BlackRock vai às compras enquanto Ibovespa cai: ‘tubarões’ estão de olho em ações brasileiras e analista diz que é hora de ‘calibrar as carteiras’
CEO Empiricus Research defende que a bolsa brasileira está barata e é hora de aproveitar para investir em ações de qualidade; veja como identificar bons papéis
O Ibovespa acumula, desde o primeiro dia do segundo semestre deste ano até o último fechamento (25), uma queda de mais de -5%. Mas há duas maneiras de olhar para esse resultado:
- Chorar o leite derramado; ou
- Aproveitar a oportunidade para comprar ações de empresas de qualidade a preços baixos.
A verdade é que tanto o investidor tradicional gringo quanto o brasileiro está receoso com os ativos de risco, devido ao cenário econômico global.
Esse receio tem levado os investidores para ativos mais seguros, como a renda fixa. Mas deixar de lado boas ações pode ser um erro olhando a longo prazo...
A BlackRock, maior gestora do mundo, tem feito o caminho inverso do investidor comum. Enquanto a maioria “foge” da bolsa, a gestora está aproveitando para comprar ações brasileiras.
Só nos últimos 15 dias, a BlackRock aumentou sua posição acionária em papéis como Cogna (COGN3), Yduqs (YDUQ3) e Lojas Renner (LREN3).
E a gigante do mercado financeiro não é a única que está olhando para a bolsa brasileira. Segundo pesquisa da XP com 54 investidores institucionais, 52% deles planejam aumentar a exposição a ações do mercado doméstico nos próximos 6 meses.
Além disso, a maioria acredita que o Ibovespa – principal índice da bolsa – alcance os 120 mil pontos até o fim deste ano, apesar das quedas recentes:
NÃO É HORA DE FUGIR DA BOLSA: SAIBA ONDE INVESTIR PARA BUSCAR LUCROS CONSISTENTES
Ibovespa pode chegar aos 198 mil pontos: onde investir para aproveitar essa possível retomada da bolsa?
Quem também defende que não é uma boa escolha fugir dos ativos de risco agora é o CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research, Felipe Miranda.
Para ele, se houver uma melhora no cenário global e o arrefecimento dos juros brasileiros, o Ibovespa pode chegar até 198 mil pontos no final de 2024. Isso significa que, quem desperdiçar a oportunidade de comprar agora, enquanto há ativos de qualidade extremamente baratos, pode se arrepender.
Nesta projeção, considerando os 112 mil pontos do último fechamento (25), a bolsa brasileira poderia valorizar cerca de 75%. Mas veja bem: isso só seguindo o índice.
Existem algumas ações que podem se destacar até mais do que isso, segundo Miranda. Trata-se de empresas premium, com resultados sólidos, mas que, devido às quedas recentes da bolsa, estão sendo negociadas abaixo do que de fato valem.
São nesses papéis que o investidor deve focar neste momento, defende o analista:
“Estamos diante de uma daquelas raras oportunidades de comprar ativos de altíssima qualidade, a preços aviltantes, típicas de situação de pânico e muito stress.
Se podemos comprar empresas espetaculares a preços excelentes, minimizando nosso risco e ainda assim gozando de bom potencial de valorização, nada melhor”, afirma.
Ou seja, enquanto boa parte do mercado está correndo da bolsa, a recomendação do analista é muito clara: é hora de nadar contra a maré e aproveitar as promoções do mercado doméstico.
“Quando o sujeito se assustar, a Selic já vai estar abaixo de 10%. Muitos só vão calibrar as carteiras neste momento. E, então, pode ser tarde demais”, afirmou sobre o risco de não investir agora, enquanto as ações estão baratas.
Mas é claro que é preciso escolher os ativos certos. De nada adianta querer aproveitar os descontos da bolsa e investir em ações sem boas perspectivas.
E é exatamente essas boas ações que Felipe Miranda quer ajudar qualquer brasileiro a encontrar – mesmo aqueles sem conhecimento algum sobre finanças e investimentos.
SAIBA COMO ACESSAR O PASSO A PASSO PARA CALIBRAR SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS AQUI
Analista antecipou o ‘Fim do Brasil’ e agora quer ajudar brasileiros a turbinarem a vida financeira
Felipe Miranda está produzindo, junto a Matheus Spiess e Larissa Quaresma – também analistas da Empiricus Research –, um treinamento de como montar do zero uma carteira de investimentos capaz de gerar renda passiva.
A ideia é que o investidor esteja preparado para o que der e vier, além de conseguir aproveitar uma eventual retomada da bolsa.
O Projeto Renda está sendo criado, justamente, pelo analista que foi responsável pela tese “Fim do Brasil”. Felipe Miranda, por volta de 2014, alertou sobre a despencada econômica que o país estava prestes a passar durante o governo Dilma.
A recomendação foi sair das ações da Petrobras (PETR4) e comprar dólar. Quem seguiu mais do que dobrou o dinheiro investido. Mas ele não parou por aí. Felipe também percebeu que existia a chance de comprar ações baratas na bolsa.
Foi pensando nisso que ele criou a carteira Oportunidades de Uma Vida, que seleciona os papéis mais atrativos para o investidor, em setembro de 2015. De lá até outubro deste ano, este portfólio já acumula um retorno de 360% – duas vezes mais que o Ibovespa no mesmo período.
É claro que esse é um lucro que ficou no passado e sabe-se que retornos passados não garantem lucros futuros. Mas ele serve para mostrar que Felipe Miranda sabe identificar uma boa oportunidade quando está diante de uma.
E ele acredita que agora é o momento ideal para quem quer agir em busca de retornos atrativos no longo prazo e boas fontes de renda passiva.
Não é à toa que o analista está montando um projeto inédito na Empiricus Research, com o objetivo de ajudar brasileiros com qualquer nível de conhecimento sobre finanças a, de fato, buscarem resultados consistentes com investimentos.
Além de ações da bolsa brasileira, Felipe, Matheus e Larissa vão mostrar como investir em:
- Fundos imobiliários;
- Ativos internacionais;
- Small Caps;
- Renda fixa;
- Criptomoedas;
- E muito mais.
Ou seja, você ainda pode sair com recomendações de como diversificar seus investimentos e montar uma carteira completa começando do zero.
PROJETO RENDA: VEJA COMO BUSCAR RETORNOS ATRATIVOS COM INVESTIMENTOS COMEÇANDO DO ZERO
Como montar uma carteira do zero e buscar resultados expressivos – veja os detalhes neste evento online gratuito
Os analistas Felipe Miranda, Matheus Spiess e Larissa Quaresma vão explicar os detalhes do Projeto Renda em um evento online e gratuito no dia 13 de novembro, às 8h.
Eles querem mostrar qual é o plano para te ajudar a se tornar um investidor completo, com uma carteira adequada que pode te gerar renda extra consistentemente.
Quem quiser participar desse evento pode se adiantar e se inscrever em uma lista de interessados gratuita neste link. Até o dia da transmissão, quem estiver nesta lista vai receber informações exclusivas sobre o projeto sem pagar nem um centavo.
Tudo que você precisa fazer é acessar o botão abaixo e seguir as instruções. Fazendo isso, você terá um encontro marcado no dia 13 com alguns dos maiores analistas do mercado financeiro: