Recado para Putin? Diretor de Avatar e Titanic, James Cameron quer lançar filme sobre tragédia nuclear
Segundo o Los Angeles Times, o cineasta pretende tirar férias temporariamente de Avatar após o lançamento do terceiro filme para retratar os desastres em Hiroshima e Nagasaki

À luz do fúnebre aniversário de um ano da guerra na Ucrânia e de um “relógio do fim do mundo” cada vez mais próximo da última badalada, James Cameron quer interromper a produção das sequências de Avatar para dar vida a um novo projeto voltado ao mundo real — desta vez, levando os holofotes para um dos maiores desastres já vividos no Japão.
Uma das máximas adotadas por Cameron em sua carreira profissional remonta ao século XVIII: “Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la”, disse um dia o filósofo irlandês Edmund Burke.
Segundo um relatório do jornal Los Angeles Times, o diretor pretende tirar férias temporariamente da saga ambientada em Pandora após o lançamento de Avatar 3, marcado para o final do próximo ano, para retratar os desastres em Hiroshima e Nagasaki.
Depois de recriar nos cinemas a história do naufrágio do Titanic, o diretor de Avatar quer dirigir uma adaptação cinematográfica do livro “O Último Trem de Hiroshima”.
Escrito por Charles R. Pelegrino, o livro conta com depoimentos dos sobreviventes dos bombardeios em Hiroshima e Nagasaki — inclusive o falecido Tsutomu Yamaguchi, que sobreviveu às duas bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.
A história se repete?
Com a guerra na Ucrânia prestes a completar um ano desde o início dos ataques russos, ainda ontem, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a suspensão da participação de Moscou no New Start, o último grande tratado de controle de armas nucleares entre norte-americanos e russos.
Leia Também
Em conversa com o LA Times, o diretor James Cameron ressaltou que o ultranacionalismo — aquele sentimento de “nós versus eles”... conhece? — aumentou à medida que os conflitos entre Ucrânia e Rússia se agravaram.
“Vivemos em um mundo mais precário do que pensávamos. Acho que o filme de Hiroshima seria mais oportuno do que nunca, se não mais. Isso lembra às pessoas o que essas armas realmente fazem quando são usadas contra alvos humanos.”
Diretor de Avatar e a história de Hiroshima
A ideia de transformar em filme o livro sobre as bombas em Hiroshima e Nagasaki não surgiu agora. Em 2010, James Cameron já havia manifestado interesse em adaptar a história para as telonas.
Segundo o Mainichi, um dos importantes jornais diários mais importantes do Japão, na época, o diretor chegou a visitar no hospital e entrevistar Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente conhecido dos dois atentados em Hiroshima e Nagasaki.
Pouco tempo depois, Yamaguchi faleceu, o que fez qualquer plano de Cameron para a adaptação voltar para as gavetas.
O diretor retomou o projeto após garantir o sucesso de “Avatar: O Caminho da Água” e de “Titanic” nos cinemas, que hoje ocupam a terceira e quarta posições na lista de maiores bilheterias da história, respectivamente.
Como o possível “hiato” de James Cameron deve acontecer somente após o terceiro filme de Avatar, a adaptação do livro sobre Hiroshima ainda não conta com data de lançamento definida.
- O SEGREDO DOS MILIONÁRIOS: as pessoas mais ricas do Brasil não hesitam em comprar ações boas pagadoras de dividendos. Veja como fazer o mesmo neste treinamento exclusivo que o Seu Dinheiro está liberado para todos os leitores.
As bombas de Hiroshima e Nagasaki
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos usaram de armas nucleares para forçar uma “rendição incondicional” do Japão.
Em 26 de julho de 1945, o presidente dos EUA, Harry Truman, fez um ultimato: ou os japoneses se rendiam ou enfrentariam "uma destruição rápida e absoluta".
Com a negativa asiática em se render, os americanos decidiram usar pela primeira vez na história uma bomba atômica em 6 de agosto daquele ano.
O primeiro alvo foi Hiroshima, uma cidade localizada na ilha de Honshu, que já havia sido bombardeada outra vez e servia de base militar para o Japão.
A bomba atômica, apelidada de “Little Boy”, teve uma força equivalente a 15 mil toneladas de dinamite e resultou na morte de 50 mil a 100 mil pessoas no dia da explosão, com uma área de cerca de 10 quilômetros quadrados devastada.
Apesar da destruição, o Japão não deu sinais de rendição. Três dias depois, os Estados Unidos decidiram realizar outro ataque nuclear.
Desta vez, a cidade de Nagasaki, localizada mais ao sul do país, foi quem sofreu com a explosão: com uma bomba 50% mais poderosa que a de Hiroshima, o ataque matou mais de 40 mil pessoas.
Os dois ataques nucleares, que entraram para a lista de momentos mais sombrios da história, resultaram na rendição dos japoneses em 14 de agosto de 1945.
Cameron desistiu de Avatar?
Em entrevista ao DigitalSpy, Cameron disse projetar que o terceiro filme da saga estreie nos cinemas em 20 de dezembro de 2024 — desde que não haja atrasos na pós-produção.
Como Avatar 3 dará sequência à história retratada em “O Caminho da Água”, as filmagens foram feitas simultaneamente. Desse modo, falta apenas realizar o processo de pós-produção das filmagens do longa-metragem — que ainda deve tomar muito trabalho.
Os novos planos do filme de Hiroshima e a “folga” de Avatar devem atrasar os dois últimos filmes da franquia ambientada em Pandora.
Enquanto algumas filmagens de Avatar 4 já foram feitas, o último filme da saga ainda não começou a ser gravado, mas já conta com o roteiro escrito.
Até então, a expectativa era de que a franquia contasse com cinco filmes até 2028. As produções deveriam ser lançadas a cada dois anos, com Avatar 5 chegando às salas de cinema em 22 de dezembro de 2028.
*Com informações de LA Times
‘Indústria de entretenimento sempre foi resiliente’: Netflix não está preocupada com o impacto das tarifas de Trump; empresa reporta 1T25 forte
Plataforma de streaming quer apostar cada vez mais na publicidade para mitigar os efeitos do crescimento mais lento de assinantes
Mirou no que viu e acertou no que não viu: como as tarifas de Trump aceleram o plano do Putin de uma nova ordem mundial
A Rússia não está na lista de países que foram alvo das tarifas recíprocas de governo norte-americano e, embora não passe ilesa pela efeitos da guerra comercial, pode se dar bem com ela
Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta
Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.
Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta
Bolsas continuam de olho nas tarifas dos EUA e avaliam dados do PIB da China; por aqui, investidores reagem a relatório da Vale
Disney que se cuide: Universal anuncia maior parque temático da Flórida em décadas; veja preços
Epic Universe começa a funcionar no dia 22 de maio, com cinco mundos temáticos diferentes, incluindo uma área especial para Harry Potter
Missão espacial com Katy Perry e noiva de Jeff Bezos decola com transmissão ao vivo nesta segunda-feira (14); assista
Seis mulheres estão na tripulação da NS-31, missão espacial da empresa de Jeff Bezos, que será transmitida ao vivo
Agenda econômica: PIB da China, política monetária na Europa e IGP-10 são destaques em semana de balanços nos EUA
Após dias marcados pelo aumento das tensões entre China e Estados Unidos, indicadores econômicos e os balanços do 1T25 de gigantes como Goldman Sachs, Citigroup e Netflix devem movimentar a agenda desta semana
Trump virou tudo do avesso (várias vezes): o resumo de uma das semanas mais caóticas da história — como ficaram dólar, Ibovespa e Wall Street
Donald Trump virou os mercados do avesso várias vezes, veja como ficaram as bolsas no mundo todo, as sete magníficas, Ibovespa e dólar
Acabou a magia? Ir pra Disney está mais caro, mas o ‘vilão’ dessa história não é Donald Trump
Estudos mostram que preços dos ingressos para os parques temáticos subiram mais do que a inflação americana; somado a isso, empresa passou a cobrar por serviços que antes eram gratuitos
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025 anuncia indicados em noite com tributo a Chitãozinho & Xororó
Em 32ª edição, Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira realizou cerimônia de anúncio de indicados com shows em tributo a Chitãozinho & Xororó
Wall Street sobe forte com negociações sobre tarifas de Trump no radar; Ibovespa tenta retornar aos 127 mil pontos
A recuperação das bolsas internacionais acompanha o início de conversas entre o presidente norte-americano e os países alvos do tarifaço
Felipe Miranda: A arte da negociação — ou da guerra?
Podemos decidir como as operações militares começam, mas nunca será possível antecipar como elas terminam. Vale para a questão militar estrito senso, mas também se aplica à guerra tarifária
O que os filmes ruins de Elvis Presley ensinam sobre carreira, dinheiro e negócios
Documentário da Netflix mostra a volta triunfal do Rei do Rock aos palcos após anos apagado com o esgotamento de sua fórmula para o cinema
Exagerado: Cazuza vira tema de mostra imersiva no Rio de Janeiro
Com previsão de abertura em junho, exposição inédita acontece em espaço de 1.200 m² e é a maior dedicada ao cantor, que completaria 67 anos nesta sexta-feira (4)
As tarifas de Trump: entenda os principais pontos do anúncio de hoje nos EUA e os impactos para o Brasil
O presidente norte-americano finalmente apresentou o plano tarifário e o Seu Dinheiro reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse anúncio tão aguardado pelo mercado e pelos governos; confira
As 10 celebridades bilionárias mais ricas de 2025, segundo a Forbes
Em 2025, publicação listou 18 famosos que concentram um total de US$ 39 bilhões; aqui, detalhamos os 10 mais ricos
Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA
Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas
Filme dos Beatles anuncia elenco: saiba quem são atores do quarteto e conheça outros trabalhos deles
Paul Mescal, Harris Dickinson, Joseph Quinn e Barry Keoghan foram anunciados como protagonistas do filme dos Beatles pelo diretor Sam Mendes segunda-feira (31) em Las Vegas – mas quem são eles? Descubra aqui
10 estreias de abril no cinema e no streaming: The Last of Us, Black Mirror e mais
Do retorno de “Cidade dos Sonhos” aos cinemas à nova temporada de “The Last of Us”, reunimos os lançamentos de filmes e séries mais aguardados do mês
Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços
Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores