Dungeons & Dragons vence John Wick 4 nos cinemas dos EUA, mas ainda tem longo caminho a percorrer
O filme arrecadou US$ 38,5 milhões nos cinemas norte-americanos, segundo dados do Box Office Mojo, dentro das expectativas dos produtores, de US$ 30 milhões a US$ 40 milhões
Em um mundo de fantasia habitado por elfos, dragões e orcs, a Paramount Pictures tirou a sorte grande ao lançar os dados no tabuleiro em busca da sobrevivência nos cinemas. O filme Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes estreou nas telonas como um verdadeiro sucesso — de crítica e de arrecadação.
Baseada no jogo de interpretação de papéis — mais comumente chamado de RPG — criado por Gary Gygax e Dave Arneson, a produção largou com avaliação de 91% no site RottenTomatoes.
A adaptação de D&D arrecadou US$ 38,5 milhões nos cinemas norte-americanos, segundo dados do Box Office Mojo. Considerando a bilheteria global, o número chega a US$ 71,5 milhões.
O filme atingiu as expectativas mais altas dos produtores para a estreia, que projetavam um lançamento entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões.
Vale destacar que a vitória de D&D ainda conquistou um território inimigo na jogada de estreia: a adaptação do jogo desbancou o (até então) campeão de bilheteria norte-americana, John Wick: Capítulo 4.
Protagonizado por Keanu Reeves, o filme arrecadou apenas US$ 28,2 milhões nos cinemas domésticos no último fim de semana, equivalente a uma queda semanal de mais de 60%.
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A bilheteria de Dungeons & Dragons
Apesar de a bilheteria do filme ter sido impulsionada inicialmente por jogadores de D&D e RPGs no geral, o filme deve atrair um público mais amplo de espectadores durante a exibição nos cinemas.
Os entusiastas de cinema estrangeiros e o público de fora da bolha dos jogadores de RPG são fundamentais na estratégia para Dungeons & Dragons atingir o sucesso absoluto.
A maior bilheteria de estreia do filme dirigido por Jonathan Goldstein e John Francis Daley aconteceu na China, com uma arrecadação de US$ 5 milhões.
Logo depois, veio a bilheteria do Reino Unido, com US$ 4,3 milhões, a arrecadação no México, com US$ 2,4 milhões, Austrália (US$ 2,4 milhões) e Alemanha (US$ 2 milhões).
Um novo obstáculo
Apesar da estreia bem sucedida, o filme Dungeons & Dragons ainda tem um longo caminho a percorrer — e, além de se superar dia após dia nas bilheterias, a produção terá que batalhar com diversos inimigos que estrearão nas telinhas ao longo das próximas semanas.
Isso porque a produção custou US$ 150 milhões para ser desenvolvida — isso sem contar o valor desembolsado para as campanhas de marketing e publicidade.
Ou seja: a adaptação do RPG precisa tirar um bom número na próxima rodada de dados e manter o ritmo de venda de ingressos se quiser render lucro à Paramount e à eOne.
“A um custo de US$ 150 milhões, o estrangeiro é onde 'Dungeons & Dragons' tem que se destacar para ser lucrativo e se tornar uma série”, afirma David A. Gross, diretor da empresa de consultoria Franchise Entertainment Research.
*Com informações de Variety