Quanto vale uma mudança? Japão oferece até 1 milhão de ienes para cidadãos saírem da capital — saiba por quê
A medida faz parte da estratégia do governo para amenizar o despovoamento em outras áreas do território japonês; o valor é mais de que o triplo do incentivo atual, de 300 mil ienes
O ano começou e o Japão estuda ampliar o apoio financeiro às famílias que aceitarem se mudar da capital. O governo deve oferecer até 1 milhão de ienes (equivalente a R$ 41,1 mil, no câmbio atual) por criança para residentes trocarem Tóquio por outra cidade no país.
O valor é mais de que o triplo do incentivo atual, de 300 mil ienes (R$ 12,3 mil).
A medida faz parte da estratégia do governo para amenizar o despovoamento em outras áreas do território japonês, tendo em vista que a região metropolitana, que inclui a capital, tem cerca de 35 milhões de habitantes, ou quase 35% da população total do país.
Além disso, a ideia é melhorar as taxas de natalidade — que estão em declínio — e diversificar as populações envelhecidas em áreas mais rurais.
As pessoas que vivem em 23 regiões de Tóquio e pontos de acesso de passageiros locais são elegíveis para receberem o dinheiro da iniciativa do governo.
As famílias que aceitarem a oferta podem continuar trabalhando remotamente em seu emprego atual, trabalhar em uma pequena ou média empresa local ou começar um negócio na área rural — o que permite a solicitação de mais apoio financeiro.
Leia Também
Em contrapartida, as famílias devem se comprometer em residir por, ao menos, cinco anos nos locais escolhidos.
- Japão mantém juros inalterados, mas interfere no câmbio pela primeira vez em 24 anos; entenda o que aconteceu
- Por que a China e o Japão estão se desfazendo – em grande escala – de títulos do Tesouro do Estados Unidos
Uma saída para o Japão?
A política de “despovoamento” da capital e região metropolitana do Japão entrou em vigor em 2019, com o declínio da taxa de natalidade no país.
De acordo com o Departamento de Estatísticas do Japão, em 2021, 28,9% da população tinha pelo menos 65 anos, marcando um recorde para o país. Havia 14,78 milhões de crianças de 0 a 14 anos no mesmo ano, representando 11,8% do total de habitantes, o nível mais baixo já registrado.
A população japonesa é composta por 125 milhões de habitantes — e tem diminuído ano a ano. Algumas estimativas projetam que o Japão atinja 88 milhões de habitantes em 2065.
Desde 2019, cerca de 1.300 cidades aderiram à iniciativa governamental e atuam como financiadores da medida. No ano passado, cerca de 1.184 japoneses aderiram à política, um significativo crescimento em relação ao primeiro ano, com adesão de apenas 71 pessoas.
O objetivo do governo é atingir 10 mil adesões.
*Com informações de Bloomberg e CNBC
OS MELHORES VINHOS DO MUNDO