Fortes chuvas abrem uma ‘belíssima oportunidade de comprar uma das melhores empresas do Brasil’; aponta analista
A ação desta empresa valorizou 2.500% desde o seu IPO, mas especialista acredita que uma nova “chuva” de lucros pode estar por vir
Nos últimos meses tivemos dias de chuvas intensas por todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, na primeira quinzena de março chegou a chover 162,9mm, o equivalente a 91% do esperado para o mês.
Períodos de chuva muito intensos como este costumam ser bons e ruins. De um lado, muitas cidades ficaram alagadas, famílias perderam suas casas e também ocorreram várias mortes.
Mas, por outro lado, mais chuvas significam reservatórios mais abastecidos. Alguns deles com reservas acima da sua capacidade, como é o caso de Cotia e Rio Grande, que registaram 101,1% e 102,9% de volume.
Na prática, isso significa que os consumidores não só terão uma conta de energia mais barata, como também a possibilidade de buscar lucros investindo em ações de elétricas.
Nesse sentido, a recomendação do CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, é investir em uma ação de elétrica que vem entregando resultados cada vez melhores a cada trimestre.
Na visão do analista, trata-se de uma das melhores empresas do país. Para se ter uma ideia, desde o seu IPO, em 2006, esta ação já valorizou mais de 2.500%.
Agora, Miranda acredita que estamos diante de mais uma oportunidade de comprar este ativo pagando muito menos do que ele realmente vale.
A seguir, explico com mais detalhes o porquê do analista acreditar que é hora de investir nesta elétrica.
Uma ‘chuva’ de bons resultados
A empresa em questão é a primeira multi-utilities do Brasil. Entre os ramos de atuação da companhia, estão a transmissão e distribuição de energia elétrica, saneamento, telecomunicações e energia renovável.
Trata-se de um setor conhecido por ter uma boa previsibilidade e estabilidade de receita. No 4T22, por exemplo, esta companhia apresentou lucro líquido de R$ 679 milhões, um crescimento de 19% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Além disso, viu o seu Ebitda (lucro ante juros, impostos, depreciação e amortização) crescer 37%, alcançando R$ 2,3 bilhões no último trimestre de 2022.
Parte desse bom resultado foi impulsionado pelo grande volume de chuvas durante o verão.
Acontece que, com os reservatórios cheios, essa companhia pode reduzir o custo com compra de energia vinda de termelétricas. No quarto trimestre de 2022 houve uma redução de 27% com essas despesas.
Entretanto, Felipe Miranda destaca que essa empresa tem outra importante qualidade que faz dela uma das melhores ações bolsa:
Um histórico de retornos sólidos
Veja só o gráfico abaixo. Ele mostra o desempenho da ação dessa elétrica desde o seu IPO, em 2006:
Perceba que, mesmo em momentos de crise, como em 2016, na maior recessão do Brasil, e em 2020, no auge da pandemia, a ação continuou tendo um desempenho muito acima do Ibovespa.
Na prática, desde o seu IPO, em 2006, a ação já entregou um retorno de mais de 2.500%, ou seja, uma média de 22,5% ao ano em 16 anos. Para se ter uma ideia, no mesmo período o Ibovespa valorizou apenas 153%.
Em geral, ativos como estes, que já valorizaram tanto, não abrem muitas oportunidades de entrada.
Entretanto, o cenário macroeconômico oferece ao investidor o que Miranda chama de “oportunidade rara”.
Acontece que atualmente as ações estão sendo negociadas em valores bem abaixo da média. O cenário de juros altos e inflação acaba tornando o ambiente mais difícil para quem investe na bolsa.
Em alguns casos, ocorre uma correção no preço das ações. Um bom exemplo disso são as varejistas. Mas também acontece de boas empresas serem penalizadas além da conta devido às incertezas que este cenário pode trazer.
Na última década, isso aconteceu apenas outras duas vezes: entre 2015 e 2016 e no início de 2020.
Agora, estamos em um cenário muito parecido e com a possibilidade de comprar ações desta empresa pagando muito pouco.
VEJA COMO INVESTIR EM UMA DAS MELHORES AÇÕES DO BRASIL PAGANDO POUCO
Uma das melhores ações da bolsa por uma ‘pechincha’
Atualmente, a ação desta elétrica está sendo negociada por 10x o seu Preço sobre Lucro (P/L) estimado para os próximos 12 meses.
Na prática, isto quer dizer que a ação está com um desconto de 20% em comparação com a sua média histórica, segundo estimativas do analista.
Contudo, não houve nenhuma alteração nos fundamentos da empresa. Ou seja, ela continua sendo uma empresa resiliente, com receitas previsíveis e com uma capacidade de execução acima da média.
“Ao longo da história, sempre que vimos esses níveis de preço, apuramos uma performance muito positiva das ações nos 18 meses à frente”, comenta Miranda.
Por isso, ele recomendou esta ação aos assinantes da série “Palavra do Estrategista”, cuja carteira teórica já rendeu 339,75% desde a sua criação, em 03/09/2015, contra 279,54% do Ibovespa.
Em geral, apenas assinantes têm acesso às recomendações do analista. Contudo, a Empiricus Investimentos está oferecendo como cortesia o acesso gratuito ao relatório que revela o nome da ação que valorizou 2.500% desde o seu IPO.
Ou seja, você pode ter acesso a esta recomendação sem ser assinante e de graça. Para isso, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções: