada na próxima segunda-feira (17). Portanto, se quiser receber o nome desta ação e saber como acessar o restante da lista, basta deixar se contato no botão abaixo: