De volta para casa: como o governo vai retirar os brasileiros que estão em Israel, Gaza e na Cisjordânia
A estimativa é que 14 mil brasileiros residam em Israel e seis mil na Palestina. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a maioria mora fora das áreas afetadas pelo conflito.

O governo brasileiro ainda não sabe ao certo quantos cidadãos estão em Israel, em Gaza e na Cisjordânia neste momento, mas prepara uma missão para trazer de volta aqueles que desejarem voltar para casa. A estimativa preliminar das autoridades é de que 600 brasileiros querem deixar a região.
O ministro da Defesa, José Múcio, está liderando a operação de repatriação dos brasileiros na região. “Colocamos nossas forças à disposição e temos várias formas de atender os brasileiros que estão precisando de ajuda”, afirmou.
Mas foi o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, quem deu os detalhes sobre como essa repatriação vai acontecer neste primeiro momento.
“A coordenação começou ontem, com a montagem da tripulação e das aeronovaes, que estão prontas para decolar para Itália”, disse Damasceno.
Os brasileiros que moram no Brasil, ou seja, aqueles que estão visitando o Oriente Médio, serão as prioridades.
A embaixada do Brasil em Tel-Aviv publicou em seu site um formulário para a inscrição de interessados na operação de resgate.
Leia Também
No sábado (7), o Hamas realizou um ataque surpresa ao território israelense. Israel respondeu com uma ofensiva aérea. Confira os principais pontos do segundo dia do conflito.
- SAIBA MAIS: Alternativa aos CDBs é quase “imune” à queda dos juros e oferece retornos de até IPCA + 9,92% ao ano
A volta para casa
Nessa missão inicial para trazer os brasileiros de volta para casa, seis aeronaves serão usadas. A primeira delas deve sair do Brasil entre hoje (8) e terça-feira (10) de Natal (RN) com destino a Roma, na Itália.
“O primeiro avião deve partir de Natal para trazer entre 200 e 300 brasileiros que quiserem deixar a região. O horário de partida ainda não foi definido e nem a lista com os nomes dos brasileiros que serão repatriados. Essa lista deve ser definida, no máximo, até amanhã pela manhã”, disse Damasceno.
O comandante da Aeronáutica explicou as razões do destino ser Roma. “É um local seguro para que nossa tripulação possa pousar e também um dos mais perto para nós na região”, afirmou.
Damasceno disse ainda que as aeronaves devem levar psicólogos e médicos para dar suporte aos brasileiros que embarcarem de volta ao País.
“Vamos adequar a missão de repatriação de acordo com a demanda e a necessidade de os brasileiros saírem de lá”, afirmou.
O brigadeiro lembrou ainda que é possível que alguns brasileiros já tenham voltado para casa ou que voltem nos próximos dias, já que os voos comerciais ainda estão disponíveis na região.
Neste sentido, o governo recomenda que quem já possui passagem aérea ou tiver condição de comprar o bilhete, embarque em voos comerciais disponíveis no aeroporto de Ben-Gurion, em Israel, que continua funcionando.
Vale lembrar que várias companhias aéreas estrangeiras, entre elas norte-americanas e europeias, começaram a suspender ou cancelar voos para Israel para os próximos dias.
- ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Analistas da Empiricus Research revelam suas principais recomendações para o mês em entrevista completa para o Youtube do Seu Dinheiro. Assista agora:
- Leia também: Guerra entre Israel e Hamas: como o conflito pode mexer com o seu bolso e afetar seus investimentos
Brasileiros desaparecidos em Israel
Enquanto o governo brasileiro se prepara para retirar de Israel, de Gaza e da Cisjordânia os cidadãos que quiserem voltar para casa, o Itamaraty segue avaliando a situação por lá.
De acordo com o Itamaraty, um brasileiro foi ferido no ataque do Hamas ao sul de Israel e está hospitalizado. O governo atualizou para três o número de desaparecidos.
A estimativa é que 14 mil brasileiros residam em Israel e seis mil na Palestina. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a maioria mora fora das áreas afetadas pelo conflito.
No sábado (7), o Itamaraty condenou os ataques a Israel. "Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação", diz nota divulgada pelo Ministério.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse chocado com o conflito e disse que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada da guerra.
No dia 1 de outubro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na tarde de hoje, haverá uma reunião de emergência do órgão.
Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump
Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse
Luis Stuhlberger: ‘Brasil saiu muito beneficiado’ após tarifas de Trump; dos ativos globais, bitcoin e ouro saem ganhando, e uma moeda se destaca
Em evento da Icatu Seguros, o gestor do fundo Verde analisou o impacto das tarifas recíprocas anunciadas ontem nos mercados globais e apontou ganhadores e perdedores
Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais
Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA
Rodolfo Amstalden: Nos tempos modernos, existe ERP (prêmio de risco) de qualidade no Brasil?
As ações domésticas pagam um prêmio suficiente para remunerar o risco adicional em relação à renda fixa?
As tarifas de Trump: entenda os principais pontos do anúncio de hoje nos EUA e os impactos para o Brasil
O presidente norte-americano finalmente apresentou o plano tarifário e o Seu Dinheiro reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse anúncio tão aguardado pelo mercado e pelos governos; confira
Três museus brasileiros estão entre os 100 mais visitados em 2024, mas nenhum deles é o MASP
Pesquisa feita pelo jornal especializado The Art Newspaper mostra que 2024 parece ter sido a volta aos níveis “normais” de visitações para muitos museus
Não haverá ‘bala de prata’ — Galípolo destaca desafios nos canais de transmissão da política monetária
Na cerimônia de comemoração dos 60 anos do Banco Central, Gabriel Galípolo destacou a força da instituição, a necessidade de aprimorar os canais de transmissão da política monetária e a importância de se conectar com um público mais amplo
Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa
Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA
O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA
O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano
O Super Bowl das tarifas de Trump: o que pode acontecer a partir de agora e quem está na mira do anúncio de hoje — não é só a China
A expectativa é de que a Casa Branca divulgue oficialmente os detalhes da taxação às 17h (de Brasília). O Seu Dinheiro ouviu especialistas para saber o que está em jogo.
SP–Arte 2025: ingressos, programação e os destaques da maior feira de arte da América Latina
Pavilhão da Bienal será ocupado com mostras de artistas brasileiros e estrangeiros contemporâneos e históricos dos séculos 20 e 21
Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump
Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump
Últimos dias para se inscrever na Tenaris, Shopee, Ingredion, Dürr e Aon; confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano
Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump
O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”
Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços
Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores
Conab abre concurso para 403 vagas, com salários de até R$ 8,1 mil; veja como participar
Novo edital abre oportunidades em todas as unidades da Conab; inscrições vão de 14 de abril a 15 de maio
Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA
O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária
110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais
Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade
Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo
Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC
Rodolfo Amstalden: Buy the dip, e leve um hedge de brinde
Para o investidor brasileiro, o “buy the dip” não só sustenta uma razão própria como pode funcionar também como instrumento de diversificação, especialmente quando associado às tecnologias de ponta