🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CRISE NA RÚSSIA

Wagner Group versus Putin: Entenda o conflito que abalou a Rússia em cinco pontos

O mundo acompanhou a insurreição do grupo paramilitar, que vinha sendo um importante aliado das tropas russas contra a Ucrânia

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
25 de junho de 2023
11:40 - atualizado às 12:57
Putin acelera relógio do fim do mundo ameaça de guerra nuclear com guerra na Ucrânia
Presidente russo, Vladimir Putin - Imagem: Montagem / Seu Dinheiro

Desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, as últimas 36 horas foram as mais "agonizantes" para o presidente russo Vladimir Putin — e que não foi causada pelas tropas de Volodymyr Zelensky.

Neste sábado (24), as atenções do mundo se voltaram para os desdobramentos da insurreição do grupo paramilitar Wagner, que vinha sendo um dos aliados do governo russo contra os ucranianos.

Embora a rebelião tenha pegado o mundo de 'surpresa', as divergências entre o grupo Wagner e o governo de Vladimir Putin já vinham acontecendo nos últimos meses.

Recentemente, as disputas entre a tropa paramilitar e o Ministério de Defesa da Rússia se tornaram públicas: de um lado, o líder do Wagner acusa as forças russas de não fornecer munição suficiente; do outro, o governo acusa o grupo de "propagando da informação".

Confira a seguir o conflito e seus desdobramentos em cinco pontos:

1. A insurreição de Wagner

O início da tensão interna aconteceu na noite de sexta-feira (23), quando o líder do grupo mercenário, Yevgeny Priogozhin, acusou a liderança militar russa de ataque a um dos acampamentos do grupo com uma "grande quantidade" de morte.

Leia Também

“Eles nos enganaram sorrateiramente, tentando nos privar da oportunidade de defender nossas casas e, em vez disso, caçar Wagner. Estávamos prontos para chegar a um acordo com o Ministério da Defesa para entregar nossas armas e encontrar uma solução para continuarmos a defender país. Mas esses canalhas não se acalmaram”, disse Prigozhin em uma nota de voz postada no Telegram.

Sendo assim, o ataque foi o estopim para a insurreição do grupo paramilitar, com a escalada da tensão interna no sábado (24).

O líder também prometeu  "responder a essas atrocidades" e anunciou uma "marcha da justiça" até a capital russa, Moscou. Durante o caminho, Wagner assumiu o controle da cidade de Rostov.

Wagner postou vídeos com uma rendição de 180 militares russos na fronteira de Bugaevka, na Rússia. E, ainda de acordo com as tropas mercenárias, cerca de 25 mil combatentes do Wagner já estavam armados.

2. A reação de Putin

Em meio a escalada do conflito interno, o presidente russo Vladimir Putin fez um pronunciamento à nação de cinco minutos na TV estatal.

Sem nomear o grupo, antes aliado, Putin afirmou que a situação tratava-se de uma traição, "um punhalada pelas costas".

“O que estamos enfrentando é precisamente a traição. A ambição excessiva e os interesses investidos levaram à traição. A traição de seu país, de seu povo e da causa pela qual os soldados e comandantes do Grupo Wagner lutaram e morreram, lado a lado com nossas outras unidades”, disse Putin.

"Qualquer revolta interna é uma ameaça mortal ao nosso estado. Nossas ações para defender a Pátria dessa ameaça serão duras."

O Ministério de Defesa da Rússia negou as acusações do Wagner e afirmou que os comentários de Prigozhin são uma "propaganda informativa".

Em meio ao conflito, surgiram rumores de que  Vladimir Putin, havia "escapado" de Moscou em um avião que teria decolado do aeroporto da capital russa em direção à região de Tver — onde o presidente possui uma de suas residências.

Contudo, o porta-voz do governo russo afirmou que Putin estava trabalhando em seu escritório, no Kremlin.

3. Belarus: o intermediador

Importante aliado da Rússia, Belarus assumiu o papel de intermediador entre o governo russo e o líder do Wagner, Yevgeny Priogozhin.

E, ao final do dia, por volta das 15h (horário de Brasília), um acordo foi anunciado, com a ordem de Priogozhin aos mercenários para interrupção da marcha a Moscou, a fim de evitar "derramamento de sangue". O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, foi o intermediador.

4. O acordo

O acordo firmado entre o Wagner e Putin, intermediado pelo presidente de Belarus, garantiu a "paz temporária" no território russo.

O Kremlin anunciou que não processará o líder do Wagner e nem punir os demais membros que participaram da rebelião. Além disso, os mercenários que não aderiram a revolta do grupo serão integrados ao Ministério de Defesa russo.

Em linhas gerais, o acordo prevê o exílio de Prigozhin em Belarus, bem como a sua saída do front na Ucrânia e São Petersburgo.

Contudo, até o momento, não há relator de que o líder do Wagner tenha chegado à Belarus. Muitas outras perguntas seguem sem resposta, em meio ao alívio da tensão interna, já que Prigozhin permanece em silêncio desde o anúncio do acordo com o Kremlin.

5. Saldo do conflito: Putin enfraquecido?

Com o caos instalada durante 24 horas, não há dúvidas de que poder de Vladimir Putin ficou abalado. E, segundo especialistas consultados pela BBC, a revolta deve impactar negativamente a Rússia e beneficiar a Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenshy, se manifestou durante a insurreição na Rússia e afirmou que "a fraqueza da Rússia é óbvia". Confira:

Em resposta e após o recuo do grupo Wagner, o governo russo afirmou que a rebelião não afetará a ofensiva militar do país na Ucrânia e que os impactos na guerra travada desde fevereiro do ano passado estão "fora de questão", segundo o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov.

*Com informações de CNBC, BBC, CNN, The Wall Street Journal, Estadão e Reuters

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

DIA 59

O que é bom dura pouco: Putin responde Trump com um novo ataque

19 de março de 2025 - 20:09

Um dia depois de conversar com o presidente norte-americano sobre um cessar-fogo na Ucrânia, Rússia usa drones e atinge áreas civis e um hospital

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

DIA 58

O canto da sereia (de Trump) é irresistível até para Putin

18 de março de 2025 - 20:06

O russo conversou com o republicano por telefone e deu o primeiro passo na direção de um cessar-fogo na Ucrânia, mas fez um alerta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

18 de março de 2025 - 8:16

Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda

DIA 57

Amigos & rivais: a ligação de Trump para Putin e a visita de Xi Jinping a Washington

17 de março de 2025 - 19:45

Se a vida imita a arte, o republicano é a prova disso: está tentando manter os amigos perto e os inimigos ainda mais próximos

DIA 56

As múltiplas frentes de batalha de Donald Trump

17 de março de 2025 - 11:23

Disputas comerciais, batalha contra os serviços públicos, participação indireta em conflitos no Oriente Médio e tentativa de paz pela força na Ucrânia fazem parte das várias guerras nas quais o republicano se meteu

DIA 54

A terceira grande guerra bate à porta: Trump vai abrir?

14 de março de 2025 - 19:43

Presidente norte-americano discursa no Departamento de Justiça dos EUA e fala que uma guerra global agora não teria precedentes porque seria patrocinada por armas nucleares

DIA 53

Trump golpeia, Otan se esquiva — mas até quando?

13 de março de 2025 - 19:49

Mark Rutte, chefe da aliança transatlântica, esteve na Casa Branca nesta quinta-feira (13) para tentar convencer os EUA a se manterem na linha de frente da luta pela Europa

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: As três surpresas de Donald Trump

10 de março de 2025 - 20:00

Quem estudou seu primeiro governo ou analisou seu discurso de campanha não foi muito eficiente em prever o que ele faria no cargo, em pelo menos três dimensões relevantes

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hegemonia em disputa: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de IPCA, dados de emprego nos EUA e balanços

10 de março de 2025 - 8:14

Temporada de balanços volta a ganhar fôlego enquanto bolsas têm novo horário de funcionamento, inclusive no Brasil

DIA 49

Trump e Putin: uma amizade sem limites — até quando?

9 de março de 2025 - 16:43

O republicano rebateu críticas de que sua administração está sendo leniente com a Rússia — na avaliação dele, apesar da boa relação com o russo, há ações sendo feitas para pressionar Moscou

FROTA FANTASMA NO ALVO

Putin tem medo do que? A única coisa que pode conter a máquina de guerra da Rússia agora — e está ao alcance de Trump

8 de março de 2025 - 16:03

Enquanto o presidente norte-americano tenta um acordo de paz pouco ortodoxo na Ucrânia, economista do Brooking Institute diz qual é a única coisa que pode segurar o russo no momento

DIA 46

O grande dia para os EUA está chegando

6 de março de 2025 - 18:59

As idas e vindas de Trump sobre as tarifas e a manutenção do discurso agressivo voltam a mexer com os mercados e levam um dos maiores fundos de hedge do mundo a fazer um alerta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando você é o técnico: Ibovespa busca motivos para subir em dia decisão de juros do BCE

6 de março de 2025 - 8:09

Além do BCE, os investidores seguem de olho nas consequências da guerra comercial de Donald Trump

POLÍTICA EXTERNA

Içando a âncora fiscal: a proposta do novo governo alemão para flexibilizar o “freio da dívida” e investir em defesa após recuo dos EUA

5 de março de 2025 - 15:01

Os partidos de centro concordaram em lançar um fundo de 500 bilhões de euros (R$ 3,1 trilhões) para investir em setores prioritários como transporte, redes de energia e habitação

ALTERNATIVA

Após discussão entre Trump e Zelensky na Casa Branca, Europa anuncia plano de paz próprio para guerra entre Rússia e Ucrânia

2 de março de 2025 - 12:48

Primeiro-ministro do Reino Unido diz que país concordou com França e Ucrânia em trabalhar num plano de cessar-fogo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um olhar pelo retrovisor: Ibovespa tenta manter alta com investidores de olho em balanços e Petrobras em destaque

26 de fevereiro de 2025 - 8:25

Além dos números da Petrobras, investidores repercutem balanços da Ambev, do IRB, da Klabin e da WEG, entre outros

DIA 37

O visto dourado de US$ 5 milhões: a nova proposta de Trump para quem quer ser cidadão americano

25 de fevereiro de 2025 - 20:23

Detalhe na declaração do presidente norte-americano sobre os chamados golden visas chama atenção – inclusive de Vladimir Putin

CEO CONFERENCE BRASIL 2025

O homem mais poderoso do 1° governo Trump fala sobre Brasil, tarifas, imigração, guerras — e revela um segredo

25 de fevereiro de 2025 - 16:17

O antigo chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, bateu um papo com o chairman e sócio sênior do BTG Pactual nesta terça-feira (25) e falou o que pensa sobre a volta do republicano à Casa Branca

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar