Dia da Toalha: Quem é você no “planeta nerd”? Uma pesquisa indica o perfil do geek atual
O levantamento da Aluna feito para o Seu Dinheiro traçou o perfil da comunidade geek de hoje em dia. Confira a pesquisa
Quem está imerso no universo do entretenimento sabe que o mês de maio reserva duas celebrações relevantes à comunidade geek: o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, ambos comemorados no dia 25.
A data celebra o universo nerd, que tem ganhado cada vez mais espaço, dominando o mundo dos filmes, livros, séries, podcasts e videogames. Aqui você confere todas as novidades do entretenimento para 2023.
No caso do áudio, de acordo com dados do Spotify, o número de playlists que possuíam a temática geek e nerd superou o patamar de 100 mil listas até 14 de maio deste ano. A geração Z — isto é, os usuários entre 18 e 24 anos — liderou a quantidade de playlists criadas, correspondendo a cerca de 56% desse total.
Já em relação a podcasts, o Spotify conta com mais de 28 mil shows e quase 1 milhão de episódios com as palavras geek e nerd no título.
Mas quem são, de fato, os habitantes do “planeta nerd”? O Seu Dinheiro foi atrás das informações sobre o perfil do geek atual — e um spoiler: os integrantes da comunidade vão muito além dos fãs de Harry Potter ou Star Wars.
Millennials na liderança
Em levantamento feito para o Seu Dinheiro, a Alura, o maior ecossistema de ensino em tecnologia no Brasil, traçou o perfil da comunidade geek atualmente.
Leia Também
Jaguar movimenta a internet com rebranding, mas vai ter que ir bem além da estética e do ‘modernismo exuberante’ para se salvar
Quais são os 100 melhores vinhos do ano? Revista especializada elege tinto chileno e deixa Brasil fora da lista
O estudo considerou a base estudantes do ecossistema Alura, composta por aproximadamente 90 mil usuários ativos.
De acordo com o mapeamento, os millenials (entre 25 e 34 anos) representam a maior parte da comunidade nerd, com 52% de participação, seguidos pela faixa de 35 a 44 anos (22%). Enquanto isso, a geração Z (entre 18 e 24 anos) leva a medalha de bronze, com uma fatia de 20%.
Confira os números:
- Entre 18 e 24 anos — 20%
- Entre 25 e 34 anos — 52%
- Entre 35 e 44 anos — 22%
- Entre 45 e 54 anos — 9%
- +64 anos — 1%
Enquanto isso, apesar de fazerem parte da mesma comunidade geek, os fãs de entretenimento possuem interesses diversos.
De acordo com o estudo, cerca de 86% dos entrevistados se interessa por computadores de alta performance. O gênero de ficção científica e fantasia faz parte do cotidiano de grande parte dos entrevistados: enquanto 66% citam os filmes de ficção como hobby, 54% destacam as séries do mesmo gênero.
Em seguida, vêm os fãs de heavy metal, com 47%. Enquanto isso, 22% dos entrevistados dizem fazer compras como hobby.
- VEJA TAMBÉM — “A Bet365 travou meu dinheiro!”: este caso pode colocar o site de apostas na justiça; entenda o motivo
Dia do Orgulho Nerd: Quem é o geek atual?
O levantamento da Alura para o Seu Dinheiro ainda traçou o perfil da maioria dos entrevistados, relacionando os hobbies às idades.
O primeiro perfil mais presente no estudo (28%) é composto por mulheres entre 25 e 34 anos, profissionais de negócios e fãs de séries de drama. Há ainda aquelas que são entusiastas de fotografia e decoração.
Enquanto isso, os homens da mesma faixa etária respondem a 27% do total de entrevistados, entusiastas de computadores de alta performance e fãs de jogos de aventura e estratégia. Em relação aos gostos particulares, aparecem os jogos de corrida e os RPGs.
Em seguida, vêm os homens na faixa dos 18 a 24 anos, com 15% de participação, aficionados por futebol e jogos de aventura e estratégia.
Por fim, o público masculino entre 35 a 44 anos (14% dos entrevistados), que joga videogame casualmente e é entusiasta de notícias de entretenimento.
“Ser nerd agora é sinônimo de paixão, conhecimento especializado e habilidades técnicas em áreas como tecnologia, programação, empreendedorismo e cultura pop”, afirma Júlia Chagas, diretora de marketing da Alura.
Segundo Chagas, os avanços tecnológicos e a expansão do mercado de entretenimento impulsionaram o crescimento da comunidade nerd e a valorização do conhecimento especializado.
“Essa interação possibilitou a criação de espaços onde a expertise e o conhecimento especializado são valorizados, fortalecendo essa a imagem positiva.”
OS MELHORES VINHOS DO MUNDO