🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Leonardo Carmo
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e redator no Grupo Empiricus. Já trabalhou com Comunicação Interna em uma empresa de serviços financeiros e no time de Conteúdo da EXAME. Hoje escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times
Conteúdo Empiricus

Entenda o que está por trás da disparada do Ibovespa em novembro e veja onde investir este mês

Principal índice da bolsa de valores brasileira atingiu seu maior patamar em três anos

Leonardo Carmo
5 de dezembro de 2023
18:00 - atualizado às 13:28
Bolsa de Valores Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Embora a cotação do Bitcoin tenha subido consideravelmente nas últimas semanas por conta da possibilidade da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA aprovar a criação de ETFs ligados a criptomoedas, quem conseguiu o posto de melhor investimento do mês foi o Ibovespa

Aos 127.331 pontos, o principal índice da bolsa de valores brasileira alcançou um resultado que não era visto desde novembro de 2020, quando teve uma alta de 15,9%.

Dessa vez, o que motivou o maior apetite por risco dos investidores foi a política monetária norte-americana: com uma inflação aparentemente controlada, a perspectiva é que o Banco Central de lá (FED) interrompa de vez o ciclo de aperto iniciado em março do ano passado. 

Um sinal claro disso é que, na última reunião dirigida por Jerome Powell, por exemplo, a decisão foi de manter a taxa básica de juros entre 5,25% e 5,5%.

Isso é relevante por aqui pois, como o Brasil é um país emergente, ele possui uma economia menos estável e depende muito da entrada de capital estrangeiro.

Vai ter ‘rali de Natal’?

De acordo com a analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma, é possível que sim. Segundo ela, o que pode ajudar a responder essa dúvida com mais precisão é a ‘Super Quarta’ (na ocasião, os Comitês de Política Monetária daqui e dos Estados Unidos tomam decisões sobre a economia de seus respectivos países).

A gente espera que o Copom indique uma pausa nos cortes da Selic, mas qualquer indício de que ele irá continuá-las no próximo ano seria maravilhoso para a Bolsa brasileira”, afirmou a analista na última edição do programa Onde Investir.

Em relação ao que vai acontecer no exterior, a especialista diz que ainda é uma incógnita, mas que qualquer um dos dois cenários projetados pelo mercado financeiro contribuiriam para o rali de Natal (uma parte espera mais um último aumento nos juros e, outra, mais uma pausa).

Outro ponto que conta favoravelmente são as compras de final de ano. Nós vimos uma Black Friday muito boa no e-commerce para algumas varejistas líderes de seus segmentos, como Nike e Arezzo”, afirma Quaresma.

Onde investir em dezembro?

A Empiricus Research, maior casa de análise independente do Brasil, elaborou uma lista com as 5 melhores ações para quem deseja ‘bater o Ibovespa’ em dezembro ou mesmo aproveitar o possível rali de Natal. 

Nela, há papéis de organizações resilientes, com perspectiva de crescimento e capazes de trazer ótimos retornos a seus acionistas

“Uma das trocas que fizemos para dezembro foi tirar uma empresa do agronegócio que acreditamos que pode ser um pouco prejudicada pelas questões climáticas nesse momento. No lugar, estamos colocando um ticker para capturar esse movimento de final de ano do varejo”, conta Quaresma.

Para acessar essas indicações de forma totalmente gratuita, basta clicar no link abaixo.

CARTEIRA RECOMENDADA: CONHEÇA GRATUITAMENTE AS MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM DEZEMBRO 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar