Contas remuneradas: seu dinheiro poderia estar rendendo até 14,61% em títulos premium; veja quais
Queda da Selic tende a diminuir o retorno de contas que rendem 100% do CDI – veja titulo premium que é praticamente “imune” à queda dos juros
As contas remuneradas como PicPay, Nubank, e Neon caíram no gosto dos brasileiros. Em geral, elas podem ser um produto bastante interessante, especialmente para quem está começando.
Essas contas oferecem aos investidores rentabilidade acima da poupança, liquidez diária, e em alguns casos, proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Mas, se você já investe, tem uma reserva de emergência e está pensando em construir patrimônio, saiba que pode estar deixando dinheiro na mesa com as contas remuneradas.
Acontece que, mudanças no cenário econômico tendem a reduzir a rentabilidade destas contas nos próximos anos.
Em contrapartida, existe uma classe de ativos que pode continuar pagando prêmios de dois dígitos, alguns deles podem chegar a 14,61% ao ano.
Por que a rentabilidade das contas remuneradas podem cair?
Ao depositar dinheiro nas contas remuneradas de algumas fintechs, automaticamente o seu dinheiro começa a render 100% do CDI.
O CDI, que é o indexador dessas contas, segue a Selic bem de perto. Em outras palavras, a rentabilidade é praticamente a mesma da taxa básica de juros.
Contudo, desde agosto a Selic entrou em ciclo de queda. Até o momento, o Banco Central já cortou os juros em 100 pontos percentuais, passando de 13,75% ao ano para 12,75%.
Esse movimento acaba impactando diretamente a rentabilidade das contas remuneradas, pois, se a Selic cai, o CDI também tende a ser menor.
Hoje, 100% do CDI representa um retorno de 12,65% ao ano, segundo dados da B3. Vamos combinar que não é uma rentabilidade ruim, contudo é preciso considerar a expectativa da Selic para os próximos anos.
Como expliquei anteriormente, o CDI segue o movimento da taxa de juros. Assim, segundo o Boletim Focus da última segunda-feira (09), a expectativa do mercado é de uma Selic a 9% em 2024 e 8,5% em 2025.
Ou seja, o retorno das contas remuneradas tende a cair nos próximos anos. Porém, existe um grupo de títulos premium que pode continuar entregando rentabilidade de dois dígitos, mesmo com a queda da Selic.
CONHEÇA 4 TÍTULOS PREMIUM PARA BUSCAR RETORNO DE DOIS DÍGITOS NA RENDA FIXA
Essa classe de títulos públicos pode pagar até 14,61% ao ano
Embora a queda da Selic represente uma redução do prêmio dos títulos de renda fixa, existe uma categoria que é praticamente “imune” a queda dos juros.
Isso porque esses ativos costumam oferecer um prêmio que combina uma taxa fixa, mais a variação de um indexador. Em geral, é uma combinação de IPCA (inflação) + juros.
Veja só esse exemplo, trata-se de uma das ofertas do título premium:
- IPCA + 10%;
- IPCA + 9,2%.
Atualmente, o IPCA, que é o índice que mede a inflação, está em 4,61% em 2023. Ou seja, somando a variação do indexador a taxa fixa temos títulos com potencial de retorno de 14,61% e 13,81% ao ano, respectivamente.
Estamos falando de títulos de renda fixa com rentabilidade acima do patamar atual da Selic e superior ao prêmio oferecido nas contas remuneradas. Em muitos casos, isento de Imposto de Renda, o que os torna ainda mais atrativos.
Trata-se de ativos que, em geral, os “bancões” só oferecem a clientes selecionados, ou seja, para quem tem muito dinheiro. Enquanto isso, os investidores comuns não fazem ideia de como acessá-los.
Pensando nisso, a Empiricus Investimentos decidiu liberar uma carteira mensal com os melhores títulos de renda fixa do momento.
Gratuito: 4 indicações de títulos premium para buscar até 14,61% ao ano na renda fixa
As contas remuneradas dos bancos digitais são um bom ponto de partida para quem está começando a investir. Mas se você já tem a sua reserva de emergência e está buscando ativos para multiplicar o seu patrimônio, talvez seja um bom momento para conhecer os títulos premium.
Nesse sentido, a carteira mensal de renda fixa da Empiricus Investimentos tem quatro ativos com retorno de até IPCA + 10% em um prazo médio de de 5 anos, veja só:
Tratam-se de ativos “turbinados” que devem continuar pagando prêmios superiores às contas remuneradas, mesmo com a queda dos juros.
A boa notícia é que, além de disponibilizar esses títulos ao investidor comum, a Empiricus Investimentos está oferecendo o relatório em que revela as quatro recomendações de forma gratuita.
Para acessar é muito simples, basta clicar neste link e seguir as instruções. Além disso, uma vez que você fizer esse passo a passo, poderá receber mensalmente as atualizações dessa carteira, sem nenhum custo.
Ficou interessado? Clique no botão abaixo e cadastre-se gratuitamente para receber a carteira completa de títulos premium da renda fixa: